Ultimato do Bacon

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini – O Ultimato

Em 21 de Dez de 2022 3 minutos de leitura
O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (2)

Uma nova doença está assolando a raça humana e transformando pessoas em mortos-vivos que caçam e matam. A cidade de Nova York está em frangalhos e no meio de tudo isso uma mãe tenta desesperadamente chegar até seu filho.. Essa é a premissa da HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini, uma obra da editora Bonelli que foi originalmente publicada na antologia Le Storie.

A HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini chegou ao Brasil pelas mãos da Editora Skrypt em uma edição capa dura que traz todo material original. Apesar de ter uma temática de horror, a história não apela para cenas gore nem nada do gênero, o que torna a leitura mais acessível para jovens e adolescentes.

Curiosidade para o leitor:  A famosa antologia da Bonelli costuma produzir histórias memoráveis e muitas delas já vieram para o Brasil. É o caso das HQs Mugiko de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro, Sangue e Gelo de Tito Faraci e Pasquale Frisenda e Lavennder de Giacomo Bevilacqua.

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (1)

Helen precisa achar seu filho Kevin e sobreviver ao apocalipse zumbi na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

A trama da HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

Helen é uma jovem maquiadora que possui um filho chamado Kevin. Faz quatro meses que o mundo da personagem virou de cabeça para baixo por conta de uma “doença” que está fazendo com que as pessoas virem zumbis. O exército tenta combater a praga mas a dura realidade é que a humanidade está perdendo.

Helen segue trabalhando em uma rede de televisão localizada em Nova York que tenta manter os (possíveis) sobreviventes espalhados pela cidade informados. O começo da trama contextualiza muito bem a “organização” desse mundo novo no qual a protagonista vive.

O filho de Helen está com seu ex-marido por conta da localização do apartamento dele – segundo a personagem seria mais fácil chegar aos barcos de evacuação da cidade de lá do que de qualquer outro ponto da cidade. Quando seu ex-marido e seu filho param de dar notícias pelo telefone, ela precisa encontrar algum jeito de chegar até eles!

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (3)

Helen precisa atravessar prédios infestados por zumbis na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

Assim como outras histórias de zumbi, a HQ de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini não foca no horror gráfico e sim no horror psicológico. A sensação de ansiedade que a busca de Helen por seu filho perdido causa é muito mais forte do que o temor que as hordas de zumbi provocam.

Aliás, os zumbis apresentados pela dupla são muito mais lentos e bobos que o normal – sorte da protagonista. Os humanos que cruzam o caminho de Helen são, de maneira geral, bem marcantes. Para o bem ou para o mal e em muitos casos eles ajudam a amplificar ou mitigar o perigo que os zumbis trazem.

Ainda que não tenha um roteiro necessariamente inovador, um dos grandes pontos fortes da leitura é a forma como a protagonista é retratada. Ao contrário do que acontece em algumas obras, a personagem não vira uma especialista em sobrevivência automaticamente nem passa a ser a versão feminina do Rambo sem explicação.

Helen é forte e determinada mas conta muito com a sorte e com o acaso para sobreviver. Me lembrou bastante o protagonista do mangá  I Am a Hero de Kengo Hanazawa – outra leitura sobre zumbi que apresenta características que fogem do lugar comum.

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (2)

Os zumbis invadem Nova York na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini é uma leitura rápida e fluida que segue os principais clichês das histórias de zumbi – a exceção é a protagonista que acaba sendo mais humana do que a maioria dos heróis desse tipo de história.

A arte de Marco Bianchini chama atenção principalmente nos momentos onde a expressão facial dos zumbis é colocada em foco. A obra termina com um pequeno plot twist que até funciona mas não acho que seja tão impactante quanto os autores pretendiam.. Não é um problema mas confesso que esperava um final mais “poderoso”.

Para os fãs de histórias de zumbi, como é o meu caso, e de terror em geral, a obra é uma leitura bacana que consegue divertir!

Quer conhecer outras grandes obras de terror? Confira nossa lista de Grandes HQs, Mangás, Séries e Games de Terror!

Avaliação: Bom!

Compre O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini clicando na capa abaixo! .

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade