Ultimato do Bacon

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith – O Ultimato

Em 26 de Jul de 2021 3 minutos de leitura
X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

Os mutantes mais amados da Marvel Comics entram em rota de colisão com o irmão de Thor, Loki, em uma saga ágil, frenética e cheia de reviravoltas. X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith é o tipo de saga que traz à tona o dinamismo da equipe e mostra que é possível trabalhar bem uma boa história mesmo tendo um volume imenso de personagens e acontecimentos na trama!

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith foi originalmente lançada em 1985 e se alongou em diversos títulos relacionados, como por exemplo Tropa Alpha. Apesar de não constar na nossa lista de Melhores HQ´s dos X-Men, a saga é excelente e faz jus aos grandes momentos que Claremont já entregou na equipe! A HQ foi lançada no Brasil em 2021 em formato encadernado capa dura pela Panini Comics

Dica para o leitor: Se você é um leitor preocupado com cronologia e faz questão de entender o contexto da trama, vale salientar que essa história se passa após a morte de Jean Grey na Saga da Fênix Negra e antes da Saga Inferno (onde a verdadeira natureza da esposa de Ciclope é revelada). 

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

Loki bagunça a vida dos X-Men na saga Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith


A trama de X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

 


Loki, o Deus da Trapaça, precisa passar por um teste de altruísmo (pouco provável né?) para poder provar seu valor e ser digno do trono de Asgard. Para poder ser considerado digno no teste, ele decide dar um presente para humanidade… Ao mesmo tempo em que vemos Loki pensando no desafio, vemos Scott Summers e sua esposa sobrevoando montanhas geladas e então… um acidente acontece!

Logo Rachel Summers (a filha de Ciclope e Jean de uma outra linha do tempo) sente que algo aconteceu com seu pai e mobiliza os X-Men para irem de encontro aos prováveis culpados: A Tropa Alpha. Após o já tradicional confronto entre as equipes, os dois grupos se mobilizam para ir ao local do acidente e logo descobrem que Ciclope e os outros integrantes do avião agora são Deuses!

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith
Tempestade é manipulada por Loki na segunda parte da HQ X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith


Os novos deuses logo mostram aos X-Men e a Tropa Alpha as dádivas desse mundo novo e como eles poderiam tornar a Terra um lugar melhor… Não vou estragar a surpresa com spoilers mas vamos combinar que um presente do Deus da Trapaça nunca vem sem um “porém” certo?

Nessa primeira parte da trama vemos as equipes lutando para entender os malefícios que acompanham o presente que Loki oferece e sendo obrigados a enfrentar o irmão de Thor. Essa primeira parte da trama é muito interessante pois mexe com conceitos como sacrifício e a ideia de “mal menor”.

Se a história tivesse finalizado aqui, para mim teria sido perfeita. Mas infelizmente veio uma continuação (também presente no encadernado da Panini Comics) que não consegue manter o nível…


X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith Encantor aprisiona os Novos Mutantes na HQ X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

Após sofrer um revés, Loki usa a ajuda de Encantor para se vingar! A personagem vai para a Terra buscando os X-Men e acaba – por engano – sequestrando os Novos Mutantes e Ororo (nessa época, sofrendo com a falta de seus poderes). Os planos do vilão envolvem vingança e a criação de um Deus do Trovão para substituir Thor.

 

Kitty Pryde é avisada dos apuros dos Novos Mutantes e novamente os X-Men entram em rota de colisão com Loki. Essa segunda parte da trama é até divertida e tem bons momentos de interação entre mutantes e Deuses mas ela não traz nenhum elemento que seja realmente “inovador” ou gere grandes questionamentos.

Isso é ruim? Não, longe disso, mas após um primeiro confronto que gera dúvidas bem profundas nos mutantes e na Tropa Alpha, confesso que esperava mais desse “round 2” contra o asgardiano Loki.

 

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul SmithA irmã de Colossus sofre nas mãos dos Asgardianos na HQ X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

 

Recheada de emoção, momentos marcantes e aquele estilo clássico das HQs dos mutantes, X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith traz uma trama interessante que apresenta um antagonista poderoso e pouco usual nas histórias dos mutantes.

O início do confronto é muito bom e foge do lugar comum – apesar de recorrer a alguns clichês (como o confronto de equipes de heróis que acabaram de se encontrar). A segunda parte da trama é tradicional mas se destaca por se passar em Asgard  e contar com o  desafio de enfrentar Deuses – a mistura cultural que isso traz, o envolvimento das Valquírias é um bom exemplo, diverte o leitor. 

Não é uma das Melhores HQ`s da Marvel, mas é uma boa história dos X-Men e conta com a assinatura inconfundível de Chris Claremont!

Quer conhecer mais HQ´s da Marvel Comics? Confira nossa lista de Melhores HQ´s dos Vingadores, Melhores HQ´s do Homem-Aranha e Maiores Vilões dos Vingadores

Avaliação: Bom!

Compre X-Men Guerras Asgardianas clicando na capa abaixo! 

X-Men Guerras Asgardianas de Chris Claremont e Paul Smith

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade