Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison é mais uma HQ da iniciativa Terra Um da DC Comics – que conta com HQ´s do Batman, Superman, Lanterna Verde e Titãs (as duas últimas ainda não lançadas no Brasil). 

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison é a oportunidade perfeita de ver o autor construir sua visão da personagem sem nenhuma amarra de cronologia e podendo realmente “pirar”. Yanick Paquette é o artista que acompanha Morrison e sua arte encaixa muito bem na HQ e na visão do autor de Temiscira. 

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

Mulher-Maravilha interage com Steve Trevor em Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison: Vale a pena?

.
Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison consegue respeitar a mitologia da personagem – que tem releituras ótimas da sua origem pelas mãos de Perez e Azzarello – e adicionar elementos novos – que sejam realmente importantes. Não vejo grandes diferenças na cor do personagem Steve Trevor, que na HQ deixa de ser loiro de olhos azuis para ser negro. A mudança pode “chocar” alguns leitores mas, honestamente, tem pouquíssima importância na trama e eu entendo que HQ´s fora da cronologia principal servem justamente para isso: ousar.

Se Steve Trevor sofre uma mudança que não impacta nada na trama, o mesmo não pode se dizer de Temiscira que vira algo completamente diferente do que já vimos em outras edições – e me arrisco a dizer que foi a versão visualmente mais interessante que vi. A Ilha das Amazonas do autor apresenta uma visão totalmente futurista e distante do modelo antigo das outras versões. Temos naves voadoras e afins – o que justifica muito bem o avião invisível da personagem que é mais um elemento da ciência do que da magia em  Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison.

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

O avião de Diana ganha um design diferente em Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

.

O visual que mescla elementos clássicos com tecnologia não foi o única mudança que Morrison fez em Temiscira. O autor deu uma das melhores explicações para o isolamento das Amazonas, reavivando o confronto de Hércules com a Rainha das Amazonas, e para o nascimento de Diana, que envolve uma grande mentira. A HQ, como toda origem da Mulher-Maravilha, tem na chegada de Steve Trevor seu grande motor só que aqui a atitude de Hipólita é mais radical: ela não tem a menor vontade ou intenção de ajudar o mundo do patriarcado…

É a curiosidade de Diana que faz com que Temiscira e o mundo do patriarcado se envolvam de novo em Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison. A personagem retratada pelo escritor escocês é teimosa e está bem cansada dos rituais da Ilha das Amazonas e deseja ver o restante do mundo – por mais que sua mãe não a queira deixar ir. Uma outra característica inserida por Morrison, que tem pouquíssima influência na trama, se relaciona com a sexualidade de Diana que tem um relacionamento amoroso com uma das Amazonas.

Até faz sentido se pensarmos em séculos de isolamento de uma ilha SÓ de Amazonas – essa característica está na HQ mas não é “gritada” pelo autor e nem ganha mais destaque do que deveria.. Novamente: o legal de uma iniciativa como a Terra Um da DC Comics é justamente vermos os autores tomando decisões diferentes.

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

Hipólita tenta convencer Diana de que o mundo do patriarcado é ruim em Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

.
No fim das contas, a trama inicial de Terra Um se desenvolve a partir do desejo de Diana de mudar e do medo de sua mãe de se envolver de novo com o mundo do patriarcado (medo bem justificado por Morrison!). A trama traz ainda novas abordagens de guerreiras amazonas, um Steve Trevor reformulado e a divertida Beth – uma jovem universitária que logo vira uma amiga da Mulher-Maravilha

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison vale a pena pois consegue trazer elementos novos (e interessantes!) para o mito da personagem sem ser desrespeitoso com tudo que já foi construído. A arte de Yanick Paquette encaixa muito bem com a trama e as sequências na Ilha Paraíso são de tirar o folêgo! Uma boa pedida para os fãs da Amazona mais famosa das HQs.

Quer conhecer mais HQ´s interessantes? Confira nossas colunas Baú de HQ´s e HQ´s Brasileiras!

.

Compre Mulher Maravilha Terra Um clicando nas capas abaixo!

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

.

Mulher Maravilha Terra Um de Grant Morrison

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!