A cadeira de Metron deu a Batman uma resposta perturbadora, e agora, chegou a hora da verdade: quem são os Três Coringas?
.

Eu sempre fico com um pé atrás quando há um hype excessivo sobre alguma obra. Fui para essa minissérie com expectativas baixas e esperando ler algo bem medíocre. E talvez por isso eu tenha curtido!

o comediante, o criminoso e o palhaçao, quem são os três coringasOs Três Coringas: o comediante, o criminoso e o palhaço

.

Qual é a trama de Três Coringas

.

Batman, Batgirl e Capuz Vermelho investigam, separadamente, crimes cometidos pelo Coringa. Cada incidente corresponde a um crime executado pelo vilão no passado. Ao se reunirem, o trio de heróis se dá conta de que todos os crimes foram cometidos exatamente ao mesmo tempo. Então, surge a hipótese de que ou ele está usando de empregados, ou existe mais de um Coringa.

E, como diz no próprio título, existem três: o palhaço, o comediante e o criminoso. Cada um deles com suas próprias características e modos de agir.

Uma das coisas mais interessantes que você perceberá é como cada um desses Coringas contrapõem aos heróis.  O palhaço é o retrato daquele Coringa clássico, que borrifa ácido de uma flor na lapela ou que coloca seu sorriso doentio em peixes. O comediante invoca aquela imagem do Joker sádico, que sente prazer ao ver o outro sofrendo. E o criminoso, ao que tudo indica, é o que dá as cartas e comanda a ação toda. Cada persona cutuca na ferida de um dos três heróis… seja a Batgirl, o Capuz Vermelho ou o próprio Batman.

Três Coringas - O Ultimato 1Batman, ferido, “atropela” o túmulo de seus pais em Os Três Coringas

.

E esse lance de revisitar os traumas é o que mais me agradou na trama. Porque, ao fim de tudo, essa história passa a ser sobre superação. Barbara Gordon, Jason Todd e Bruce Wayne, durante anos de publicação, tiveram a vida destroçada pelo Coringa ou por Gotham City. Como obter êxito após tudo isso, sem deixar de lado a justiça e discutindo a hipocrisia, é o ponto alto dessa história.

.
Banner Suenero UB
Três Coringas - O Ultimato 2

.

Em momento algum ela reinventa a roda. Não há nada de muito surpreendente ou que não seja como uma reciclagem de outras histórias. A influência do clássico A Piada Mortal é gritante, seja na capa, na narrativa em 9 quadros e alguns outros elementos que foram repetidos aqui por Geoff Johns. Além das referências à história de A Piada Mortal, ele também se utiliza do que aconteceu em Morte em família, no qual Jason Todd é torturado e morto pelo Coringa.

A motivação do vilão é bem bacana, e brinca com a ideia de o personagem ir mudando de acordo com as gerações. A conclusão é bem satisfatória e com a cara do Coringa: insana, egoísta e até certo ponto, estranha.

Três Coringas - O Ultimato 3

.

O ponto baixo é o romance entre Jason e Barbara, que é bem mal desenvolvido, não acrescenta nada à trama e funciona mais como uma distração da história principal.

A arte de Jason Fabok é uma parada espetacular. O cara estava on fire! Os movimentos nas cenas de ação são fluidos e naturais, as expressões são altamente realistas e o nível de detalhe que ele coloca chega a ser absurdo. A colorização de Brad Anderson é tão excelente quanto e se encaixou como uma luva no traço dele!

Três Coringas - O Ultimato 4O belíssimo traço de Jason Fabok em Os três Coringas

.

A meu ver, o sucesso de Três Coringas se deve à exploração dos traumas dos personagens: ser atormentado, aleijado e morto pelo Coringa.

Três Coringas saiu pela editora Panini em três encadernados fininhos, ao preço de 14,90. A capa tem laminação fosca com aplicação de verniz brilho no Coringa e na cartinha na contracapa. Lombada quadrada e miolo em papel couché fosco. Achei acertada a ideia de trazer nesse formato, ao invés de um encadernado capa dura a um preço bem mais elevado.

.

Três Coringas - O Ultimato 5

Avaliação: Bom!

Assista essa resenha no Review Express:

.

Confira também o Ultimato de Primavera em Tchernóbil!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Kim Martins
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: