Ultimato do Bacon

Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia – O Ultimato

Em 7 de Nov de 2022 3 minutos de leitura
Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia - O Ultimato (1)

Em 2001 chegava às bancas americanas um dos crossovers mais inusitados de todos os tempos. A história mostrava como a chegada do Último Filho de Krypton impedia Lorde Greystone, o pai de Tarzan, de ser abandonado na selva ao lado de sua mulher grávida. E isso muda tudo para os dois personagens. Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia é o tipo de HQ que surpreende por conseguir entregar um ótimo resultado de uma ideia que é, no mínimo, questionável.

Lançado no Brasil em 2022 pela Pandora Books, Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia compila as três partes da aventura que mostra, basicamente, os dois famosos heróis trocando de lugar: Tarzan cresce na cidade enquanto Superman assume seu lugar na selva.

Dica para o leitor: Se você é o tipo de consumidor mais “purista” e não gosta de misturas de universos, recomendamos as clássicas histórias do Azulão que estão na lista de Melhores HQs do Superman. Se você, por outro lado, busca histórias clássicas do Tarzan, confira nossos reviews sobre Tarzan O Senhor da Selva de Roy Thomas e John Buscema, Tarzan a Era de Russ Manning e Tarzan de Joe Kubert!

Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia - O Ultimato (2)

O homem de aço cresce na selva e busca seu lugar no mundo na HQ Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia

A trama da HQ Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia

Posso dizer com toda a tranquilidade do mundo que a HQ de Chuck Dixon consegue entregar uma boa história por conta da forma como o autor mescla os elementos do universo de cada um dos personagens.

O Tarzan que vemos aqui é o clássico de Edgar Rice Burroughs e todos os elementos característicos dele estão na obra: os pais que são forçados a desembarcar de um navio após um motim, a cidade perdida de Opar, a linguagem dos macacos e muito mais.

O mesmo acontece do lado do Homem de Aço que tem referências a Krypton, ao Planeta Diário, a descoberta de seus poderes e por aí vai.

Essas referências são importantes, e cativam os leitores que conhecem os dois universos, pois são delas que partem a premissa da história: Lorde Greystone estava para ser expulso do navio e abandonado na selva quando um dos tripulantes que fizeram o motim diz para eles “pedirem clemência aos céus”.

É nesse momento que a nave do pequeno Kal-El corta o horizonte e cai na floresta. Obviamente isso é interpretado como um sinal divino e a família Greystone é salva. No lugar do pequeno Tarzan, é o bebê de Krypton que é salvo por Kala – o poder fora do comum que o bebê apresenta parece deixar Kerchak com mais raiva do que ele tem na própria obra original.

Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia - O Ultimato (3)

Argo-Zan, como Superman é chamado, enfrenta os perigos da Selva na HQ Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia

A mudança de ares proposta na HQ faz com que os dois personagens cresçam mais frustrados e atormentados do que o normal. Kal-El não se identifica com a selva e após achar os destroços de sua nave, parece cada vez mais disposto a sumir de lá.

O futuro lorde Greystone, Clayton “Tarzan”, se mostra um aluno brilhante (na versão original ele aprende a ler e escrever sozinho, lembra leitores?) mas muito atormentado e parece estar sempre distante.

Uma expedição à selva é o que faz com que a história dos dois personagens se cruzem. A trama tem relação com a cidade perdida de Opar e com Kryptonita.

Temos personagens secundários famosos, como Lois Lane e Jane, tendo função primordial nessa narrativa de encontro que surpreende por ser bem escrita – apesar de não ter nenhuma grande surpresa em sua parte final.

Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia - O Ultimato (1)

Um Superman Selvagem encontra um Tarzan das cidades na HQ de Chuck Dixon e Carlos Meglia

Superman e Tarzan Os Filhos da Selva de Chuck Dixon e Carlos Meglia não é uma leitura especial por conta de seus plot twists ou de suas inovações de roteiro.

A leitura se torna especial porque Dixon, ao lado da bela arte de Meglia, consegue misturar elementos muito interessantes da mitologia dos dois personagens de forma que eles sigam sendo extremamente reconhecíveis e fiéis mas ao mesmo tempo passam a ser elementos “surpresa” por estarem fora do seu habitat natural.

Tanto Tarzan quanto Superman apresentam ações extremamente fiéis ao que se espera deles, o que é mais um ponto positivo. A selva e a cidade não foram capazes de mudar a essência desses heróis – o que é muito interessante! 

Se você gosta de ideias peculiares que dão certo, essa HQ vai te surpreender e agradar bastante!

Quer conhecer outro crossover inusitado que funciona? Confira nosso review sobre Drácula Versus Zorro (1993)

Avaliação: Bom!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade