Ultimato do Bacon

O Santo Sangue – HQs Brasileiras

Em 28 de Nov de 2020 5 minutos de leitura
Capa de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo

O Santo Sangue é uma HQ Brasileira escrita por Laudo Ferreira e com arte de Marcel Bartholo. Com uma narrativa única e aventuresca, inspirada nas mais diversas fontes, mas com um toque brasileiro inconfundível, ela motivou duas matérias aqui no Ultimato do Bacon.

Para não confundir o leitor e facilitar a leitura, sem que para isso você precise ficar vasculhando o site, unificamos as duas matérias neste texto.

.

Índice

O Santo Sangue – por Alexandre Baptista

O Santo Sangue, hoje no Baú de HQs, é mais uma obra nacional e vencedora do 31o HQ Mix deste ano na categoria Melhor Roteirista.

Escrita por Laudo Ferreira e com arte de Marcel Bartholo, o álbum publicado pela Jupati Books – selo da Marsupial Editora – tem 80 páginas coloridas, em uma edição com capa cartão.

Confira nossa review em vídeo no Sobrecapa!

.

O Santo Sangue – a história

O Santo Sangue traz uma história bastante brasileira, com elementos intimamente ligados a realidade do Brasil que existe fora das grandes metrópoles e centros urbanos. Na trama, a jovem Lucem, conhecida como “Santinha Lucem”, é uma idolatrada e milagrosa curandeira em um pequeno vilarejo.

Lucem passa seus dias curando centenas de pessoas da região através de seu sangue menstrual. No entanto, o velho senhor Contreiro, pai da jovem, acredita que a cura é apenas crença popular e que a infinita menstruação de sua filha é obra de uma desgraça causada por Cueva, um misterioso homem que esteve na vila um tempo atrás.

Com um clima de cordel misturado com folclore e lenda amazônica, Laudo Ferreira desfia sua história em cenários deslumbrantes realizados de maneira intensa por Bartholo, que abdica das cores primárias e tons pasteis para favorecer tons mais escuros e cores mais densas, deixando os quadrinhos em uma ambientação de mistério e aventura.

Vernio chega à vila: clima árido e de pobreza

.

O Santo Sangue – a arte

As cores escolhidas favorecem em muito a narrativa, dando aridez em algumas cenas no vilarejo; um aspecto quente e úmido nas cenas na floresta; e um clima de terror nas cenas de flashback. Além disso, o traço estilizado e anguloso de Bartholo, realçado com traços brancos, lembra demais as xilogravuras presentes em cordéis, trazendo um clima regional na leitura da HQ.

O matador encontra a bruxa: uma jornada de auto-conhecimento e cura.

.

O Santo Sangue – a HQ

O roteiro de Laudo Ferreira é bastante envolvente e a história é contada pela perspectiva de Vernio, o matador, contratado por Contreiro para acabar com Cueva.

Com diversos elementos clássicos, os personagens de O Santo Sangue parecem ter muitas outras histórias apenas aguardando serem contadas: o velho Contreiro, em uma arquetípica figura do “coronel” de fazenda, se comporta como um Jabba do Sertão; Vernio, o típico matador de aluguel, com milhares de fantasmas de seu passado; a velha bruxa, figura misteriosa, mística e um tanto amalucada, numa espécie de “mestra Yoda” raiz; e Lucem e Cueva, como figuras centrais do mistério, força motriz da história toda.

Algo que é típico da produção de Laudo Ferreira é essa mistura de elementos muito brasileiros com realidades que podem ser interpretadas como “realidades fantásticas” mas que no fundo figuram na viagem interna de cada personagem, confrontando seu medos pessoais, traumas ou escolhas de vida.

Seja em Cadernos de Viagem (uma obra praticamente auto-biográfica) ou Yeshua Absoluto (saiba mais aqui e aqui) ou ainda na nova fase da loira Tianinha, a obra de Laudo sempre remete à reflexão psicotrópica – mas não a “viagem de ácido recreativa” e sim uma jornada de autoconhecimento dos personagens que destaca a importância da jornada interna e da aceitação de si mesmo para a compreensão do outro.

O Santo Sangue tem apenas um único defeito: é uma HQ curtinha demais para um universo extremamente rico e que deixa a imaginação do leitor fervilhando de curiosidade por mais aventuras desse Brasil ao mesmo tempo tão fictício e tão real criado por Laudo Ferreira e desenhado por Marcel Bartholo.

Agora é torcer pra que venham mais histórias!

.

O Santo Sangue – por Lucas Souza

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo é mais uma HQ Brasileira que brinca com as regionalizações e com a realidade do nosso próprio país para entregar uma história de mistérios e folclore muito interessante.

A HQ foi lançada pela editora Jupati Books em 2018 e é uma história completa e independente que não demanda nenhuma leitura prévia para que possamos mergulhar no universo que a dupla criou. Naquele mesmo ano, Laudo Ferreira venceu o HQ Mix de Melhor Roteirista com O Santo Sangue.

A sujeira da cidade mostra no começo de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo vai contrastar com as paisagens do campo

O Santo Sangue – A Premissa e o Folclore

A trama pensada por Laudo Ferreira – autor de outros títulos como Questão de Karma, Yeshua Absoluto, Tianinha e muitos outros – já começa mostrando que sua aparente simplicidade vai trabalhar com recursos temporais para mostrar os dois encontros entre o cruel matador Vernio e a Santa Lucem. Os dois são reunidos em trágicas circunstâncias – tanto no passado quanto no presente.

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo começa mostrando Vernio chegando ao velório da Santa Lucem e tendo atitudes pouco usuais para um velório. Esse susto inicial é ótimo para ganhar nossa atenção. Logo descobrimos que no passado o matador foi contratado pelo Senhor Contreiro para matar um estranho forasteiro que se escondeu na mata e roubou a honra da menina que agora tinha toda a atenção da cidade.

O Santo Sangue mostra lindas paisagens desenhadas por Marcel Bartholo para os roteiros de Laudo Ferreira

A história se divide, em suas 80 páginas, entre mostrar o passado e o presente dos envolvidos na história de Santa Lucem.

A arte de Marcel Bartholo – que pode ser conferida também em Carniça, Lama e Canil -, aliada aos roteiros cheios de personagens regionais de Laudo Ferreira, nos dá a sensação de estar lendo uma história folclórica brasileira – tudo encaixa perfeitamente!

A trama ainda é recheada de personagens secundários cativantes, como a “velha bruxa da floresta” que alterna momentos de sabedoria com deboche seguidos de loucura!

Se O Santo Sangue tem alguma falha enquanto história é a de não ter mais páginas para construir o background de seus personagens.

Não me entenda mal: todos tem suas motivações definidas e subentendidas mas seria interessante entender o passado que atormenta o matador Vernio ou mesmo conhecer mais sobre a “bruxa da floresta”. Isso não é um demérito à obra e sim o contrário! Quer dizer que Laudo e Bartholo foram tão hábeis em construir um universo interessante que gostaríamos de explorá-lo um pouco mais.

Capa de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo

Santa Lucem é o fio condutor da trama de O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo

O Santo Sangue de Laudo Ferreira – conclusão

O Santo Sangue de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo é um excelente conto que mostra mais uma vez que o nosso país é extremamente rico em termos de folclore e possui um terreno fértil para histórias de diversos tipos. Laudo Ferreira e Marcel Bartholo tem uma sinergia perfeita e os desenhos mais estilizados de Bartholo deram o ar de conto que o roteiro pedia. Um grande acerto que vale e muito a leitura!

Quer conhecer outras HQs Brasileiras incríveis?

Confira nossas matérias sobre Luzes de Niterói, Bizarra e Gatilho!

Sugestão de Leitura


Créditos:
Texto: Lucas Souza e Alexandre Baptista
Edição: Alexandre Baptista
Sobrecapa Logo
Imagens: Reprodução

O Santo Sangue – Baú de HQs – Matéria publicada originalmente em 17 de setembro de 2019. O Santo Sangue – HQs Brasileiras – Matéria publicada originalmente em 30 de setembro de 2020. Atualizadas e unificadas em 28 de novembro de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade