Em 1998 os aclamados autores Roger Stern e Kurt Busiek se juntavam ao desenhista Carlos Pacheco para dar vida ao audacioso Vingadores Eternamente (Avengers Forever no original). A saga visava reunir Vingadores de diversas eras e tratava diretamente dos eventos vistos na Guerra Kree Skrull e em Operação Tempestade Galáctica!

 

Vingadores Eternamente foi originalmente lançada em 1998 mas só chegou ao Brasil pela primeira vez em Grandes Heróis Marvel (2001)  #6 – #16 da editora Abril sendo posteriormente compilado em duas edições capa dura da Salvat de 2015: Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #14 – #15. Ambas as publicações trouxeram as 12 edições originais de Avengers Forever.

. 

Vingadores Eternamente 001

Vingadores Eternamente de Busiek e Stern trazem uma formação inusitada da equipe

.

O que Vingadores Eternamente tem de bom?

 

Vingadores Eternamente nos transporta imediatamente para a década de 90 e 80 da equipe quando tínhamos uma “tonelada” de heróis por página e as tramas eram mais megalomaníacas e, por que não dizer, confusas. A melhor parte da trama de Kurt Busiek e Roger Stern é justamente o começo. A HQ cria uma trama que nos deixa curiosos ao colocar a vida de Rick Jones em perigo e sentimos que vem algo grande pela frente por conta do envolvimento de Kang, o Conquistador e da Suprema Inteligência Kree.

O final da primeira edição da saga de Busiek e Stern “explode a cabeça” dos leitores mais fãs dos Vingadores ao reunir uma equipe composta por Capitão América, Gavião Arqueiro, Gigante, Vespa, Jaqueta Amarela, Soprano e Capitão Marvel (o filho, não o original).

Como cada personagem veio de um momento no tempo, uma das partes mais interessantes das duas ou três primeiras edições de Vingadores Eternamente é justamente descobrir de onde esses personagens vieram e quais características específicas eles possuem. Jaqueta Amarela e Gigante, por exemplo, são a mesma pessoa em momentos muito distintos. A interação dos dois com a Vespa e com o resto da equipe é interessante!

O mais afetado e diferente é, sem dúvidas, o Capitão América – que vem de um momento no tempo no qual ele havia parado de acreditar no governo americano e deixa de usar as cores de bandeira. Toda essa mistura de épocas e personalidades cria uma interação de equipe incrível que faz com que os primeiros números da saga sejam excelentes. Infelizmente, Busiek e Stern começam a derrapar feio depois das primeiras edições…

.

Vingadores Eternamente 004

Máquinas do tempo são constantes na trama de Vingadores Eternamente da Marvel Comics

.

O que deu errado em Vingadores Eternamente?

 

Com um começo que coloca a saga com potencial para figurar na lista de grandes histórias da equipe, Vingadores Eternamente parece querer entregar demais e isso atrapalha muito a história. Me parece que o intuito dos autores era nos levar para um passeio por grandes momentos do Universo Marvel e utilizar Kang e toda a trama cósmica que se desenrola e envolve o próprio tempo para dar ressignificado a diversos eventos. Uma ideia ousada que podia dar certo..

Mas infelizmente não deu. A leitura da saga Vingadores Eternamente começa a se tornar arrastada e bem “rocambolesca” depois de algumas edições e confesso que pensei em desistir da leitura. Os flashbacks excessivos e equipes divididas começam a cansar uma vez que vão se provando inúteis e não relevantes para a história.

O que me fez continuar foi justamente o mistério envolvendo Kang e o “perigo” que a humanidade representa para o futuro. Sem esse mote de mistério, eu certamente teria abandonado a aventura.

.

Vingadores Eternamente 002

Uma das mais estranhas formações da equipe se une em Vingadores Eternamente de Busiek

Vingadores Eternamente passa longe de ser uma perda de tempo ou mesmo um desperdício. A saga, porém, frustra os fãs por conta da expectativa que as primeiras edições criam e dos nomes de peso envolvidos na saga. A realidade é que a trama tem muitos méritos mas o desenvolvimento arrastado acaba comprometendo muito o resultado final.

Se você é fã da equipe da Casa das Ideias, a leitura é sim super válida e vai te fazer recordar de diversos momentos importantes dos Vingadores. Se por outro lado você não é tão ligado ao grupo, a leitura deve te decepcionar.

 

Vingadores Eternamente (1998) - O Ultimato 1

Avaliação: Bom

 

Quer conhecer grandes sagas dos Vingadores?

Confira nossa matéria sobre Ultron Ilimitado, Infinito de Jonathan Hickman e A Essência do Medo!

Fique ligado no Ultimado do Bacon para mais sobre Quadrinhos!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: