Ultimato do Bacon

Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns?

Em 6 de Abr de 2023 3 minutos de leitura
Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns (2)

O mundo alternativo que abalou a DC Comics e deu origem ao polêmico Flashpoint (Ponto de Ignição no Brasil) está de volta em Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns.

O autor se junta a grandes desenhistas como Eduardo Risso, Mikel Janín e Alejandro Germánico para mostrar o Batman dessa realidade alternativa tentando entender porque seu universo retornou e o que aconteceu com a Terra-0 (é a Terra “normal” que acompanhamos nas HQs da editora).

A HQ Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns foi originalmente lançada nos EUA em formato minissérie em 2022. A obra começou a ser lançada no Brasil pela Panini Comics ainda em 2022 e será concluída em 2023 em formato minissérie em 4 edições.

Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns (3)

Thomas Wayne não se importa com seu mundo natal e quer voltar a Terra-0 em Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns

O que ler para entender Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns?

Se você está pensando em embarcar nessa empreitada de Geoff Johns, saiba que ela irá te requisitar alguns conhecimentos prévios sobre esse mundo e sobre outros trabalhos do autor. A minissérie original foi lançada em 2011/2012 e depois dela tivemos a oportunidade de ver o Batman Thomas Wayne aparecer em diversas outras histórias – sendo inclusive o vilão em alguns casos.

Se você quer retornar a esse mundo, é importante ler:

Lendo esses 7 títulos você estará preparado para a chuva de referências e situações que Geoff Johns traz para o leitor em  Além do Ponto de Ignição

Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns (4)

A Mulher-Maravilha é capturada por Aquaman em Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns

Mas vale a pena ler Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns?

Toda essa preparação intensa tem que valer a pena né? Acho que o ponto de partida para indicar essa HQ é dizer que ela é feita para fãs dessa linha Multiversal da DC e fãs do trabalho do Johns especificamente.

A trama que envolve a volta do mundo de Ponto de Ignição combina características específicas desse mundo (como a guerra entre Mulher-Maravilha e Aquaman) e problemas de outros universos (sem spoilers mas espere mestres do tempo e referências diretas a situações vistas na HQ “O Relógio do Juízo Final).

A narrativa de Johns tem aquele clima de mistério e aventura que permeia a minissérie original e confesso que consegui me conectar rapidamente com ela – talvez por já estar habituado ao Batman Thomas Wayne.

O autor não desconsidera nenhuma passagem da vida do personagem e temos referências a todas as aventuras que ele viveu (até aquela que fez dele um vilão). 

O Batman Thomas Wayne é muito carismático e seu desprezo pelo mundo de Ponto de Ignição faz com que ele fique cego para algumas situações que se apresentam ao seu redor. Seu objetivo é restaurar/voltar à Terra-0 e ele é capaz de fazer de tudo para que isso aconteça.

Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns (1)

Batman e Aquaman se enfrentam em Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns

Ação, mistério e personagens alternativos baseados nos heróis e vilões que gostamos. Tudo isso em uma narrativa ágil que consegue prender o leitor. Acho que podemos resumir a HQ Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns dessa forma. Por mais que o autor tenha “escorregado” em alguns trabalhos na editora (como Três Coringas e a Liga da Justiça dos Novos 52), é inegável que o seu saldo é muito positivo e aqui ele revive sua maior “criação” recente e dá para ela um novo e empolgante capítulo.

Se você é um leitor eventual e só busca uma aventura leve e rápida, certamente a HQ não é recomendada: o mundo de referências e citações trazidas por Johns vai te fazer ficar perdido – a realidade é que Além do Ponto de Ignição não se sustenta sem conhecimentos e leituras prévias.

Por outro lado, se você é um leitor acostumado à parte cósmica e multiversal da Editora das Lendas, essa obra vai te agradar em cheio e te fazer relembrar alguns dos momentos mais marcantes da DC dos últimos tempos. Releia as obras indicadas e prepare-se para mais um capítulo na jornada do Batman de Flashpoint e seu distorcido universo!

Compre Batman Além do Ponto de Ignição clicando na capa abaixo! .

Vale a pena ler Batman Além do Ponto de Ignição de Geoff Johns Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

E se você fosse a única pessoa no mundo a se lembrar dos Beatles?

12 de Fev de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade