Ultimato do Bacon

Operação High Ways de John Byrne – O Ultimato

Em 14 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Operação High Ways de John Byrne - O Ultimato (2)

Os leitores fãs de HQs com estilo da década de 80 vão adorar essa obra que parece resgatar (ou relembrar) uma outra era dos quadrinhos! Operação High Ways de John Byrne mostra um dos mestres das HQs criando uma história espacial que tem de tudo: ação, mistério, personagens cativantes e muitos plot twists!

Em Operação High Ways, lançada originalmente em 2013 pela IDW, Byrne conservou muito do estilo que o deixou famoso e é fácil identificar elementos que estão muito presentes nas famosas fases que o autor escreveu em Quarteto Fantástico, Superman, Tropa Alfa, X-Men e no inesquecível Superman e Batman Gerações. Se você curte essas obras, essa HQ vai ser uma verdadeira viagem no tempo!

Operação High Ways de John Byrne chegou ao Brasil em 2022 pelas mãos da editora Skrypt! A obra, em capa dura, possui pouco mais de 110 páginas e compila a saga completa criada pelo lendário autor.

Operação High Ways de John Byrne - O Ultimato (3)

A saga espacial Operação High Ways de John Byrne traz muitos perigos e reviravoltas!

A trama da HQ Operação High Ways de John Byrne

Byrne nos leva em uma viagem futurista e somos apresentados a uma realidade na qual a viagem espacial já é mais comum e acessível. O homem já explora, de forma mais corriqueira, outros planetas e existe todo um comércio espacial se desenvolvendo ao redor disso.

Eddie Wallace, nosso protagonista,é um calouro que está começando no ramo de viagens espaciais. A simpática e divertida veterana Marilyn Jones é a responsável por ajudar o novato a se “achar” dentro desse mundo de viagens e missões espaciais.

A primeira parte da trama diverte por ser uma espécie de guia de adequação ao espaço. Vemos a veterana Marilyn Jones preparando Wallace de diversas formas diferentes e explicando funcionamento da roupa, do ar e até da gravidade em diversos locais diferentes. Tudo isso para que ele possa estar preparado para enfrentar as missões na nave Carol Ann sob o comando do capitão Jack.

Operação High Ways de John Byrne - O Ultimato (4)

Belas naves aparecem nas páginas da HQ Operação High Ways de John Byrne

A missão de transporte de Wallace começa a se complicar quando o capitão Jack informa para ele e para Marilyn Jones que o destino havia mudado. A viagem, substancialmente mais longa, transcorre sem nenhum problema.

Esses começam mesmo quando eles chegam ao seu destino e descobrem que ninguém havia contratado os serviços de transporte da nave e que eles haviam viajado 8 meses a toa.

Podemos dizer que é aqui que a história começa de verdade e que as páginas anteriores foram uma espécie de contextualização para o leitor desse mundo novo. A história de Wallace sofre diversas reviravoltas desde que ele coloca os pés no destino da nave espacial Carol Ann – a Lua Europa.

O clima de mistério espacial vai se intensificando e temos um sem número de reviravoltas que fazem com que a missão seja ressignificada várias vezes! Muitas cenas de ação marcantes e momentos tensos se apresentam nessa HQ que pode ser definida como um thriller espacial. Para não estragar a surpresa, só podemos usar uma frase clichê e dizer que Byrne nos prova que nada é o que parece nessa trama.

Operação High Ways de John Byrne - O Ultimato (1)

Byrne nos presenteia com lindos cenários espaciais na HQ Operação High Ways

Os fãs de Byrne podem ficar tranquilos porque o trabalho do autor é extremamente similar ao que era na década de 80 e 90. A sensação chega a ser a de que ele parou no tempo em termos narrativos e de arte – se isso é bom ou ruim, cabe ao leitor decidir.

No meu ponto de vista, a história (apesar de seus muitos e interessantes plot twists) apresenta algumas soluções muito simplistas – o que acaba dando um ar ainda mais clássico para ela. Não achei isso ruim, mas um leitor mais novo pode se sentir incomodado em algum momento.

No fim das contas, Operação High Ways de John Byrne é um convite para viajar no tempo e relembrar as grandes sagas e trabalhos do autor. A obra possui detalhados e belos desenhos de cenários espaciais além de um roteiro divertido que – por “n” motivos – traz um ar clássico e a assinatura de Byrne.

Se você é fã da década de 80 e dos trabalhos do autor, tenho certeza de que vai se divertir muito com a obra. Senão, essa é uma obra curta que pode te dar um bom vislumbre de como a narrativa das HQs funcionava no passado.

Para mim, uma boa e divertida leitura!

Avaliação: Bom!

Compre Operação High Ways de John Byrne clicando na capa abaixo! .

Operação High Ways de John Byrne Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade