Ultimato do Bacon

Tarzan a Era de Russ Manning – O Ultimato

Em 27 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Tarzan a Era de Russ Manning (1)

Criado por Edgar Rice Burroughs em 1912, Tarzan é um dos personagens da ficção que mais foi adaptado para quadrinhos, filmes, animações e por aí vai.. O personagem é essencialmente um aventureiro que se divide entre sua vida “na selva” e sua vida “civilizada” entre os humanos.

Em 1965 surge nos quadrinhos o Tarzan de Russ Manning. O desenhista contava com os roteiros de Gaylord Dubois (que já roteirizava Tarzan desde o final da década de 40) e adaptava diversos romances do personagem criado por Burroughs.

Em 2022 a editora Devir lançou no Brasil a HQ Tarzan a Era de Russ Manning. A obra conta com mais de 280 páginas coloridas e traz grandes adaptações de Manning e Dubois que recriam contos como “Tarzan dos Macacos”, “A Volta de Tarzan”, “As Feras de Tarzan” e outros – entre eles o clássico “Tarzan e as Jóias de Opar”. Se você nunca leu nada do personagem, esse é um ótimo ponto de partida!

Dica para o leitor: Em 2022 foi lançada também uma outra – e ótima – fase do personagem: Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema.

Vale ler as duas fases para comparar as duas excelentes (mas diferentes!) adaptações de ““Tarzan e as Jóias de Opar” (escrito em 1916) – uma da dupla Roy Thomas e John Buscema e a outra de Gaylord Dubois e Russ Manning. Quem ganha? Nós leitores!

Tarzan a Era de Russ Manning (3)

Preparado para ver os heróis da selva em confrontos na primeira guerra mundial? Sim, temos isso em Tarzan a Era de Russ Manning

As tramas da HQ Tarzan a Era de Russ Manning

A HQ Tarzan a Era de Russ Manning lançada pela Devir compila 7 adaptações de romances de Tarzan que Manning fez ao lado do roteirista Gaylord Dubois. Entre eles está a primeira aparição do herói – por isso mesmo essa edição se torna um baita ponto de partida.

Ainda temos histórias que colocam o foco sobre o filho do herói e também tramas que falam sobre sua vida civilizada. Essa versatilidade nas narrativas é um dos pontos altos da publicação!

Por mais que os roteiros de Gaylord Dubois sejam interessantes e tenham um bom ritmo narrativo, é inegável que a grande atração dessas histórias é a arte de Russ Manning. O traço é extremamente delicado e fica até difícil acreditar que estamos vendo uma publicação de 1965.

Me parece um traço muito a frente do seu tempo pela leveza, quantidade de detalhes e distribuição dos elementos em páginas. Tirando algumas situações que claramente são produtos de sua época, é seguro dizer que essa é uma HQ que dá a sensação de ser mais recente do que de fato é.

Tarzan a Era de Russ Manning (5)

Tarzan confronta os nativos em diversas histórias da coletânea Tarzan a Era de Russ Manning

Todas as histórias que temos na edição são interessantes mas vale destacar a sensacional “Tarzan, o Indomável”. A história mostra o herói se digladiando com os alemães na 2ª Guerra Mundial! A trama é impressionante porque coloca o personagem em situações que são pouco comuns.

Já imaginou ver o Tarzan com uma metralhadora nas trincheiras da guerra? Pois é, temos isso aqui! E o melhor: de uma forma extremamente bem feita e orgânica.

Essa trama dura duas edições e tem de TUDO: sociedades perdidas, leões treinados, guerra com armas modernas, animais participando de combates contra unidades militares e até espiões!

Os desenhos de Manning brilham mas nessa trama vale destacar o excelente ritmo da história que nos deixa sem fôlego – do começo ao fim!

Tarzan a Era de Russ Manning (4)

Muitos confrontos com leões, leopardos e mais abrilhantam as páginas de Tarzan a Era de Russ Manning

Tarzan a Era de Russ Manning é uma boa pedida para os fãs do rei das selvas e para os fãs de boas histórias de aventura em geral! Além disso, a publicação serve muito bem como primeiro contato com o “Tarzan clássico” criado por Edgar Rice Burroughs.

Se isso tudo não te chamou a atenção, só me resta te pedir para olhar a bela arte de Manning, porque ela é mais um excelente adicional na leitura!

Quer ler outras HQs de personagens clássicos da Era de Ouro? Confira nosso Baú de HQs sobre Flash Gordon e sobre Fantasma: Os Piratas Singh (1936)!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Tarzan a Era de Russ Manningclicando na capa abaixo! .

Tarzan a Era de Russ Manning Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Harleen de Stjepan Sejic (2)

Harleen de Stjepan Sejic – O Ultimato

9 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade