Yeshuah Absoluto é uma HQ nacional da dupla Laudo Ferreira e Omar Viñole. A trama, absolutamente corajosa, visa recontar a história de Jesus Cristo e representa uma visão mais particular de Laudo a respeito do personagem bíblico.

Yeshuah Absoluto foi lançado em capa dura pela Devir em 2016 e compila os três livros originais de Laudo Ferreira e Omar Viñole: Assim Em Cima, Assim EmbaixoO Círculo Interno, O Círculo Externo e Onde Tudo Está.

 

 Os 3 Reis Magos de Yeshuah Absoluto de Laudo Ferreira Jr. e Omar Viñole

Os três Reis Magos aparecem em Yeshuah Absoluto de Laudo Ferreira

 

Para quem é Yeshuah Absoluto?

 

Sempre quando vemos o tema de uma HQ é natural que nos perguntemos quem é o público-alvo dela e erroneamente podemos associar o tema como sendo restritivo – se ele não for do nosso interesse.

Cometi esse erro quando ouvi falar de Slam Dunk e Food Wars – dois mangás com temática de basquete e cozinha respectivamente. Por não me interessar pelo assunto acabei deixando essas obras de lado e quando finalmente dei uma chance para elas percebi o erro que estava cometendo.

Yeshuah Absoluto pode parecer uma obra para pessoas religiosas que estejam ligadas ao cristianismo especificamente, mas posso garantir que esse não é o caso. Duas decisões criativas de Laudo Ferreira fazem com que a obra pareça – até determinado ponto – dissociada da religião em si:

1- Uso dos nomes em hebraico: Jesus é chamado de Yeshu e Deus de Adonai – só para exemplificar. Isso ajuda a dar um distanciamento da religião e conseguimos ler a obra – até a chegada das passagens mais icônicas – sem fazer grandes comparações ou juízo de valor. Essa modificação também ajuda a termos algumas surpresas uma vez que não são todos que sabem os nomes, por exemplo, dos apóstolos em hebraico.

2- Desenho estilizado: Um desenho sério demais teria atrapalhado Yeshuah Absoluto pois certamente daria um ar mais biográfico e real – já temos muitas obras sobre Cristo com essa abordagem. A estilização adotada ajuda ainda mais a entendermos a obra como sendo algo diferente e novo.

 

Yeshuah Absoluto - HQs Brasileiras 1

Miriam chora por não compreender o destino reservado para si em Yeshuah Absoluto

 

A principal recomendação que dou aos que forem ler Yeshuah Absoluto é esquecer, durante a leitura, que se trata de uma obra sobre Cristo. Isso vai ajudar o leitor a curtir o enredo e as surpresas do roteiro sem fazer julgamentos precipitados – óbvio que em passagens como a crucificação isso se torna difícil. Mas vale fazer “uma forcinha”. Deixe os comparativos para depois que tiver terminado a obra! =)

 

A mensagem de Yeshuah Absoluto

 

Os que conseguirem passar pela questão religiosa e conseguirem admirar a visão de Laudo Ferreira e Omar Viñole para a história de Cristo terão uma leitura muito interessante que traz no conceito de amor seu principal tema.

A questão não é acreditar ou não em Jesus, nem debater se Laudo está sendo preciso – se é que isso é possível – ou não na sua interpretação. A grande beleza da obra é admirarmos uma mensagem poderosa de esperança mesmo em tempos desesperadores.

Yeshu e seus seguidores erram, mas evoluem quadro a quadro tendo sempre no “amor ao próximo” seu principal guia. As discordâncias e preconceitos entre os próprios apóstolos são debates valiosos e as palavras de Yeshu tem um poder incrível dentro do contexto da HQ – mesmo que nem sempre seja o efeito pretendido.

 

Yeshuah Absoluto - HQs Brasileiras 2

Uma das cenas mais reproduzidas de todos os tempos ganha nova interpretação na HQ Brasileira Yeshuah Absoluto de Laudo Ferreira

 

Yeshuah Absoluto de Laudo Ferreira e Omar Viñole é uma HQ poderosa e corajosa que reconta a história de Jesus Cristo de uma forma diferente e sem medo de colocar seu próprio olhar.

Em tempos onde o desrespeito às crenças alheias é visto como uma virtude, os Quadrinhos Brasileiros dão aula de se impor sem desrespeitar, zombar ou alfinetar ninguém. Os fiéis mais fervorosos podem encontrar algumas diferenças estruturais na trama contada por Laudo em comparação com a Bíblia e tudo bem: reinterpretar qualquer obra dando nossa visão pessoal gera diferenças.

O mais importante é que Yeshuah Absoluto não altera a mensagem principal e consegue dar uma nova e interessante – e me arrisco a dizer que mais atual – roupagem à história mais contada e reproduzida de todos os tempos.

Independente da sua religião e crença posso dizer que vale muito conferir e se emocionar com a HQ!

 

Confira também do vídeo do Sobrecapa:

 

 

Quer conhecer mais Quadrinhos Brasileiros?

Confira nossa coluna HQs Brasileiras e mergulhe no mercado de quadrinhos nacionais! =)

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!