A HQ Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows é uma daquelas tramas que vai te deixar de boca aberta. A trama possui relação direta com as obras de H.P. Lovecraft, mas fique tranquilo! Se você nunca leu nada do autor, isso vai passar longe de ser um problema para a leitura. As obras de Lovecraft ficam mais no plano de fundo e na fundamentação do horror ao qual seremos expostos..

Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows foi originalmente publicado em 2010 e vale salientar que a trama, que se fecha perfeitamente nessa minissérie,  continua se desenvolvendo na série “Providence”, também de Moore – os que ficaram muito fascinados pela obra podem adquirir sem medo! A Panini Comics já publicou Neonomicon duas vezes no Brasil: uma 2012 (capa cartão) e uma em 2020 (capa dura). Mesmo conteúdo.

.

Neonomicon

A agente do FBI Merril é a mais afetada pelos eventos da HQ Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows

.

A trama da HQ Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows

.
O que começa como uma história de detetive com ares mais assustadores, se transforma em um show de bizarrice na HQ Neonomicon. Moore não tem medo de mostrar cenas e acontecimentos bizarros (fique tranquilo, nada no nível de Crossed de Garth Ennis) que ficam na nossa mente. 

A HQ começa acompanhando o agente Aldo Sax. Sax é um detetive que sempre busca conexões aparentemente inexistentes. Ele está no Brooklin investigando a relação entre crimes muito violentos que parecem independentes entre si – apesar das incríveis semelhanças.

A investigação do agente Sax o leva próximo demais da ação e digamos que as coisas não terminam tão bem para ele.. Vale salientar que essa primeira história possui leves elementos de terror e segue mais como sendo uma trama de investigação com uma “pitada” de sobrenatural.. A coisa muda muito quando os agentes Lamper e Brears entram na trama.

.

Neonomicon Merril Brears disfarça os cabelos em uma missão de infiltração na HQ Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows

.
A detetive Brears e seu parceiro Gordon Lamper iniciam sua investigação conversando com o agora prisioneiro Aldo Sax. O personagem, que aparentemente enlouqueceu, não consegue ser de grande ajuda mas a investigação prossegue mesmo assim. Quanto mais os agentes Brears e Lamper mergulham na história dos assassinatos mais fica claro que vem coisa bizarra por aí… 

A investigação leva os detetives para uma pequena cidade onde eles acreditam que irão pegar um fornecedor de drogas. A missão de infiltração logo toma um rumo completamente diferente e é aí que acontecimentos bizarros e chocantes entram em cena.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

O mistério envolvendo esses “adoradores” da obra de H.P. Lovecraft ganha contornos que nenhum dos dois detetives conseguiu antever. Vale ressaltar, para os que possuem menos disposição para violência, que Jacen Burrows retrata páginas sangrentas mas nada que nos deixe tão desconfortáveis assim. Não são os desenhos que nos fazem ficar com os acontecimentos na cabeça, é o roteiro de Moore que cria acontecimentos tão fora da curva que marcam.

.

Neonomicon A aparição de um monstro marca a vida dos envolvidos no mistério da HQ  Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows

.

No fim das contas a trama de Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows é muito bem pensada e desenvolvida. A HQ consegue reunir perfeitamente elementos de terror e de investigação sem ser pedante ou ter aqueles desenvolvimentos que “ninguém entende”. A trama se fecha mas deixa pontas soltas que são desenvolvidas na série “Providence” – que eu só recomendo para quem realmente curtiu a temática da história. Uma boa pedida para os fãs de terror!

Quer conhecer outras HQ´s com temática sombria? Confira nossa sessão especial sobre quadrinhos de terror!

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Neonomicon de Alan Moore e Jacen Burrows clicando na capa abaixo! 

.

Neonomicon

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: