Neil Gaiman é um dos autores com a criatividade mais fértil que existe. Das hqs aos livros, passando por roteiros para cinema  e TV, Gaiman sempre entrega um trabalho a altura do que se espera dele.

O Livro do Cemitério foi lançado em 2008 e narra uma história muito peculiar. Nele acompanhamos a vida de Ninguém Owens, cujos pais foram assassinados por um misterioso homem. Owens ainda bebê vaga misteriosamente até o cemitério e lá é acolhido pelos mortos e por Silas, um ser misterioso que se compromete a ser seu guardião.

O Livro do Cemitério foi adaptado por P. Craig Russel para os quadrinhos. A adaptação é praticamente idêntica ao livro, com pouquíssimas adaptações para atender a arte. As obras são tão idênticas, que ler o livro ou a hq faz até pouca diferença. A não ser que assim como eu, você seja um fã do trabalho de Gaiman.

Enquanto o livro tem ilustrações de Dave McKean, na hq cada capítulo foi ilustrado por um artista, o que traz muita riqueza à adaptação. Os artistas são Kevin Nowlan, P. Craig Russel, Tony Harris, Scott Hampton, Galen Showman, Jill Thompson, Stephen B. Scott e David Lafuente. Mesmo com diferentes artistas, todos respeitaram as principais características visuais da obra.

.

O Livro do Cemitério de Neil Gaiman (2009) - O Ultimato 1

.

O Livro do Cemitério de Neil Gaiman – O Ultimato

.

Uma das características das histórias de Neil Gaiman que mais me fascinam, é a forma como ele transforma conceitos tão complexos em algo comum sem explicar muito. Em O Livro do Cemitério acompanhamos o crescimento de Ninguém Owens desde que era um bebê. Durante seu crescimento, Owens tem que lidar com várias adversidades, a maioria sobrenatural.

O Livro do Cemitério narra essa jornada de Ninguém Owens ao longo de oito capítulos, cada um ilustrado por um artista diferente. Cada capítulo narra uma aventura na vida de Owens, que variam de viagens a outros planos e confrontos com seres sobrenaturais, a disputas juvenis clássicas.

A interação de Owens com os fantasmas do Cemitério é sensacional, como eles viveram em diferentes épocas, Owens aprende sobre o mundo a partir de diferentes pontos de vista e conceitos. É poético como os mortos ensinam sobre a vida para Owens, cada um com sua experiência.

.

O Livro do Cemitério

.

Silas que faz o papel de guardião de Owens é uma figura enigmática, que logo no primeiro capítulo já sabemos que tipo de ser é, graças as suas características e comportamento.

Apesar de ser narrado através de contos com diferentes aventuras, O Livro do Cemitério não abandona sua narrativa principal que é o mistério de Ninguém Owens e porque sua família foi assassinada. Essa trama vai sendo desenvolvida de forma sútil até o capítulo seis.

A partir do quinto capítulo temos foco principal no mistério e a história de Owens se encaminha para seu final.

.

O Livro do Cemitério

.

Apesar de ser dedicado ao público infanto juvenil, O Livro do Cemitério facilmente poderia ser considerado um livro de contos de terror infantil. E aqui está a genialidade de Gaiman que mantém um equilíbrio perfeito entre fábulas e aventuras em sua maioria fantásticas, e contos de terror assustadores.

Os conceitos abordados e desenvolvidos na história, facilmente figurariam em histórias mais voltadas para o terror. Se o leitor for mais perspicaz e voltar sua ótica para o aspecto sombrio da história, com certeza aproveitará bem esse clima mais intenso de O Livro do Cemitério. Gaiman trabalhou isso da mesma maneira no livro O Oceano no Fim do Caminho, obra que tem semelhanças com O Livro do Cemitério.

Essas partes mais “pesadas” ocorrem com Owens ainda criança e o fato de vermos ele não temer tais adversidades, seja por inocência ou pelo aprendizado tão peculiar no cemitério, mantém o equilíbrio da obra, tornando-a agradável até para o leitor mais medroso.

.

O Livro do Cemitério

.

Com mais uma narrativa sensacional de Neil Gaiman, O Livro do Cemitério é uma excelente obra, seja livro ou HQ. É uma história tão rica e bem desenvolvida, que nos apegamos até mesmo aos personagens menos presentes no Cemitério, o então lar de Ninguém Owens. Para quem se permite viajar com a narrativa, é impossível não terminar a última página emocionado.

E você, já leu O Livro do Cemitério? Diga o que achou em nossas redes sociais e não deixe de conferir também nossas matérias completas de 1602, O Oceano no Fim do Caminho, Deuses Americanos, Os Livros da Magia e Sandman Prelúdios e Noturnos..

.

O Livro do Cemitério de Neil Gaiman (2009) - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre O Livro do Cemitério clicando nas capas abaixo! 

.

O Livro do Cemitério

.O Livro do Cemitério

.
O Livro do Cemitério

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: