Lavagem é um quadrinho produzido no Brasil que foi escrito e desenhado por Shiko. O artista entrega na obra uma HQ que é um verdadeiro soco no estômago e seus belíssimos desenhos agregam muito em sua dinâmica.

Caracterizada por uma trama bem pensada e bem executada, a obra é um terror daqueles não costumamos ver muito por aí…

Lançada em 2015 pela Editora Mino, Lavagem é considerada por muitos a melhor história do quadrinista Shiko – que possui outras obras impressionantes, também do gênero de terror. Considero Lavagem, ao lado da incrível Gatilho de Carlos Estefan e Pedro Mauro, uma das melhores HQs nacionais que já tive o prazer de ler!

 

Lavagem de Shiko - HQs Brasileiras 1

Shiko entrega páginas chamativas em preto e branco na sua obra Lavagem publicada pela editora Mino

A História de Lavagem de Shiko

Lavagem é uma daquelas histórias que vai nos deixando confusos no começo, mas que vai encaixando suas peças no decorrer da trama e finaliza com um “bruta soco no estômago” que nos deixa pensativo.

A história acompanha um casal que vive no mangue e possui uma vida muito humilde: Omar é um homem bruto e quieto que, aparentemente, se sente mais confortável com seus porcos do que com as pessoas. Já sua esposa é uma mulher analfabeta e religiosa. Os dois parecem não estar mais muito ligados até que um pastor bate em sua porta em uma noite que deveria ser como outra qualquer…

As 72 páginas de Lavagem passam, literalmente, voando. A velocidade da trama se assemelha muito as antigas histórias que encontrávamos em antigas HQs de contos de terror – como a antiga Eerie ou O Mistério e a Loucura do Terror em Combate. A diferença é que mesmo em poucas páginas Shiko consegue criar um background para o casal e estabelecer muito bem a dura realidade de cada um deles. O elemento de terror propriamente dito está presente desde o começo da trama e só vai se intensificando com o passar das páginas…

Lavagem de Shiko - HQs Brasileiras 2

Omar aparece na companhia de seus porcos em Lavagem de Shiko

 

Analisando o “coração” de Lavagem de Shiko

 

O desejo de se libertar de alguém enclausurado é grande a ponto de desafiar as próprias crenças? Foi essa pergunta que ficou na minha cabeça após finalizar a leitura de Lavagem.

Shiko conta uma história que tem muitos elementos de terror, mas só funciona porque possui uma ambientação e uma criação de personagens muito realista e que retrata um Brasil que apresenta realidades muito duras.

A identificação dos personagens é imediata e é impossível não imaginar como eles chegaram até aquela situação – o autor constrói isso muito bem e, para quem conhece bem o nosso país, a história do casal que não se relaciona muito e possui uma realidade simples é bem fácil de ser preenchida nos detalhes.

O elemento de terror – e também religioso – fica mais intenso à medida que o “homem de Deus” aparece na casa do casal. É a partir desse momento que vemos uma intensa vontade de mudar o status quo.

Lavagem é o tipo de HQ que pode ser encarada apenas como um bom conto de terror ou, se olharmos mais de perto, pode esconder desejos e mostrar que o ser humano faz de tudo para justificar seus próprios atos.

A obra de Shiko – apesar dos debates que possa trazer – é uma leitura muito fluida e despretensiosa! Os fãs de um bom terror – psicológico e gráfico – vão adorar ter em suas prateleiras mais um excelente representante do gênero!

 

Gosta de Quadrinhos Brasileiros?

Confira ainda nossas matérias sobre Bizarra e The Few and The Coursed.

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: