Ultimato do Bacon

As 15 Melhores HQs de Cangaço

Em 15 de Mar de 2021 9 minutos de leitura
Melhores Hqs de Cangaço

Existem alguns cenários que são simplesmente ideais para a proliferação de histórias e contos: guerras, lugares isolados e inóspitos e locais que estão sendo desbravados como foi o oeste americano e.. o interior do Brasil! O cangaço foi, na verdade, um fenômeno de banditismo que ocorreu em quase todo interior do país – especialmente no nordeste. 

A origem do movimento, muito ligado a desigualdade social e condições subumanas de vida, gerou um sem número de tramas que algumas vezes retratam os cangaceiros como vilões e outras falam deles como heróis que combatiam o coronelismo – um outro fenômeno nacional que consiste em regiões do interior sendo controladas por homens financeiramente poderosos que faziam o que queriam. Independente da nossa opinião acerca desse movimento, a realidade é que grandes quadrinhos se originaram desse cenário de conflito!

Nossa lista, que foi montada contando com as dicas dos incríveis Luís Carlos Sousa, autor da HQ Lâmina Azulada, e Lucas Pimenta, editor da Trem Fantasma, visa elencar algumas HQ´s nacionais que tratam sobre o tema e são inesquecíveis! Vamos lá?

Índice

As Melhores HQs de Cangaço

1- Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flávio Colin

Melhores Hqs de Cangaço Antônio Mortalma  é o temido líder de um grupo que habita no interior do país

Wellington Srbek e Flávio Colin criam uma história extremamente magnética nessa HQ que foi originalmente publicada em 1998. A trama se passa em 1920 e no interior de Minas Gerais em uma terra que só pode ser definida como sem lei! O tom tragicômico dos contos, que se entrelaçam de forma brilhante, retratam repórteres, cangaceiros e coronéis que tem seus caminhos entrelaçados em uma verdadeira guerra pelo domínio dessas terras. Tudo isso com personagens memoráveis e muito bem construídos.

Uma HQ que vai ficar na sua mente durante muito tempo! Confira aqui nosso review completo!

2- Bando de Dois de Danilo Beyruth

Melhores Hqs de CangaçoTenente Tenório caça e desonra cangaceiros na HQ Bando de Dois

Nenhuma lista sobre as melhores HQs de Cangaço está completa sem a presença de Bando de Dois de Danilo Beyruth! A trama, de ritmo rápido e intenso, mostra o confronto direto de 2 cangaceiros sobreviventes de um massacre que ocorre com seu bando. Cavêra di Boi e Tinhoso partem para vingar seu bando após sonharem com seus companheiros mortos que pediam vingança. O Tenente Tenório que se cuide!

Lançada originalmente em 2010 pela Zarabatana Books, a história ganhou uma versão colorida em 2019. Vale ressaltar que a narrativa gráfica de Beyruth nessa HQ impressiona e, aliada ao inteligente roteiro e ao ritmo veloz, tornam a leitura memorável!

3- Lampião… Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida de Klévisson Viana

Melhores Hqs de Cangaço

Os últimos dias de Lampião pela mãos de Klévisson Viana estão na lista de Melhores HQs de Cangaço

Lançada em 1998, a HQ foi vencedora do prêmio HQMix de melhor graphic novel nacional e impressiona por retratar de maneira fiel, os últimos dias da figura mais importante e magnética do cangaço: Virgulino Ferreira, o Lampião. A história, que é recheada de ação, impressiona pela pesquisa histórica e fidelidade cultural. Uma obra que exala brasilidade e representa muito bem o cangaço!

“Lampião… Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida” foi lançado pela editora Hedra e possui 64 páginas.

4- Lâmina Azulada de Luis Carlos Sousa e Rafael Dantas

Melhores Hqs de CangaçoLâmina Azulada mistura elementos Arthurianos com o cangaço em uma HQ inesquecível!

A trama de Lâmina Azulada traz o cangaceiro Euclides trilhando os caminhos de vingança! O personagem, após enterrar seu cão Curió, está pronto para “partir”. É nesse momento que ele conhece Severino, uma representação da própria morte que oferece ao cançado cangaceiro um outro caminho. Desejando apenas o descanso eterno, Euclides recusa a proposta de Severino e é privado do que mais deseja. Para poder, finalmente morrer, ele precisa encontrar a lâmina azulada e fazer uma última jornada..

Cheia de elementos fantásticos que se combinam com ótimas construções de personagens e um desfecho emocionante, Lâmina Azulada é uma obra incrível! Confira nosso review completo aqui e nosso bate papo com os autores aqui!
.

5- Foices e Facões A Batalha do Jenipapo de Bernardo Aurélio e Caio Oliveira

Melhores Hqs de CangaçoBernardo Aurélio e Caio Oliveira abordam um dos momentos mais marcantes da história do Piauí

Originalmente lançada em 2009 a obra “Foices e Facões A Batalha do Jenipapo” não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores HQs de Cangaço. A trama, que rendeu uma indicação ao prêmio de melhor roteirista estreante no Troféu HQ Mix de 2009, conta a história desde a chegada da família imperial portuguesa ao Brasil, passando pelas consequências do grito de Independência, até a participação dos protagonistas históricos envolvidos. A batalha, muito conhecida no Piauí, é de suma importância para a nossa história já que a corte portuguesa cisava recolonizar a região – o que poderia ter alterado o desenho geográfico do nosso país.

A importante HQ já foi adaptada para o teatro entre 2012 e 2014. Uma ótima pedida para mergulhar ainda mais na história do nosso Brasil!

6- O Cabra de Flávio Luiz

Melhores Hqs de CangaçoLampião no ano 3000? A ideia de cangaço futurista de Flávio Luiz não podia ficar de fora da lista de Melhores HQs de Cangaço do UB

O quadrinista Flávio Luiz cria uma divertida história de cangaço que nos leva ao ano 3000. A HQ, que tem elementos de Blade Runner e Mad Max (além de muitas referências a nossa música), conta a história de um cangaceiro que parte em busca de vingança após a morte de sua amada. Os elementos Sci-fi e a abertura inesquecível da obra fazem com que essa história seja uma das mais criativas e diferentes já feitas com o gênero! Violenta, irreverente e divertida a HQ não vai sair da sua cabeça durante um bom tempo..

A HQ brasileira “O Cabra” foi lançada em 2010.

7- Mulher-Diaba no Rastro de Lampião de Ataíde Braz e Flávio Colin

Melhores Hqs de CangaçoCangaço e terror se encontram na HQ de Ataíde Braz e Flávio Colin

Lançada em janeiro de 1994 e contendo 34 páginas, “Mulher-Diaba no Rastro de Lampião” é uma HQ sensacional que mistura muito bem terror, violência e cangaço. A história, que ainda tem pitadas de um humor mais “inusitado”, retrata uma realidade violenta que se mistura com assombrações e com um ser de “sensualidade macabra”. O cangaceiro Lampião começa a ser perseguido por uma mulher mancomunada com o próprio “sete pele” em busca de vingança. O brutal e sinistro desenrolar dessa perseguição tem muita sedução, embates místicos e folclore. E, por incrível que pareça, ainda temos tempo para uma história de amor.

O desenho de Collin encaixa perfeitamente com o roteiro de Ataíde Braz e cria uma obra única que retrata um cangaço ainda mais assustador! 

8- Caatinga de Hermann

Melhores Hqs de CangaçoO Belga Hermann Huppen cria uma trama envolvente sobre o Brasil e não podia ficar de fora da lista de Melhores HQs de Cangaço

Lançado no Brasil em 1998 pela Editora Globo e contendo 48 páginas, Caatinga do belga Hermann é uma boa obra sobre cangaço. O roteiro narra a história dos irmãos Diamantino e Mané, que após terem sua família dizimada por matadores, acabam juntando-se ao bando de cangaceiros liderado por Clóvis Mendes (quase um Lampião). Os irmãos ficam com o bando em busca de sua almejada vingança contra os assassinos. A HQ só possui um defeito grave: a caracterização física dos personagens – que muitas vezes acabam parecendo mais mexicanos do que brasileiros. Apesar disso, e das cores menos fiéis ao nordeste brasileiro, é muito interessante ver um conto de fora do Brasil que narra de maneira interessante as desventuras do período. 

Não é a melhor obra do gênero, nem de perto, mas merece lugar na nossa lista pela bela arte de Hermann e pelo bom roteiro.

9- Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas

Melhores Hqs de CangaçoRafael Dantas cria uma história de vingança que é inesquecível!

A obra lançada em 2014 ganha o leitor pelo ritmo intenso e veloz – sem contar que é um tremendo conto sobre vingança! Na obra somos apresentados ao soldado Antônio que precisa enfrentar um coronel local que quer tomar a esposa do combatente. Com atos hediondos, vemos o soldado precisando se reerguer para “acertar os ponteiros” com o tal coronel. A participação de um grupo de cangaceiros (seria Lampião?!) é determinante na missão de Antônio!

A obra de Rafael ganhou um review completo, veja aqui! E não deixe de ouvir nosso bate papo com o autor!

10- Cagaço Overdrive de Zé Wellington

Melhores Hqs de CangaçoCangaço mistura ficção científica de qualidade? Claro que merece lugar na lista de Melhores HQs de Cangaço!

Zé Wellington nos deixa boquiabertos ao trazer uma obra que mistura de maneira eficiente e muito divertida o cangaço com elementos sci-fi. Na obra vemos o retorno do cangaceiro  Cotiara que foi morto no passado em um confronto sangrento com um coronel. O personagem, que estava apaixonado e pronto para largar a vida de cangaço, retorna para reeditar sua briga com o coronel, mas dessa vez em um Ceará futurista onde a desigualdade e a falta de água atingiram níveis alarmantes!

Cangaço Overdrive foi lançado em 2018 pela editora Draco.

11- Luto de Bruno Florêncio, Rafael Dantas, Milton Estevam e Téo Pinheiro

Melhores Hqs de CangaçoGuerra entre famílias nordestinas é o tema da HQ brasileira Luto

A HQ brasileira de 134 páginas chamada “Luto” reúne uma série de narrativas que são ambientadas no sertão pernambucano e narram a rivalidade entre duas famílias fictícias: Os Bezerra e o Araújo. A rivalidade começa por conta do controle do comércio de algodão e se estende para formação de curral eleitoral e manutenção do poder na região. A obra, que retrata diversos períodos, é muito beneficiada por possuir diversos artistas que adaptam o roteiro de Bruno Florêncio.

“Luto” foi lançada em 2018 pela Peba Publicações.

12- Sangue no Olho Coletânea organizada por Raphael Fernandes

Melhores Hqs de CangaçoA coletânea liderada por Raphael Fernandes traz muitas histórias do “faroeste brasileiro”

A coletânea de 2019 da editora Draco traz histórias de cangaço que tratam de vingança em um ambiente que é comparado com o faroeste – afinal, o que é o cangaço senão o faroeste brasileiro? Nesta coletânea de 8 histórias temos nomes como Leonardo Melo, Thaïs Kisuki, Alexey Dodsworth e Gustavo Whiters trazendo histórias que são regadas a muita violência e revanchismo em diversos cenários diferentes do nosso Brasil!

A coletânea “Sangue no Olho” ganhou seu lugar na nossa lista de Melhores HQ´s de Cangaço por conta de sua abordagem rígida e clássica que consegue tratar de temas sociais importantes. Vale muito a pena!

13-  Labareda, um cangaceiro de Lampião de Luiz Elson

Melhores Hqs de CangaçoO cangaceiro Labareda ganha os holofotes nessa HQ de Luiz Elson

Lançada em 2011 e contendo 46 páginas preto e branco, “Labareda, um cangaceiro de Lampião” de Luiz Elson chama a atenção ao dar espaço para um dos mais famosos integrantes do bando do cangaceiro mais famoso do Brasil. Anjo Roque, o Labareda, era próximo de Lampião e por conta de sua habilidade de liderar (além da habilidade em combate) chegou a liderar um subgrupo dos cangaceiros.

A HQ de Luiz Elson é ótima para nos relembrar que o cangaço possui um sem número de personagens interessantes que tem tanta profundidade quanto o famoso Lampião!

14- Cangaceiros, Homens de Couro de Wilson Vieira e Eugênio Colonnese

Melhores Hqs de CangaçoWilson Vieira e Eugênio Colonnese entregam uma excelente história nessa HQ de 2004

“Cangaceiros, homens de couro” de Wilson Vieira e Eugênio Colonnese é o começo da história de Lampião até sua iniciação no cangaço. A trama, que tem uma pegada de suspense forte, dá ênfase ao lado social destacando o sofrimento que era viver no sertão com os problemas causados pela seca. A HQ aborda os 22 primeiros anos de vida do homem que virou símbolo do cangaço!

“Cangaceiros, homens de couro” foi lançado em 2004 pela editora CluQ.

15 – O Homem do Sertão de Hugo Pratt

Melhores Hqs de CangaçoO italiano Hugo Pratt cria uma incrível história sobre o cangaço brasileiro e fecha com chave de ouro a nossa lista de Melhores HQs de Cangaço

L’uomo del Sertao de Hugo Pratt é a única HQ da nossa lista que nunca foi lançada no Brasil. Lançada na Itália em 2005, a HQ é uma história sobre um cangaceiro Gringo Vargas que está com sua alma pairando no Sertão. Para se libertar e encontrar a paz eterna ele precisa passar por uma jornada para se vingar de seus assassinos. A HQ apresenta uma arte incrível e uma história que aborda o sertão de uma maneira única.

Aguardando ansioso a história de Gringo Vargas desembarcar em terrar brazucas!

BÔNUS: Corto Maltese Sob o signo de Capricórnio de Hugo Pratt

Melhores Hqs de CangaçoA HQ de 1971 não é sobre cangaço mas tem a participação de um cangaceiro!

O bônus da nossa lista de Melhores HQs de Cangaço é uma história de Hugo Pratt que não é sobre o tema mas apresenta um cangaceiro! “Corto Maltese Sob o signo de Capricórnio”. A história vale ser mencionada porque traz a rápida aparição de um jovem chamado Corisco de São Jorge, em uma homenagem a um dos mais famosos cangaceiros de Lampião. Os fãs de uma boa HQ de aventura precisam conferir a série Corto Maltese e aproveitar essa bela referência!

A HQ foi lançada no Brasil em 2006 pela Pixel Media.

O Brasil possui um sem número de produções sobre cangaço, entre os quais destacam-se os famosos livros O Sertanejo, do José de Alencar, e Cangaceiros, do José Lins do Rego – que já ganharam algumas adaptações para HQ´s. Destacamos na nossa lista as obras mais magnéticas, interessantes e realmente marcantes para te ajudar a começar a mergulhar nessa rica passagem da nossa história. 

Sentiu falta de alguma HQ? Comente conosco em nossas redes sociais!

Quer mais HQ´s Brasileiras? Confira nossa lista de 20 Quadrinistas Brasileiros que você precisa conhecer!

 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço Melhores HQs de Cangaço 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade