Ultimato do Bacon

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert – O Ultimato

Em 6 de Set de 2022 3 minutos de leitura
Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert - O Ultimato (2)

Um dos quadrinistas mais versáteis e mais bem sucedidos no nicho de HQs de guerra decide contar uma história fictícia (recheada de fatos reais) que se passa em uma das mais sangrentas batalhas do Vietnã. Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert é uma obra bem diferente das outras que o lendário quadrinista fez.

Ela é mais visceral e me arrisco a dizer que consegue dividir melhor o protagonismo entre vários personagens sem dar os holofotes – ou o destaque – para nenhum deles em especial.

A HQ Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert foi originalmente lançada em 2010 pela DC Comics. A obra, que vem recheada de extras sobre o combate e o cenário real onde ele ocorreu, chegou ao Brasil em 2012 pelas mãos da New Pop em uma edição de pouco mais de 200 páginas em preto e branco.

Dica para o leitor: Quer conhecer outra obra marcante de Joe Kubert? Confira nosso review sobre Sargento Rock A Profecia!

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert - O Ultimato (3)

Joe Kubert entrega páginas impressionantes na HQ Dong Xoai, Vietnã 1965

A Trama da HQ Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert

Joe Kubert nos traz um conto sobre honra, bravura e coragem nessa memorável HQ de guerra. Vale dizer, para os que estão acostumados com um estilo de arte mais realista, que o autor nos apresenta uma proposta diferente onde as páginas – em muitos momentos – parecem esboços que ainda não foram finalizados.

Me lembrou muito – no quesito de arte – o que Eisner fez na incrível graphic novel Último Dia no Vietnã. A diferença é que Kubert faz questão de dividir bem o tempo entre ação e outras questões importantes naquele cenário como relacionamento entre os soldados e os vietnamitas, cultura local e até problemas sanitários enquanto Eisner estava mais preocupado em contar apenas situações do dia a dia dos soldados em pequenos contos. Parafraseando um grande poeta carioca: nem melhor nem pior, apenas diferente!

A história acompanha a chegada de doze homens da seleção de forças especiais. Esses homens têm a missão de serem conselheiros dos vietnamitas durante a guerra contra os vietcongues.

O animado grupo é primeiramente alocado em Bu Gia Map. Lá eles devem ajudar os vietnamitas a se organizarem e se defenderem. Sua missão também consiste em relatar atividades inimigas que eles encontrem.

Nessa primeira etapa da HQ vemos Kubert focar muito nos problemas que o povo local enfrentava: miséria, condições sanitárias deploráveis e o risco que as famílias corriam ao estar sempre no front de batalha.

Toda a passagem do grupo em Bu Gia Map nos ajuda a criar laços com o time e a mostrar que eles estavam ali visando ganhar a guerra e fazer bem aos seus irmãos de armas.

Algumas passagens que mostram os costumes locais impressionam por suas diferenças com os hábitos americanos e vemos os soldados se surpreendendo constantemente (uma festa noturna com uma “perigosa” bebida escura é uma situação que retrata bem isso).

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert - O Ultimato (4)

O grupo americano sofre um grande ataque na HQ Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert

Se a primeira parada do grupo é mais calma, o mesmo não pode ser dito de sua estadia em Dong Xoai. O grupo vai para o acampamento que era tido como uma posição estrategicamente importante por estar próxima a Saigon.

Vemos os soldados tentando se preparar da melhor forma possível para um grande ataque e Kubert consegue nos deixar tensos porque é perceptível o desespero dos habitantes do acampamento com a situação.

Quando o ataque acontece, Kubert o retrata de forma brutal e visceral. Todos os personagens passam por situações desesperadoras e a onda de vietcongues parece não ter fim.

A brutalidade das cenas se dá mais pela representação escrita e pelas situações reais que se apresentam do que pela parte gráfica. O ritmo da narrativa é impressionante e esse é aquele tipo de leitura que é impossível de ser largada no meio!

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert - O Ultimato (1)

O dia a dia de soldados americanos é abordado na HQ Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert é uma HQ de guerra impressionante por seu ritmo e sua preocupação com os detalhes e a contextualização do confronto.

O lendário autor mais uma vez mostra sua habilidade ao nos fazer rapidamente criar laços com soldados que passam por perigos frequentes e constantes.

É justamente a criação desses laços que torna a leitura angustiante e que nos faz entrar um pouco nas situações que se apresentam. Os extras no final da HQ são um bônus que fazem com que consigamos compreender ainda melhor as situações tensas e mortais que são retratadas na trama.

Se você é fã de Joe Kubert ou de HQs de guerra, posso dizer com tranquilidade que Dong Xoai, Vietnã 1965 vai te agradar em cheio com sua potente narrativa!

Avaliação: Excelente!

Compre Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert clicando na capa abaixo! .

Dong Xoai, Vietnã 1965 de Joe Kubert - Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade