Ultimato do Bacon

Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin (2012) – O Ultimato

Em 28 de Jan de 2021 3 minutos de leitura
Estórias Gerais

Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin é, sem sombra de dúvida, uma das HQ’s Brasileiras mais envolventes e inteligentes em termos narrativos que já li. A obra é hábil ao brincar com pontos de vista, lendas e hábitos locais e faz muitas referências a grandes obras nacionais como Sítio do Pica Pau Amarelo, O Bem Amado, O Pagador de Promessas e muitas outras.

A HQ Estórias Gerais (1998) de Wellington Srbek e Flavio Colin foi publicada pela Conrad em 2007. Essa edição em particular é difícil de ser encontrada, por isso recomendo que você busque a edição lançada em 2012 pela editora Nemo (com o bônus de ter sido impressa com o tamanho original no qual as páginas foram desenhadas). A publicação possui mais de 150 páginas de “pequenos contos” que se conectam e conta uma história maior de diversas óticas diferentes.

Estórias GeraisAntônio Mortalma é um dos líderes de bando que assombram o interior na HQ Estórias Gerais

O incrível Universo da HQ Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin

O ano é 1920 e estamos no interior de Minas Gerais. Nessa terra sem lei, onde quem manda são os homens valentes, começamos acompanhando a história de um repórter que chega para desvendar a história do banditismo da região. Ele se foca, principalmente, na figura de Antônio Mortalma. O jornalista começa a passear pela cidade buscando conhecer a origem de Mortalma e da violência que assola a região.

O tom da HQ é sempre tragicômico e esse “primeiro conto” (ou seria primeira visão?) deixa isso bem claro. O repórter se depara com figuras únicas que contam o destino dos desventurados da região enquanto relatam suas próprias versões da origem do temido Mortalma. Desde coragem inata até pacto com o cão, espere por tudo!

Estórias GeraisTião enfrenta um duelo de vida ou morte na HQ Estórias Gerais

É depois do excelente primeiro conto que começamos a perceber a genialidade dessa obra. A HQ começa a nos mostrar diversos pontos de vista que se complementam e mostram todos os lados dessa história do banditismo. Um dos personagens mais interessantes é Tião Valente, um maltratado ex-servo da família do Coronel Soturno. Sua história é tão bem contada, de dois ângulos diferentes, que logo nos vemos temendo pela sua vida. A sagacidade e hombridade do personagem se destacam.

A realidade é que a obra de Wellington Srbek consegue construir muito bem,de maneira profunda, a personalidade de seus protagonistas. A mudança de pontos de vista também acaba nos ajudando a ver o que há de bom e ruim em cada um dos lados dessa história. E temos muitos: um coronel, dois bandos de arruaceiros e o próprio exército – isso sem contar com os cidadãos que acabam sendo pegos no meio desse fogo cruzado.

Estórias GeraisO personagem em destaque, Canhoto, é homem de confiança de Antônio Mortalma na HQ Estórias Gerais

As tramas da HQ brasileiraEstórias Gerais se encaixam tão bem e surpreendem tanto que é difícil encontrar algum defeito nelas. O flerte com o sobrenatural e os detalhes que compõem a origem e as atitudes de cada personagem são simplesmente irretocáveis. Um dos casos mais interessantes é o de Canhoto.

 .

O personagem, que faz parte do bando de Antônio Mortalma, é tido por alguns como sendo o próprio “coisa ruim” que caminha ao lado do bandoleiro para protegê-lo e mantê-lo na trilha do mal. A ideia, que parece absurda quando colocada em uma HQ que quer passar realismo, vai entrando na mente do leitor de forma que ficamos esperando o rabo e os chifres de Canhoto aparecerem. A superstição é bem explorada por Srbek e Colin – basta repararmos nas feições do aspirante a “coisa ruim”.

Estórias GeraisRepórter precisa escolher entre seu caderninho e a vida na HQ Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin

A obra é simplesmente irretocável. A trama tragicômica traz muitos ensinamentos e retrata o Brasil de uma maneira tão realista que é magnética. Mesmo não tendo vivido nessa realidade, é fácil identificar pontos que tragam veracidade para a história e que nos envolvam. Algumas obras brasileiras dialogam conosco pela mistura do fantástico com elementos tipicamente do nosso país, como no caso de Lâmina Azulada, enquanto outras dialogam conosco ao mostrar o nosso cotidiano sob uma nova ótica, como é o caso de Luzes de Niterói.

Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin consegue travestir o fantástico de real e consegue retratar a realidade brasileira de um local e de uma época tão específicas de forma que dialogue com qualquer brasileiro – mesmo que ele não tenha nunca vivido situações nem remotamente similares aquelas. Uma trama magnética que deveria ser leitura obrigatória para os fãs de literatura e quadrinhos.

Quer conhecer mais obras nacionais? Confira nossa lista de 20 Grandes Quadrinistas Brasileiros!

.
.

Avaliação: Excelente!

Compre Estórias Gerais de Wellington Srbek e Flavio Colin clicando na capa abaixo! 

Estórias Gerais

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça os mangás mais longos de todos os tempos (2)

Conheça os Mangás Mais Longos de Todos os Tempos

29 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade