Ultimato do Bacon

O Quinze de Shiko – O Ultimato

Em 17 de Ago de 2021 3 minutos de leitura
O Quinze de Shiko - O Ultimato

O famoso livro de Raquel de Queiroz, lançado em 1930, virou uma belíssima HQ! O Quinze de Shiko adapta a obra da escritora mantendo o tema principal: a seca de 1915. Vale destacar que a autora se mudou para o Rio de Janeiro com a família justamente para fugir desse problema. O quadrinho de Shiko mantém as características da obra original e dá vida às emocionantes passagens pensadas pela escritora.

O Quinze de Shiko foi lançado pela Editora Ática em 2012 na coleção “Clássicos Brasileiros em HQ”. A edição possui mais de 80 páginas coloridas e traz ainda biografia de Raquel de Queiroz e Shiko além de um belo making of da HQ que contextualiza historicamente algumas falas e atitudes dos personagens. Mais uma grande HQ brasileira!

O Quinze de Shiko - O UltimatoConceição e seu primo Vicente são alguns dos protagonistas da HQ O Quinze de Shiko

A trama da HQ O Quinze de Shiko

Prepare-se para ler uma HQ com uma trama que vai ficar muito tempo na sua mente. Acho importante destacar isso para o leitor, pois a obra de Raquel de Queiroz, brilhantemente adaptada por Shiko, retrata a dificuldade em meio a seca e mostra a infeliz realidade de sofrimento e abandono ao qual o povo é submetido.

Acompanhamos, basicamente, três histórias que se cruzam: a de Chico Bento, um vaqueiro que perde o emprego por conta da seca e precisa emigrar com a família, a de Vicente, um fazendeiro que luta para salvar seu gado, e Conceição, uma professora que tenta convencer a avó a sair do sertão. 

Shiko retrata tão bem essas 3 histórias que me parece natural que sintamos um pouco da agonia dos protagonistas – que esperam ansiosamente pela chuva que irá aplacar a terrível seca.

O Quinze de Shiko - O UltimatoChico Bento perde o emprego e precisa emigrar com sua família na HQ O Quinze de Shiko

Todas as histórias possuem uma carga dramática intensa mas a de Chico Bento é, sem sombra de dúvida, a que rouba a cena. O vaqueiro precisa sair do Sertão com sua família por conta do encerramento das atividades do rancho onde trabalhava. O que faz a história de Bento diferente é a jornada: após não conseguir pegar o trem com a família e sem dinheiro, ele precisa passar por uma longa caminhada com a família para chegar ao seu destino. A seca e a crueldade do homem afetam o vaqueiro e sua família de forma permanente. Os efeitos da fome e da seca são cruéis e Shiko não nos poupa disso.

As histórias de Vicente e de sua prima Conceição também mostram a crueldade da seca, mas aqui temos essa história vista sob outra ótica. Não é que seja menos relevante mas com certeza é menos impactante. A luta dos dois, seja para salvar o rancho ou para tirar a avó do sertão, apresenta mais aspectos sociais e acaba se relacionando com fé, foco e teimosia. Apesar disso, é na história deles que vemos as diferenças culturais de 1915 para os dias atuais. Foi um grande acerto da Editora Ática trazer essas diferenças expostas e explicadas em extras.

O Quinze de Shiko - O UltimatoO sofrimento causado pela seca é representado na HQ O Quinze de Shiko

Uma HQ visceral que mostra a realidade de boa parte do país. A obra de Raquel de Queiroz cresce muito por conta do apoio visual que ganha nos quadrinhos. A arte de Shiko, que mostra os efeitos cruéis da seca e não tem medo de nos mostrar cenas fortes (atente-se ao visual dos personagens no começo e no final da obra), encaixou perfeitamente bem com a temática e a adaptação de roteiro também foi muito competente.

A obra, na minha visão, apresenta apenas um problema: a quantidade de páginas. Alguns momentos seriam muito mais impactantes com um pouco mais de desenvolvimento e senti o final um pouco apressado em relação ao ritmo da HQ como um todo. Independente disso, O Quinze de Shiko é uma excelente adaptação que merece ser lida e relida por nós brasileiros.

Quer conhecer outras HQ´s do Quadrinista Shiko? Confira nosso review sobre Três Buracos e Lavagem. E não deixe de conferir nossa matéria sobre 20 Quadrinistas Brasileiros que Você Precisa Conhecer!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre O Quinze de Shiko clicando na capa abaixo! 

O Quinze de Shiko - O Ultimato

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade