Contar uma história de origem do Homem de Aço não é uma tarefa fácil. Tudo já foi feito com o personagem desde que ele surgiu em 1939. Superman Terra Um de Michael Straczynski consegue trazer novidades para o mito do herói mesmo em um cenário já muito saturado e leva o personagem para caminhos menos convencionais que trazem novas oportunidades de boas tramas.

Superman Terra Um de Michael Straczynski teve seu primeiro volume originalmente lançado em 2010. A HQ chegou ao Brasil em um encadernado capa dura em 2012 e a Panini Comics já publicou três volumes que continuam o desenvolvimento do herói reimaginado por Straczynski.

.

Superman Terra Um de Michael Straczynski

Em Superman Terra Um de Michael Straczynski  o herói usa seus poderes contra um bandido de rua

.

O que muda em Superman Terra Um de Michael Straczynski?

.

A origem do Superman sofre poucas alterações em Superman Terra Um de Michael Straczynski. O herói continua tendo chegado na Terra ainda bebê e foi acolhido pelos Kent ainda jovem. O primeiro grande passo da mudança aparece quando percebemos que o herói desse novo universo não parece ter realmente se conectado com a humanidade. Ele é ainda mais isolado e sozinho do que o normal e suas ações – principalmente nas primeiras páginas do primeiro volume – soam desproporcionais.

A reinvenção do herói pelas mãos de Straczynski é corajosa e adiciona seus próprios elementos. Ficamos sabendo que nessa versão o herói é super inteligente também e que poderia ter qualquer emprego que quisesse (vemos o herói tentando de futebol americano até vaga em um grande e famoso laboratório). O autor ainda cria uma nova versão para o nome Superman – confesso que é uma das melhores justificativas que vi serem dadas para o nome do personagem sem que ele pareça arrogante e fugindo do clichê “Lois Lane deu esse nome”!

.

Superman Terra Um de Michael Straczynski

Zod confronta o Homem de Aço em Superman Terra Um de Michael Straczynski

.

A trama de Superman Terra Um de Michael Straczynski passa longe de ser super inovadora ou de ser uma obra prima. O que o autor faz que chama a atenção é justamente trazer um herói mais visceral e violento que não perde sua essência de querer ajudar os outros e fazer o bem. Vemos inclusive algumas de suas ações sendo questionadas pelo governo e causando grandes problemas – a tensão política é uma das grandes armas do roteiro de Straczynski e isso é abordado de uma forma bem mais realista e interessante do que em outras HQ´s.

O casal Lois Lane e Clark Kent dá lugar ao casal Clark e Lisa. A personagem mora no mesmo prédio do tímido jornalista e logo os dois começam uma amizade que vai aos poucos rumando para o romance. Duas provas da ousadia de Superman Terra Um de Michael Straczynski são dadas aqui: Lisa trabalha como acompanhante (por essa você não esperava né?) e Clark é mostrado falando com seus pais sobre sexo! O termo “homem de aço e mulher de papel” são utilizados! Não me recordo de algo nessa linha já ter sido feito antes.. Ponto para Straczynski!

.

Superman Terra Um de Michael Straczynski

Jimmy Olsen é mais descolado e corajoso em Superman Terra Um de Michael Straczynski

.

Conseguir fazer algo diferente com um personagem que existe desde 1939 é um tremendo desafio. Conseguir fazer isso sem descaracterizar o personagem torna tudo ainda mais complexo. Superman Terra Um de Michael Straczynski é uma prova de que ainda existem muitas formas diferentes de olhar para o Homem de Aço e explorar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

A única “escorregada” do autor talvez fique por conta da nova origem do fim de Krypton que acaba descaracterizando um dos grandes vilões do Superman: General Zod. Tirando esse pequeno deslize (que rende boas tramas apesar de tudo), as modificações propostas pelo roteirista funcionam e vemos um Jimmy Olsen mais corajoso, um Lex Luthor mais consciente dos seus atos e até uma Lois Lane mais conselheira para o Superman. Tudo isso ao redor do desenvolvimento de Clark Kent enquanto ser humano e da criação de novos personagens que adicionam ainda mais ao mito!

Minha sugestão para os fãs do Homem de Aço: Deem a chance de Superman Terra Um de Michael Straczynski te surpreender e relembrar que o herói pode ser diferente sem perder sua essência!

Quer ver mais matérias sobre o Superman? Confira nossas matérias sobre Superman O Homem de Aço de John Byrne, Superman Ano Um e Porque o Superman é um Personagem tão Difícil de Escrever!

.

Compre Superman Terra Um de Michael Straczynski clicando nas capas abaixo! 

.

Superman Terra Um de J.Michael Straczynski

.

Superman Terra Um de J.Michael Straczynski

.

Superman Terra Um de J.Michael Straczynski


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!