Atenção: Surfista Prateado Escuridão mostra acontecimentos diretamente relacionados ao primeiro encadernado dos Guardiões da Galáxia de Donny Cates, então para evitar spoilers sugerimos pular este texto por enquanto, ou então se só quer ler o encadernado do Surfista Prateado Escuridão, fique por aqui que a gente conta o que rolou.

.

Qual é a história por trás de Surfista Prateado Escuridão

.

Não, apesar do nome, não é parte da saga das cores de Jeph Loeb (em inglês a hq se chama Silver Surfer Black). Surfista Prateado Escuridão tem esse nome que podemos dizer que é até mesmo multifacetado pois se refere a vários aspectos da história.

Então vamos lá para nossa recapitulação: Surfista Prateado Escuridão mostra o que aconteceu com o arauto após um ataque da Ordem Negra. Quando Eros reuniu todo o “quem é quem” do lado cósmico da Marvel para discutir o testamento e possível ressurreição de Thanos, os heróis, anti-heróis e vilões reunidos foram jogados num buraco negro pelo ataque da Ordem, deixando todos à deriva.

.

Surfista Prateado Escuridão

.

Enquanto os novos Guardiões da Galáxia dizem ter escapado com a ajuda do Surfista, não é mostrado o que aconteceu com ele. É aí que começa a história de Surfista Prateado Escuridão, que mostra que depois de se exaurir para salvar o máximo possível de pessoas, este caiu no abismo escuro da singularidade, até despertar num estranho mundo sombrio.

Eis aqui mais uma das facetas do título Surfista Prateado Escuridão: lançado pelo espaço tempo, o antigo arauto de Galactus acaba caindo num longínquo passado, onde ele acaba se deparando com a criação mais perigosa da mente de Donny Cates e uma terrível ameaça ao Universo Marvel, o terrível deus dos simbiontes Knull!

Preso num passado distante, nos primórdios do universo, Surfista Prateado Escuridão mostra Norrin Radd em uma batalha para deter as trevas como nunca antes. Acuado no início do tempo, o Surfista não encontra outra saída além de lutar, e numa oportunidade para demonstrar o quão perigoso Knull é, Cates aproveita para mostrar que mesmo o poder cósmico de um arauto tem limites.

.

Surfista Prateado Escuridão

.

Mas Surfista Prateado Escuridão não é apenas uma “promoção” de como Knull é poderoso e uma ameaça para a existência, afinal, essa é uma história do Surfista, e ainda que talvez ele não seja tão poético como já foi nas mãos de Stan Lee (confiram Parábola) quando diante de um ser tão perverso, Radd não consegue não refletir sobre seu próprio papel como o anunciador da morte.

Surfista Prateado Escuridão também é uma indicação aos poderes limitados do herói. A mão negra na capa da revista não é apenas decorativa, uma vez que o arauto luta a beira do esgotamento, essa coloração serve bem como um contraste tanto da batalha que está sendo travada quanto da ironia dos feitos do Surfista na edição.

.

Vale a pena ler Surfista Prateado Escuridão

.

O Surfista Prateado não é um personagem para todos, logo, uma boa história do personagem evidentemente não será para todos. Ainda que a batalha contra Knull seja o ponto central de Surfista Prateado Escuridão, ela não é nem de longe a atração principal, sendo que muito das edições são preenchidas apenas pelo Surfista em seus devaneios, remoendo seu papel no cosmos. Seria ele tão diferente do deus sombrio?

Nem de longe isso significa que a história é ruim, afinal, já citamos aqui Surfista Prateado Parábola, uma das histórias mais geniais do personagem. Mas se você quer ação desenfreada como num filme dos Transformers ou no título atual dos Vingadores, talvez Surfista Prateado Escuridão não seja para você.

.

Surfista Prateado Escuridão

.

A arte de Tradd Moore em Surfista Prateado Escuridão talvez também seja uma reticencia para muitos, entretanto, considerando a profundidade da história e seus contornos e voltas, ela acaba casando muito bem com a trama, dando um ar ainda mais psicodélico a história.

No final das contas, Surfista Prateado Escuridão é essencial apenas para aqueles que são verdadeiramente fãs do Surfista, que compreendem as nuances do personagem. Quem prefere apenas o combate sangrento, basta ler as peripécias de Knull em Carnificina Absoluta e na vindoura Rei de Preto. Quanto ao Surfista, ele continua com suas participações aqui e ali no Universo Marvel.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Surfista Prateado Escuridão clicando na capa abaixo! 

.

Surfista Prateado Escuridão

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Lucas Souza
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!