Ultimato do Bacon

Fronteira Infinita de Joshua Williamson – O Ultimato

Em 29 de Nov de 2022 3 minutos de leitura
Fronteira Infinita de Joshua Williamson - O Ultimato (2)

Após os eventos que aconteceram em Death Metal, o Universo DC entrou em uma nova era! O Multiverso voltou maior e mais forte do que nunca e é preciso patrulhar e defender as próprias fronteiras entre esses universos. O cidadão comum, ciente da existência de muitos mundos, parece perto de surtar e os efeitos das aventuras cósmicas da editora nunca pareceram tão devastadores. Esse é o cenário da HQ Fronteira Infinita de Joshua Williamson, que parece atuar não só como uma história mas também como um prelúdio de tudo que está por vir na Editora das Lendas. O autor contou com um grande e talentoso time de desenhistas que incluiu nomes como Jesus Merino, Phil Hester e outros.

Fronteira Infinita de Joshua Williamson foi uma minissérie em 06 edições originalmente lançada em 2021 nos EUA. A obra chegou ao Brasil em 2022 em uma versão capa cartão em 4 números pela Panini Comics. 

Dica para o leitor: A obra pressupõe que você tenha lido outros materiais da editora para pleno entendimento, por isso recomendo que você confira nossa matéria Conheça a Fronteira Infinita para mais detalhes de histórias passadas!

Fronteira Infinita de Joshua Williamson - O Ultimato (3)

Barry e Wally interagem na HQ  Fronteira Infinita de Joshua Williamson

A trama da HQ  Fronteira Infinita de Joshua Williamson

Fronteira Infinita começa dando uma “passada” por diversas das futuras tramas da editora ao mesmo tempo que estabelece o destino da Mulher-Maravilha – uma das principais heroínas da saga Death Metal de Scott Snyder!

A HQ usa sua primeira edição para falar sobre os desafios de integrar esse novo Multiverso e estabelece uma nova ameaça que é muito conhecida dos leitores da editora: Darkseid.

Uma das coisas mais legais dessa HQ é perceber como o cidadão comum lida com o conceito de Multiverso. Muitos “piram”, outros duvidam e alguns parecem deslocados no tempo (como eventualmente acontece com nosso heróis).

Essa interessante situação já havia sido explorada na excelente Lois Lane de Greg Rucka e também é um debate abordado frequentemente por Williamson – a ponto de ser um dos motores da narrativa!

Fronteira Infinita de Joshua Williamson - O Ultimato (4)

Combates grandiosos esperam o leitor na HQ  Fronteira Infinita de Joshua Williamson

Podemos dizer que a história de Williamson se desenvolve em 3 grandes frentes que eventualmente vão se cruzar.

A primeira, e mais interessante pra mim, é a da Liga da Justiça Encarnada: uma equipe multiversal que patrulha os universos buscando paz e cooperação. Liderada pelo Presidente Superman, o time tem muitos personagens interessantes em suas fileiras como o Capitão Cenoura da Terra-26, a Aquawoman da Terra-11, A Mary Marvel da Terra-5 e o Flash Barry Allen da Terra-0.

Essa narrativa se desenvolve mostrando como o Presidente Superman está lidando com o patrulhamento do Multiverso, o controle de danos e de histeria em sua Terra e com o mistério do surgimento do Batman de Flashpoint…Se você achou pouco, eles ainda têm que lidar com o sumiço de Barry Allen! Tá bom pra você?

A segunda narrativa fala sobre a busca do Lanterna Verde Alan Scott e seu filho Manto Negro pela Jade – que desaparece após uma explosão acontecer em uma antiga sede da Sociedade da Justiça.

O arco de Alan Scott está ligado diretamente com o retorno da Sociedade e com as ações do agente Bones – que parece disposto a fazer de tudo para proteger a Terra-0 de invasores do Multiverso e de perigos externos futuros.

Fronteira Infinita de Joshua Williamson - O Ultimato (5)

Manto Negro e Alan Scott procuram por Jade na HQ Fronteira Infinita de Joshua Williamson

A terceira e última narrativa é sobre o retorno de Roy Harper, o Arsenal (ou Ricardito, ou Arqueiro Vermelho, ou…). A reinicialização do Multiverso o traz de volta a vida mas ele retorna com o que parece ser um anel dos Lanternas Negros no dedo. Sem entender o que está acontecendo, o herói logo começa a ser perseguido por figuras desconhecidas que parecem querer tirar sua vida novamente.

As três histórias estão intimamente ligadas pelo mesmo fato: o Multiverso voltou com tudo e agora as pessoas sabem que ele existe. O medo do que está lá fora e um poderoso vilão acabam sendo os grandes motores que impulsionam essa excelente narrativa para frente!

Para mim a principal diversão foi mergulhar mais no mundo do Presidente Superman e entender como ele equilibra (ou tenta) a função de Superman, Presidente e líder da Liga da Justiça Encarnada.

Fronteira Infinita de Joshua Williamson - O Ultimato (1)

Roy Harper retorna com um anel negro na HQ Fronteira Infinita de Joshua Williamson

Fronteira Infinita de Joshua Williamson é uma HQ que vai agradar em cheio os fãs da DC Comics por possuir aquele clima de Crise que é inconfundível. O uso dos principais conceitos da editora também é um ponto positivo – aliás, como dissemos no texto Conheça a Fronteira Infinita”, o autor mostra que entende muito de DC Comics.

Apesar de apresentar uma bela história completa, a realidade é que a obra deixa algumas pontas soltas que vão se resolver em histórias vindouras: a ameaça principal é contida mas não exterminada e sabemos que isso terá consequências.

Se você gosta das histórias e crises cósmicas da DC e adora ver versões alternativas de seus heróis favoritos, essa obra é para você!

Quer mais HQs marcantes da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Fronteira Infinita de Joshua Williamson  clicando na capa abaixo! .

Fronteira Infinita de Joshua Williamson Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade