Ultimato do Bacon

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema – O Ultimato

Em 31 de Mai de 2022 3 minutos de leitura
Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema - O Ultimato (2)

Criado em 1912 por Edgar Rice Burroughs, Tarzan é um daqueles heróis que povoam o imaginário popular. O que não quer dizer que o público em geral saiba muito sobre o personagem. Criado entre os macacos, o personagem tem uma de suas mais marcantes fases nas mãos de Roy Thomas e John Buscema, que se mantiveram à frente das HQs do herói na Marvel Comics durante o seu primeiro ano de publicação na Casa das Ideias em 1977.

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema foi publicado no Brasil na íntegra (e em cores!) pela Editora Pipoca e Nanquim em 2022. A obra chega com um tratamento especial, sobrecapa e capa dura. Vale dizer que esse material não era lançado no Brasil desde a época da editora Ebal, quando começou a sair na publicação “Tarzan – O Livro da Selva” (1978).

Dica para o leitor:  Quer conhecer outro grande trabalho de Roy Thomas? Confira nosso review sobre Conan a Hora do Dragão!

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema - O Ultimato (1)

O Rei das Selvas enfrenta muitos apuros na HQ Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema

As tramas da HQ Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema

Vale começar dizendo que os autores decidiram seguir por um caminho diferente. Ao invés de criar histórias 100% novas, eles preferiram seguir produzindo ótimas adaptações dos materiais originais feitos por Edgar Rice Burroughs.

A ideia é ótima pois nos ajuda a entender um pouco mais sobre a profundidade dos dilemas desse personagem – explorados aqui de forma muito mais interessante do que na maioria das adaptações para o cinema.

Um dos traços mais interessantes do personagem, que é muito explorado nessas histórias, é a forma como ele se divide entre ser o “selvagem” que foi criado por macacos e ser o Lorde Greystoke – título que herdou dos falecidos pais. Duas facetas completamente diferentes do personagem que parece se sentir relativamente confortável nos dois papéis.

A primeira trama, que ocupa dez das 15 edições produzidas pela dupla, é uma adaptação de “Tarzan e as Jóias de Opar” (escrito em 1916). A trama foi uma ótima escolha para abrir a fase do personagem na Marvel Comics porque nos permite ver esse personagem em diversas facetas diferentes. Em dado momento da trama ele chega até a “involuir” para o comportamento que apresentava antes de conhecer Jane e outros ingleses.

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema - O Ultimato (4)

A força bruta do protagonista é constantemente exaltada na HQ Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema

“Tarzan e as Jóias de Opar” conta uma aventura de um Rei das Selvas que já tem sua “vida resolvida”: já é casado com Jane, já possui seu título inglês reconhecido, é temido e respeitado nas selvas e possui empresas e negócios na Inglaterra.

A história nos dá a oportunidade de conhecer toda a jornada de Tarzan (até aquele ponto) em um ótimo flashback narrado por sua esposa Jane.

A trama mostra um ladrão/golpista que resolve se aproximar de Tarzan para matá-lo – dessa forma seu “chefe” (um temido salteador) poderia dominar e governar toda a região.

O plano do larápio muda quando ele escuta Tarzan falar sobre um tesouro gigantesco que ele irá utilizar para resolver alguns problemas financeiros na Inglaterra. A trama logo começa a girar ao redor dessa fortuna que passa a ser cobiçada por diversos personagens que vão aparecendo na história. 

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema - O Ultimato (3)

Uma sacerdotisa persegue e inferniza a vida do protagonista na HQ Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema

Apesar dessa trama ser a principal (e ser a ideal para conhecer mais sobre o personagem), é importante salientar que Roy Thomas e John Buscema trazem ainda diversos contos curtos sobre a juventude de Tarzan e seu relacionamento com as tribos e outros animais da selva (até sua primeira paixão – por uma macaca de sua tribo – é retratada).

Uma delas acabou sendo, inclusive, a minha história favorita. “O Deus de Tarzan”, lançada na edição 9, é uma história muito interessante que mostra o personagem tentando descobrir o que é Deus após ler um livro na cabana abandonada que achou na floresta (é a cabana de seus pais mas em sua juventude ele ainda não sabe disso). A trama é cativante e mostra o lado selvagem do herói tentando racionalizar algo que parece muito distante da sua realidade.. Belo conto!

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema é um convite para voltarmos a tempos mais simples nos quadrinhos. As tramas, que envelheceram bem de maneira geral, apresentam uma simplicidade (e algumas conveniências de roteiro) que devem ser relevadas para que a obra possa ser apreciada pelo leitor da melhor maneira.

Para os fãs de histórias antigas que tem uma pegada de aventura clássica forte, a HQ é um verdadeiro tesouro que nos ajuda a conhecer um Tarzan mais complexo e interessante do que a maioria dos filmes e obras animadas nos leva a crer!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema clicando na capa abaixo! .

Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade