Ultimato do Bacon

5 Vilões do Superman que são Pouco Conhecidos

Em 10 de Mai de 2020 4 minutos de leitura
vilões do superman lado a lado em imagem da DC Comics

A galeria de vilões do Superman é extensa. Nos seus 80 anos, o Superman enfrentou de tudo: cientistas loucos, duplicatas malignas, mega empresários, monstros do espaço, duendes de outras dimensões… E no meio de tantas histórias, alguns vilões foram esquecidos ou são pouco usados: seja por sua “bizarrice” natural ou por serem vilões que não funcionam mais nos dias atuais. Essa lista vai resgatar 5 vilões do Superman que tiveram boas histórias mas que hoje pertencem ao passado. Vamos lá?

Índice

Lista de 5 Vilões do Superman que são pouco conhecidos

1- Kenny Braverman ou Conduíte

Vilão do Superman que foi de amigo de infância a inimigo

Kenny Braverman surgiu em 1994 pelas mãos de Dan Jurgens. Criado em Smallville, ele nasceu no dia da chegada da nave do Azulão à cidade e sofreu com envenenamento por Kriptonita, do qual se recuperou ainda na infância. Um grande atleta, Kenny era sempre o 2º lugar por conta de um certo Clark Kent. Obviamente, esse envenenamento acabou dando poderes a Kenny, que cresceu desprezando o colega.

Após tentar matar Clark Kent e Lois Lane (muitos anos depois, já em metrópolis) ele se confronta com o Homem de Aço e eventualmente descobre que os dois são a mesma pessoa. A tensão criada a partir disso desemboca no especial “A Morte de Clark Kent” onde Conduíte tenta eliminar o Superman e seus amigos. Atualmente dado como morto, Conduíte é um personagem marcante pelas histórias de rivalidade que protagonizou com Clark Kent e com Superman.

2- Mxyzptlk

O Brincalhão duende da 5ª dimensão é um dos mais poderosos vilões do Superman

O duende da 5ª dimensão Mxyzptlk é um dos mais antigos rivais do Homem de Aço, tendo sido criado em 1944 pelos próprios criadores do Superman: Jerry Siegel e Joe Shuster. Um dos mais poderosos personagens da DC Comics, esse duende sofreu pouquíssimas alterações na sua personalidade e sobreviveu praticamente intacto a Crise nas Infinitas Terras.

Ele é normalmente descrito como um brincalhão pregador de peças que – constantemente – visita nossa dimensão para se digladiar com nosso principal herói. Atualmente o personagem é pouco popular e parece um pouco datado para os novos leitores. O personagem deu as caras pela última vez na Saga Superman Reborn ,saga essa que deu fim a era dos novos 52 e re-escreveu a história do Super.

3- Fúria (Dra. Karen Faulkner)

Dra Karen Faulkner e seu Alter Ego Monstruoso: Fúria

A Dra. Karen Faulkner e seu Alter Ego Fúria (Rampage no original) foram criados por John Byrne em 1987. A Doutora Faulkner era uma pesquisadora  e estava trabalhando em energias não poluentes para uma competição organizada pelo Planeta Diário. Enquanto estava mostrando o projeto para Lois Lane, seu colega Dr. Thomas Moyers desliga o maquinário argumentando sobre os perigos do projeto.

A ação gera uma explosão que transforma a doutora em Fúria – que começa a correr descontroladamente por Metrópolis e precisava ser detida pelo Homem de Aço (que no começo acha que a vilã é Lois Lane, já que ela também estava no local da explosão). A Dra. Faulkner não é uma vilã do Superman (e até criou o uniforme do Starman), mas a descontrolada Fúria pode ser um perigo para todos ao redor. Fúria é eventualmente usada nas HQ´s da DC Comics, sendo sua última aparição uma luta com Billy Batson.

4- Hellgrammite

Vilão do Superman é Super-poderoso e capaz de transformar outros em versões “não pensantes” de si mesmo

Hellgrammite foi criado em 1968 por Bob Haney e Neal Adams. Roderick Rose é um cientista que se submete a um processo mutagênico que o transforma em um tipo de gafanhoto. Com exoesqueleto, superforça e outras habilidades, o vilão só foi se tornar um inimigo típico do homem de aço após a crise nas infinitas terras (na sua criação pré crise ele já havia enfrentado o Batman e o Arqueiro verde, entre outros).

Servindo normalmente como um capanga para vilões mais “inteligentes”, o personagem era recorrentemente visto em tramas para matar outros vilões (Lex Luthor por exemplo), lutando ao lado da Intergangue ou se aliando a outros esquemas vilanescos (como os de Prometheus). Sua aparência bizarra e sua pouca efetividade enquanto vilão tornaram Hellgrammite um capanga melhorado que tem sido pouco utilizado.

5- Despero

Alienígena, Déspota e Super Poderoso: Despero é um dos maiores vilões do Superman e da DC

Despero não é bem um vilão do Superman. Mas suas tramas globais de destruição da Terra terminam sempre esbarrando no Kryptoniano. Suas similaridades distorcidas com Kal El fazem dele um bom exemplo de o que aconteceria se o Homem de Aço sucumbisse ao lado negro. Criado por Gardner Fox em 1960 para Justice League #1, Despero é um alien do planeta interdimensional Kalanor que domina seu povo com a ajuda do seu 3º olho que confere poderes psíquicos.

Despero sempre reaparece disposto a dominar o planeta e é sempre um vilão perigoso que deixa destruição por onde passa. Em sua última grande trama (LJA & SJA – Vícios e virtudes de 2003), Despero se infiltra no planeta e coloca os heróis da Sociedade da Justiça e Liga da Justiça para se enfrentarem. Pena que há bastante tempo o vilão não tem uma trama épica que o impulsione novamente como o grande invasor que ele pode ser.

Nem só de Lex Luthor, Braniac e Zod vive a galeria de vilões do Superman! Se você quer conhecer mais sobre o personagem confira nossas sugestões de matéria:

E não deixe de ver nossa lista com as melhores HQs da DC!

Confira abaixo nossas dicas de leitura do personagem! Clique na imagem para comprar


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Originalmente publicado em 19 de dez de 2018. Atualizado em 10 de maio de 2020

 

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Indicando Lançamentos de Hqs Nacionais Na CCXP22

28 de Nov de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade