Carnificina Absoluta é a saga de Donny Cates que está chegando para balançar o universo Marvel.

Donny Cates tem dado o que falar desde que assumiu Venom, trazendo inúmeras mudanças para o personagem (veja aqui nessa matéria sobre esta fase). Entre as mudanças, está a criação do nefasto deus negro Knull, criador dos simbiontes. Aparecendo inicialmente na HQ do Venom, Knull está prestes a ressurgir para infernizar todos aqueles que já estiveram em contato com um simbionte.

Carnificina Absoluta - O Ultimato 1

Knull, o deus dos simbiontes

Qual é a trama de Carnificina Absoluta

Os planos de Knull foram interrompidos, mas isso não quer dizer muito para um ser imortal. Um culto de seguidores se forma ao redor do deus sombrio, em busca de despertar seu messias e trazer o caos para o mundo. Para tanto, o culto decide restaurar aqueles que creem ser o mais digno de representar esta entidade: Cletus Kasady.

Há que se diga que Kasady poderia não ser o melhor representante de um culto, mas mesmo para sua psique incontrolável, ele percebe que “servir” a Knull e seu próprio plano de caos total tem muito em comum, e aceita se lançar contra o universo Marvel em busca dos códex.

Ao longo das edições e seus tie-ins, a horda de Kasady promovem, com o perdão da palavra, uma carnificina absoluta. Em seu caminho, Eddie Brock e Venom, cada vez mais embrenhados na relação confusa que Cates tem estabelecido em seu título solo. Fica aqui o primeiro aviso: não é necessário conhecer a fundo a história de cada um dos simbiontes abordados nos tie-ins, alguns dos quais remontam aos primórdios da saga de Venom, mas para o melhor entendimento, é bom estar em dia com o Venom de Donny Cates.

Além disso, ao colocar os olhos em todos os que já tiveram contato com simbiontes, obviamente o Carnificina irá colocar seus olhos no Homem Aranha. Mas o teioso não é o único herói em risco, uma vez que o códex está presente em todos que já tiveram qualquer contato com os simbiontes.

Carnificina Absoluta - O Ultimato 2

Os heróis e vilões que tiveram contato com os simbiontes possuem uma parte do códex

Vale a pena ler Carnificina Absoluta

O sangue não falta na HQ. Com o foco em Carnificina (o personagem) e a necessidade de coletar o códex preso na medula dos usuários de simbionte, claramente a HQ não é para os fracos de coração. Mas apesar de tudo que Cates anunciou, a saga pode não ser exatamente o que muitos esperam.

A ação é frenética, com os heróis e seus aliados correndo contra o relógio para impedir que o Carnificina colete códex o suficiente para se conectar a mente de Knull e desperta-lo. Porém, longe de ser o ápice da história de Cates, Carnificina Total é apenas mais um grande passo ao futuro sombrio que escritor pretende trazer ao universo Marvel. Ao contrário de seu breve run nos Guardiões da Galáxia, Carnificina Total deixa claro de que Cates ainda tem longos planos para os simbiontes.

Essa sensação de “inacabado” acaba sim afetando a experiência. Para comparar com coisas mais recentes, Guerra dos Reinos em toda sua controvérsia, serviu como encerramento de uma longa fase do Thor.

Ao longo das edições e seus tie-ins, todo o campo é preparado para o retorno de Knull. Talvez a maior dica de que não devemos perder o foco é que a saga é chamada de Carnificina Absoluta, e não Guerra de Knull. Ao fim, o foco é totalmente no Carnificina e seus esforços para trazer o caos.

Carnificina Absoluta - O Ultimato 3

Cletus lidera seu exército em busca de uma “Carnificina Absoluta” do universo Marvel

A sensação de que falta algo é desconcertante, afinal foram muitos tie-ins. Então fica aqui meu aviso: não esperem uma batalha dos deuses. A saga ao contrário de algumas que servem para finalizar grandes runs, serve apenas como ponto intermediário para reorganizar o tabuleiro para algo ainda maior.

No final, Carnificina Absoluta é uma história de violência e morte que serve apenas de preludio para algo que talvez seja ainda mais sombrio.

Para conhecer mais sobre o Carnificina, leia nosso Baú de HQs sobre a saga Carnificina Total e nosso ultimato de Mente Assassina!

Carnificina Absoluta - O Ultimato 4
Avaliação: Bom!

Créditos:

Texto e Edição: João Maia
Imagens: Reprodução

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!