Ultimato do Bacon

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons – O Ultimato

Em 16 de Jul de 2021 4 minutos de leitura
A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons - O Ultimato

Frank Miller é um dos maiores nomes dos Comics. Muitas obras feitas pelo autor merecem destaque como Sin City, Cavaleiro das Trevas, Queda de Murdock e diversas outras! Mas me arrisco a dizer que A Saga Completa de Martha Washington é a maior realização do autor – que é acompanhado pela arte do sensacional Dave Gibbons (“Watchmen”, “Para O Homem que Tem Tudo”). Um Sci-fi recheado de ação, reviravoltas e reflexões – tudo isso com uma personagem forte e “bad ass” ao extremo!

A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI de Frank Miller e Dave Gibbons foi lançada pela Devir em 2021 e compila todos os quadrinhos da personagem – as três minisséries (“Liberdade: Um Sonho Americano”, “Martha Washington vai à Guerra” e “Martha Washington Perdida no Espaço”) mais os especiais e o encerramento na HQ “Martha Washington Morre” – em uma publicação com mais de 600 páginas e capa dura. 

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons - O UltimatoO futuro imaginado por Frank Miller e Dave Gibbons no universo de Martha Washington não é dos mais animadores.

As Tramas da HQ A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI de Frank Miller e Dave Gibbons

Martha Washington é uma jovem negra que cresce em um futuro (1995, ano de nascimento da personagem, não é mais futuro para nós, mas tudo bem!) onde as coisas não evoluíram muito. Ainda jovem, a personagem habita no Jardim, uma espécie de gueto de Chicago de onde os moradores de baixa renda não podem sair.

Conforme cresce, a personagem descobre que tem facilidade com computadores e – após uma sequência desafortunada de eventos – acaba parando em um Hospital Estadual Psiquiátrico. É após ser jogada nas ruas que Martha Washington decide se alistar na PAX – uma espécie de “exército americano que não se importa com o seu passado” que está travando uma guerra na Amazônia.

É importante salientar que Miller e Gibbons são extremamente hábeis em criar toda ambientação desse mundo – que é tão parte da história quanto Martha (que é constantemente “moída” pelas políticas e decisões questionáveis dos governantes).

Paralelo a história da personagem principal na PAX, acompanhamos a queda do presidente Rexall e a ascensão de um novo governante. Os autores inserem recortes de revistas, jornais e mostram acontecimentos na Casa Branca para nos situar sobre a política desse mundo.

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons - O UltimatoA política tem papel importante na HQ A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI de Frank Miller e Dave Gibbons

A história se desenrola mostrando uma nova guerra civil americana – com estados defendendo o consumo de carne, outros defendendo a ditadura, outros defendendo a erradicação dos doentes e por aí vai – e incidentes e crises diversas, como o embate com os apaches e o avanço da poluição.

Se isso não fosse o suficiente, Martha ainda enfrenta a tal “guerra amazônica” (que tem relação com desmatamento e hambúrgueres – isso mesmo que você leu!) e um rival – dentro da própria PAX – que decide eliminá-la após ela descobrir sua corrupção.

O interessante é a evolução de Martha Washington nas minisséries. Se no começo a personagem é “refém” das políticas que os grandes líderes promovem, conforme as minisséries avançam vemos a personagem ganhando consciência de que não tem ninguém realmente preocupado com o mundo e com o povo – e isso faz com que ela assuma um papel mais ativo no desenvolvimento da própria Terra.

Não falarei mais do que isso para não dar spoilers, mas vale dizer que é um desenvolvimento bem imprevisível e que temos – dentre os antagonista da série – desde os tradicionais políticos até Inteligências Artificiais!

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons - O Ultimato

Os EUA entram em uma nova guerra civil em A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI de Frank Miller e Dave Gibbons

Cada uma das minisséries de Martha Washington conta uma história fechada. O interessante dessa edição completa da Devir é que fica fácil perceber a evolução da história – tanto em desenvolvimento da personagem (que assume um papel mais protagonista no destino do mundo) quanto na grandiosidade das tramas – que saem de guerra civil para epopéias espaciais.

A atenção aos detalhes vai fazer com que a experiência de leitura seja ainda mais gratificante para o leitor – tudo está conectado de alguma forma e não existe “informação gratuita” ou “sem sentido”. Miller e Gibbons usam os detalhes para fazer a trama andar de forma complexa e impressionante, mas sem deixar a ação e as cenas empolgantes de lado. Afinal, Martha é – acima de tudo – uma guerreira!

A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI de Frank Miller e Dave Gibbons é uma HQ que mistura elementos Sci-fi com ação, aventura e uma noção de política e desenvolvimento de mundo que são – no mínimo – pessimistas.

A história pode ser lida em camadas e se você quiser se ater apenas a parte da aventura – é possível. Mas se você optar por mergulhar nos detalhes da trama e nas artimanhas políticas que os autores propõem, a história se torna magnética e inesquecível!

Quer conhecer outras tramas inesquecíveis? Confira nossa lista de melhores HQ´s da Marvel, Melhores HQ´s da DC, Melhores Mangás publicados no Brasil e Melhores HQ´s de Vampiro!

Avaliação: Excelente!

Compre A Saga Completa de Martha Washington clicando na capa abaixo! 

A Saga Completa de Martha Washington de Miller e Gibbons

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade