Ultimato do Bacon

Providence de Alan Moore (2017) – O Ultimato

Em 4 de Dez de 2020 3 minutos de leitura
Providence de Alan Moore

A HQ Providence de Alan Moore, que conta com os desenhos de Jacen Burrows, é uma HQ de terror bem diferente do convencional. Aqui as perseguições infinitas dão lugar a uma sensação de ansiedade que só cresce com o passar das edições. A sensação de medo é maior e mais poderosa do que os próprios “monstros” que espreitam no escuro.

Providence de Alan Moore teve 12 edições que começaram a ser lançadas em 2015 no exterior. No Brasil as 12 edições foram compiladas em três encadernados capa dura “Providence” #1 – #3 pela Panini Comics entre 2017 e 2018.Vale relembrar que a trama tem uma espécie de Spin-off chamada Neonomicon que pode ser lida separadamente mas que adiciona bastante ao entendimento do fim de Providence.

Providence de Alan Moore

O escritor Robert Black é o protagonista da HQ de terror Providence de Alan Moore

A trama da HQ de terror Providence de Alan Moore

Antes de falarmos da trama, é importante dizer que a HQ Providence de Alan Moore não é uma história que eu indicaria para qualquer pessoa. O desenvolvimento é lento, temos páginas e mais páginas do diário do protagonista Robert Black que precisam ser lidas e ainda temos diversos fenômenos sobrenaturais que não tem uma explicação simples. 

A trama é um terror que segue 100% o estilo de H.P Lovecraft, cuja obra inspirou o trabalho de Moore nessa série. Não é uma leitura simples e nem fácil e o terror aqui vem muito mais do estranho e do desconforto do que de cenas e monstros assustadores. Cabe ao leitor decidir se esse é o tipo de trama que quer ler. Minha sugestão? Se você quer algo sanguinolento e de pouco raciocínio, procure Crossed de Garth Ennis. Caso contrário, a HQ Providence de Alan Moore pode ser uma boa pedida.

Providence de Alan Moore O escritor Robert Black passa por situações assustadoras na HQ  Providence de Alan Moore

A HQ começa em 1919 na cidade de Nova York e acompanha o então jornalista Robert Black. Ele trabalha para um jornal de pequeno porte que está buscando uma matéria para “tapar buraco”. Logo, Black e o Sr. Posey (responsável pelo jornal) decidem fazer uma matéria falando sobre lendas locais. Black sai para conversar com um médico que havia escrito ensaios sobre o tema. Essa pesquisa inicial do jornalista e o falecimento de uma pessoa muito próxima fazem com que ele decida deixar a cidade para realizar seu sonho de escrever um livro. O tema? Ocultismo.

Desde o começo a HQ  Providence de Alan Moore deixa claro que ela iria se desenrolar junto com a busca por conhecimento do escritor Robert Black. Cada pessoa que ele conhece leva a outra e, cada vez mais, ele vai se aprofundando em seitas e histórias assustadoras. Apesar de tem um tom mais intelectual e de conversa, a HQ coloca seu protagonista em diversas situações bizarras, inusitadas e que causam desconforto no leitor. Como falamos acima: é um terror diferente que mora nos conceitos de mundo que Black está desbravando. 

Providence de Alan Moore

Situações estranhas que geram aflição são comuns em Providence de Alan Moore

Apesar das situações estranhas e dos personagens inusitados que o protagonista conhece pelo caminho, é seguro dizer que o terror está nas entrelinhas. No que Black não viu ou no que ele teve medo de aceitar.

Apesar de algumas conversas pretensiosas sobre o funcionamento do mundo (o próprio H.P Lovecraft aparece na HQ com algumas declarações que não acrescentam muito à trama e soam como Moore querendo transformar a sua trama em algo mais inteligente do que de fato é), a história de Providence pode ser lida de maneira simplificada. O que dita o quanto você vai mergulhar na trama é sua predisposição para abraçar os devaneios de Moore e de Lovecraft. O “outro mundo” que eles propõe é aterrador mas o quanto ele vai te afetar é assustar é com você. 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

A HQ Providence de Alan Moore foi anunciada como o “Watchmen do terror”. Honestamente, acho que passa longe disso. Pode ser minha implicância com o ritmo demasiadamente lento, com o excesso de páginas de diário ou simplesmente o fato de eu nunca ter achado a obra de H.P. Lovecraft muito atrativa. O fato é que considero Providence uma boa HQ de terror e só. Super indicada para os fãs de Lovecraft e para aqueles que curtem um terror mais lento e subjetivo.

Confira outras grandes obras de terror como Gideons Fall de Lemire e Lavagem do Brasileiro Shiko!

Avaliação: Bom!

Compre Providence de Alan Moore clicando na capa abaixo! 

Providence de Alan Moore

Providence de Alan Moore

Providence de Alan Moore

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade