Ultimato do Bacon

Tarzan de Joe Kubert – O Ultimato

Em 24 de Out de 2022 4 minutos de leitura
Tarzan de Joe Kubert - O Ultimato (4)

A criação máxima de Edgar Rice Burroughs, que surgiu em 1912, já foi adaptada muitas vezes para o cinema e para as HQs. Tarzan de Joe Kubert é, para mim, a mais interessante adaptação do personagem para os quadrinhos por conta do dinamismo e agilidade das histórias e por conta da bela arte de Kubert.

E vale dizer que o personagem possui diversas adaptações (e até crossovers) interessantes para a mídia!

Em 1972 o personagem foi licenciado para a DC Comics e foi aí que Kubert, fã confesso da criação de Burroughs, assumiu a missão de adaptá-lo. O autor permaneceu à frente do personagem nas edições #207 até a #258 entre 1972 e 1977.

A coleção Tarzan de Joe Kubert da Devir possui 3 edições e traz as histórias feitas pelo autor desde a estreia até o número 235 – totalmente em cores. A versão da Devir está recheada de matérias interessantes sobre a história de Tarzan nas HQs e no cinema!

Dica para o leitor: Se você é fã do personagem ou quer conhecer mais dele, vale conferir também outras edições que trazem ótimas adaptações: Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema e Tarzan a Era de Russ Manning (o próprio Kubert era muito fã do trabalho de Manning no personagem!).

E se você é fã de Kubert, confira nossos reviews sobre Sargento Rock A Profecia e Dong Xoai, Vietnã 1965

Tarzan de Joe Kubert - O Ultimato (3)

Tarzan vive aventuras marcantes no belo traço de Joe Kubert

As tramas de Tarzan de Joe Kubert

A fase de Kubert comandando o Tarzan traz diversas tramas, curtas em sua maioria, que colocam o personagem enfrentando antagonistas em diversos cenários diferentes: temos confrontos em grandes cidades européias, em navio no alto mar, em grandes desertos, em cenários pré-históricos e – é claro! – na selva que é o habitat mais tradicional do personagem!

Os opositores de Tarzan também variam bastante e temos desde os confrontos corriqueiros com animais selvagens comuns e homens movidos a ganância até enfrentamentos complexos com animais imaginários, grandes falsários e feras gigantescas!

Essa diversidade de narrativa é primordial para manter a leitura interessante e parece que Kubert sabia bem disso! O ritmo das histórias, que envelheceram bem em sua esmagadora maioria, é sempre frenético e o que vemos é um Tarzan que está constantemente em movimento e envolvido em situações de muita ação – poucas são as tramas mais reflexivas que aparecem nessa fase.

Outro grande acerto do autor e da coleção, é se iniciar com uma detalhada e excelente história de origem do herói. O conto, que é longo e dura 4 edições (Tarzan #207-#210), dá detalhes do personagem e mostra seu primeiro encontro com coadjuvantes icônicos como Jane e sua mãe macaca Kala. O formato da narrativa, que ocorre em flashbacks até determinado ponto, também torna tudo mais interessante!

Tarzan de Joe Kubert - O Ultimato (2)

O Homem Macaco vira um escravo em uma mina ilegal em uma das ótimas histórias das HQs do Tarzan de Joe Kubert

Apesar de achar todas as histórias magnéticas e de acreditar que nestas páginas temos “Tarzan para todos os gostos” (desde tramas mais críveis até narrativas mais surreais), devo dizer que me chamaram muito a atenção as edições que traziam o personagem em ambientações diferentes ou sendo confrontado por situações pouco habituais.

Acredito que isso tenha ocorrido pelo fato de eu já ter consumido um material considerável do Rei das Selvas. Independente disso, é importante dizer que todas as edições trazem contos que são muito bem executados.

“Terra de Gigantes”, história contida no 1º volume da Devir, foi uma das narrativas que me chamou a atenção por tratar de uma poção mágica e mostrar antagonistas que rivalizam em poder com o próprio Tarzan! O vilão, extremamente caricato, também é um dos pontos altos da narrativa.

“O Pesadelo”, outra edição presente no 1º volume da Devir, me conquistou por mostrar o protagonista sofrendo dos efeitos ocasionados por uma alimentação diferente.

Em terceiro lugar no meu Top 5, tem a história chamada “A Mina”, que mostra Tarzan sendo aprisionado e feito de escravo por um inescrupuloso homem. A trama, que está no 2º volume da Devir, mostra o herói liderando uma verdadeira revolução contra o seu antagonista.

O quarto lugar fica com a história “Julgamento por Traição” que mostra o personagem, normalmente em selvas e afins, enfrentando uma conspiração em Paris! Temos cenas muito interessantes e o antagonista, que aparece em outras tramas, também é um dos destaques! 

Tarzan de Joe Kubert - O Ultimato (1)

Muitas cenas de ação esperam o leitor na HQ Tarzan de Joe Kubert

Fechando meu Top 5 temos “Tarzan e o Homem Leão”. A história é longa, dura 4 edições, e mostra o personagem se envolvendo com um filme que está tendo sua produção na selva. A narrativa, que parece comum, logo escala e dá uma guinada inesperada – passando a envolver até testes genéticos e um confronto em uma cidade perdida!

Como comentei anteriormente, temos muitas tramas interessantes, mas essas 5 me chamaram a atenção por serem muito diferentes das outras que normalmente povoam as HQs do personagem.

Tarzan de Joe Kubert é uma excelente forma de conhecer mais do Tarzan clássico de Edgar Rice Burroughs por trazer muitas adaptações de contos do criador do personagem.

Considero a coleção uma leitura prazerosa por conseguir se diversificar a cada história – aquela sensação de tramas repetidas não acontece – e olha que temos mais de 500 páginas de HQ nas 3 edições da Devir. Se você nunca leu nada do personagem e gosta de histórias com estilo mais aventureiro, este é um ótimo jeito de começar. Se você já é fã do herói, essa coleção vai te deixar muito feliz!

Avaliação: Excelente!

Compre Tarzan de Joe Kubert clicando na capa abaixo! .

Tarzan de Joe Kubert ComprarTarzan de Joe Kubert Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori - O Ultimato (3)

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori – O Ultimato

31 de Jan de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade