Scott Snyder não cansa de surpreender os fãs da DC e da Liga da Justiça. Em seu run do supergrupo, atualmente sendo publicado na mensal Liga da Justiça, o autor resgatou o personagem Starman e lhe deu um papel super importante.

Os leitores menos antigos da editora se perguntaram o mesmo que a Mulher-Gavião:

“Como assim? A grande esperança da Terra é um personagem esquecido da década de 90?”.

Vamos falar um pouco mais do personagem e entender porque esse super-herói pode ser tão importante!

O Starman resgatado por Snyder é a 4ª versão do herói que estreou em sua própria série – Starman #1 – em 1988. Esse personagem não tem nada em comum, exceto o nome, com a 1ª versão do herói, Ted Knight, que surgiu em 1941 nas páginas de Adventure Comics #61.

Quem quiser ler sobre o herói resgatado por Snyder, que não teve todas as suas 45 edições publicadas no país, deverá adquirir DC 2000 #8 – #30 e Super-Homem (1ª Série) #105 – #106 – ambos da editora Abril.

Quem é o Starman da Liga da Justiça de Scott Snyder? 1

Starman na capa do seu título próprio escrito por Roger Stern e desenhado por Tom Lyle.

A história do Starman começa com um homem que é encontrado (aparentemente) morto em uma floresta. Esse homem, que depois descobrimos ser Will Payton, acorda já no necrotério e vai, pouco a pouco, descobrindo que possui diversos super-poderes.

Vôo, super-força, habilidade de gerar calor intenso, rajadas de energia e até a habilidade de transmutar seu próprio corpo – em cor e aparência.

Sua irmã Jayne é a primeira a ter contato com Will, que estava desaparecido há um mês, e é ela que o leva para casa e costura seu primeiro uniforme – o da imagem acima.

A dinâmica familiar de Will com sua irmã Jane e sua mãe é um dos atrativos da HQ, que resgata todas as dificuldades de se manter uma vida dupla e uma identidade secreta.

Will Payton reluta em aceitar o papel de herói, mas logo o faz e inclusive ajuda os heróis da DC de forma bem ativa durante a Invasão!

O herói, que logo interage com Superman, Batman, Poderosa e outros, possui uma longa jornada para descobrir a origem de seus poderes. A trama se desenvolve desde a primeira edição e só vai ser 100% esclarecida lá no meio da série.

Descobrimos que Will Payton foi atingido por uma rajada de energia de uma estrela após alguns cientistas cometerem um erro: a rajada deveria ir para o laboratório onde seria dividida entre quatro homens e mulheres que ficariam super-poderosos.

Apesar de não ser muito criativa, a trama é bem escrita e prende a atenção do leitor que, até descobrir isso, já se envolveu com o personagem.

Quem é o Starman da Liga da Justiça de Scott Snyder? 2

Uniforme preto do herói estreia em DC 2000 #30 (Starman #24, 1988) e é feito pela Dra.Faulkner – a Fúria.

As histórias do Starman de Roger Stern são muito interessantes por conta da vida do herói que vai ficando cada vez mais confusa e perdida por conta do seu “trabalho” como herói.

Sua relação de proximidade com a polícia – que o enxerga como a versão local do Superman – e com sua mãe e irmã sempre trazem um tom de humanidade para a HQ, mostrando que o jovem pode ter suas dúvidas mas, no fundo, só quer fazer o certo.

Um personagem superpoderoso que foi esquecido para dar passagem para versões mais novas e remodeladas. O Starman criado em 1988 ainda é relevante por ter dentro de si o que constrói um bom herói: conflitos, dúvidas e a vontade de fazer o que é certo.

Por ter a energia de uma estrela dentro de si, o personagem é perfeito para habitar a saga cósmica de Scott Snyder na Liga da Justiça.

Ele inclusive já foi convidado para participar da Liga Europa. Resta saber se a DC irá aproveitar o retorno do herói em outras edições e se os novos fãs da Liga vão se identificar com Will Payton.

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!