Ultimato do Bacon

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini – O Ultimato

Em 21 de Dez de 2022 3 minutos de leitura

Uma nova doença está assolando a raça humana e transformando pessoas em mortos-vivos que caçam e matam. A cidade de Nova York está em frangalhos e no meio de tudo isso uma mãe tenta desesperadamente chegar até seu filho.. Essa é a premissa da HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini, uma obra da editora Bonelli que foi originalmente publicada na antologia Le Storie.

A HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini chegou ao Brasil pelas mãos da Editora Skrypt em uma edição capa dura que traz todo material original. Apesar de ter uma temática de horror, a história não apela para cenas gore nem nada do gênero, o que torna a leitura mais acessível para jovens e adolescentes.

Curiosidade para o leitor:  A famosa antologia da Bonelli costuma produzir histórias memoráveis e muitas delas já vieram para o Brasil. É o caso das HQs Mugiko de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro, Sangue e Gelo de Tito Faraci e Pasquale Frisenda e Lavennder de Giacomo Bevilacqua.

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (1)

Helen precisa achar seu filho Kevin e sobreviver ao apocalipse zumbi na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

A trama da HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

Helen é uma jovem maquiadora que possui um filho chamado Kevin. Faz quatro meses que o mundo da personagem virou de cabeça para baixo por conta de uma “doença” que está fazendo com que as pessoas virem zumbis. O exército tenta combater a praga mas a dura realidade é que a humanidade está perdendo.

Helen segue trabalhando em uma rede de televisão localizada em Nova York que tenta manter os (possíveis) sobreviventes espalhados pela cidade informados. O começo da trama contextualiza muito bem a “organização” desse mundo novo no qual a protagonista vive.

O filho de Helen está com seu ex-marido por conta da localização do apartamento dele – segundo a personagem seria mais fácil chegar aos barcos de evacuação da cidade de lá do que de qualquer outro ponto da cidade. Quando seu ex-marido e seu filho param de dar notícias pelo telefone, ela precisa encontrar algum jeito de chegar até eles!

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (3)

Helen precisa atravessar prédios infestados por zumbis na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

Assim como outras histórias de zumbi, a HQ de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini não foca no horror gráfico e sim no horror psicológico. A sensação de ansiedade que a busca de Helen por seu filho perdido causa é muito mais forte do que o temor que as hordas de zumbi provocam.

Aliás, os zumbis apresentados pela dupla são muito mais lentos e bobos que o normal – sorte da protagonista. Os humanos que cruzam o caminho de Helen são, de maneira geral, bem marcantes. Para o bem ou para o mal e em muitos casos eles ajudam a amplificar ou mitigar o perigo que os zumbis trazem.

Ainda que não tenha um roteiro necessariamente inovador, um dos grandes pontos fortes da leitura é a forma como a protagonista é retratada. Ao contrário do que acontece em algumas obras, a personagem não vira uma especialista em sobrevivência automaticamente nem passa a ser a versão feminina do Rambo sem explicação.

Helen é forte e determinada mas conta muito com a sorte e com o acaso para sobreviver. Me lembrou bastante o protagonista do mangá  I Am a Hero de Kengo Hanazawa – outra leitura sobre zumbi que apresenta características que fogem do lugar comum.

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini - O Ultimato (2)

Os zumbis invadem Nova York na HQ O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini é uma leitura rápida e fluida que segue os principais clichês das histórias de zumbi – a exceção é a protagonista que acaba sendo mais humana do que a maioria dos heróis desse tipo de história.

A arte de Marco Bianchini chama atenção principalmente nos momentos onde a expressão facial dos zumbis é colocada em foco. A obra termina com um pequeno plot twist que até funciona mas não acho que seja tão impactante quanto os autores pretendiam.. Não é um problema mas confesso que esperava um final mais “poderoso”.

Para os fãs de histórias de zumbi, como é o meu caso, e de terror em geral, a obra é uma leitura bacana que consegue divertir!

Quer conhecer outras grandes obras de terror? Confira nossa lista de Grandes HQs, Mangás, Séries e Games de Terror!

Avaliação: Bom!

Compre O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini clicando na capa abaixo! .

O Fator Z de Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (4)

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten – O Ultimato

17 de Nov de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade