Ultimato do Bacon

5 Vilões do Superman que são Pouco Conhecidos

Em 10 de Mai de 2020 4 minutos de leitura
vilões do superman lado a lado em imagem da DC Comics

A galeria de vilões do Superman é extensa. Nos seus 80 anos, o Superman enfrentou de tudo: cientistas loucos, duplicatas malignas, mega empresários, monstros do espaço, duendes de outras dimensões… E no meio de tantas histórias, alguns vilões foram esquecidos ou são pouco usados: seja por sua “bizarrice” natural ou por serem vilões que não funcionam mais nos dias atuais. Essa lista vai resgatar 5 vilões do Superman que tiveram boas histórias mas que hoje pertencem ao passado. Vamos lá?

Índice

Lista de 5 Vilões do Superman que são pouco conhecidos

1- Kenny Braverman ou Conduíte

Vilão do Superman que foi de amigo de infância a inimigo

Kenny Braverman surgiu em 1994 pelas mãos de Dan Jurgens. Criado em Smallville, ele nasceu no dia da chegada da nave do Azulão à cidade e sofreu com envenenamento por Kriptonita, do qual se recuperou ainda na infância. Um grande atleta, Kenny era sempre o 2º lugar por conta de um certo Clark Kent. Obviamente, esse envenenamento acabou dando poderes a Kenny, que cresceu desprezando o colega.

Após tentar matar Clark Kent e Lois Lane (muitos anos depois, já em metrópolis) ele se confronta com o Homem de Aço e eventualmente descobre que os dois são a mesma pessoa. A tensão criada a partir disso desemboca no especial “A Morte de Clark Kent” onde Conduíte tenta eliminar o Superman e seus amigos. Atualmente dado como morto, Conduíte é um personagem marcante pelas histórias de rivalidade que protagonizou com Clark Kent e com Superman.

2- Mxyzptlk

O Brincalhão duende da 5ª dimensão é um dos mais poderosos vilões do Superman

O duende da 5ª dimensão Mxyzptlk é um dos mais antigos rivais do Homem de Aço, tendo sido criado em 1944 pelos próprios criadores do Superman: Jerry Siegel e Joe Shuster. Um dos mais poderosos personagens da DC Comics, esse duende sofreu pouquíssimas alterações na sua personalidade e sobreviveu praticamente intacto a Crise nas Infinitas Terras.

Ele é normalmente descrito como um brincalhão pregador de peças que – constantemente – visita nossa dimensão para se digladiar com nosso principal herói. Atualmente o personagem é pouco popular e parece um pouco datado para os novos leitores. O personagem deu as caras pela última vez na Saga Superman Reborn ,saga essa que deu fim a era dos novos 52 e re-escreveu a história do Super.

3- Fúria (Dra. Karen Faulkner)

Dra Karen Faulkner e seu Alter Ego Monstruoso: Fúria

A Dra. Karen Faulkner e seu Alter Ego Fúria (Rampage no original) foram criados por John Byrne em 1987. A Doutora Faulkner era uma pesquisadora  e estava trabalhando em energias não poluentes para uma competição organizada pelo Planeta Diário. Enquanto estava mostrando o projeto para Lois Lane, seu colega Dr. Thomas Moyers desliga o maquinário argumentando sobre os perigos do projeto.

A ação gera uma explosão que transforma a doutora em Fúria – que começa a correr descontroladamente por Metrópolis e precisava ser detida pelo Homem de Aço (que no começo acha que a vilã é Lois Lane, já que ela também estava no local da explosão). A Dra. Faulkner não é uma vilã do Superman (e até criou o uniforme do Starman), mas a descontrolada Fúria pode ser um perigo para todos ao redor. Fúria é eventualmente usada nas HQ´s da DC Comics, sendo sua última aparição uma luta com Billy Batson.

4- Hellgrammite

Vilão do Superman é Super-poderoso e capaz de transformar outros em versões “não pensantes” de si mesmo

Hellgrammite foi criado em 1968 por Bob Haney e Neal Adams. Roderick Rose é um cientista que se submete a um processo mutagênico que o transforma em um tipo de gafanhoto. Com exoesqueleto, superforça e outras habilidades, o vilão só foi se tornar um inimigo típico do homem de aço após a crise nas infinitas terras (na sua criação pré crise ele já havia enfrentado o Batman e o Arqueiro verde, entre outros).

Servindo normalmente como um capanga para vilões mais “inteligentes”, o personagem era recorrentemente visto em tramas para matar outros vilões (Lex Luthor por exemplo), lutando ao lado da Intergangue ou se aliando a outros esquemas vilanescos (como os de Prometheus). Sua aparência bizarra e sua pouca efetividade enquanto vilão tornaram Hellgrammite um capanga melhorado que tem sido pouco utilizado.

5- Despero

Alienígena, Déspota e Super Poderoso: Despero é um dos maiores vilões do Superman e da DC

Despero não é bem um vilão do Superman. Mas suas tramas globais de destruição da Terra terminam sempre esbarrando no Kryptoniano. Suas similaridades distorcidas com Kal El fazem dele um bom exemplo de o que aconteceria se o Homem de Aço sucumbisse ao lado negro. Criado por Gardner Fox em 1960 para Justice League #1, Despero é um alien do planeta interdimensional Kalanor que domina seu povo com a ajuda do seu 3º olho que confere poderes psíquicos.

Despero sempre reaparece disposto a dominar o planeta e é sempre um vilão perigoso que deixa destruição por onde passa. Em sua última grande trama (LJA & SJA – Vícios e virtudes de 2003), Despero se infiltra no planeta e coloca os heróis da Sociedade da Justiça e Liga da Justiça para se enfrentarem. Pena que há bastante tempo o vilão não tem uma trama épica que o impulsione novamente como o grande invasor que ele pode ser.

Nem só de Lex Luthor, Braniac e Zod vive a galeria de vilões do Superman! Se você quer conhecer mais sobre o personagem confira nossas sugestões de matéria:

E não deixe de ver nossa lista com as melhores HQs da DC!

Confira abaixo nossas dicas de leitura do personagem! Clique na imagem para comprar


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Originalmente publicado em 19 de dez de 2018. Atualizado em 10 de maio de 2020

 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade