Se você é fã de obras nacionais e adora uma boa história de vingança, A HQ Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas é para você. A obra tem uma história muito bem contada, que exala brasilidade, com um ritmo intenso e veloz!

Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas foi lançada em 2014 pelo selo Qomics. A obra possui desenhos e roteiro do próprio Dantas. Vale salientar que o arco do protagonista se fecha na HQ e que a já anunciada continuação vai seguir com outro personagem.

.

Mandacaru Vermelho de Rafael DantasO soldado Antônio é o protagonista da HQ Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas

.

A História da HQ Brasileira Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas

.

Rafael Dantas, que também é desenhista da belíssima Lâmina Azulada, nos premia com uma história simples mas que tem muito conteúdo para mostrar. A trama linear nos apresenta o soldado aposentado Antônio. O ex-combatente é abordado pelo coronel local que deseja tomar a esposa do combatente para si.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

Na impossibilidade de tê-la, o tal coronel comete um ato impensável e deixa o desesperado Antônio a beira da morte. É esse ato o grande fio condutor da trama e é o embate violento entre esses dois homens que vai partir a pequena cidade em dois. Aliás, a justificativa para o nome da HQ é muito bem pensada e aparece logo nas primeiras páginas!

A partir dessa premissa simples, somos apresentados a realidade de uma cidade que é inteiramente comandada pelo poderia financeiro do inescrupuloso coronel – que age sempre pegando o que quer sem pensar em mais nada.

Na visão do mesmo é o dinheiro que manda e todos estão ali para servi-lo.As coisas mudam quando um certo cangaceiro salva Antônio da morte. Tem início uma “vendetta” das mais clássicas – a diferença é que essa tem cara de Brasil.

.

Mandacaru Vermelho de Rafael DantasAntônio decide se vingar após as ações do coronel na a HQ Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas

.

Além do cenário, tipicamente brasileiro, chamam a atenção a construção dos personagens, com suas visões de mundo únicas, e a crueldade dentro dos protagonistas da trama. O único personagem sem grande profundidade é o coronel, o vilão da trama (uma pena, entender um pouco mais da trajetória dele poderia ter adicionado mais dramaticidade ao confronto), mas isso não chega a ser um problema.

Por mais que tenhamos o vilão e o herói bem definidos, existem muitos personagens que são ambíguos e “cinzas” na narrativa, como o cangaceiro e alguns dos capangas do inescrupuloso vilão

Além do roteiro, clássico e marcante, vale destacar também a bela arte de Rafael Dantas. Ter optado por fazer a HQ colorida também é um acerto que dá mais vivacidade para a violência – que é bem representada na história. Não chega a ser explícita mas se faz muito presente.

.

Mandacaru Vermelho de Rafael DantasUm cangaceiro sem nome é responsável por salvar Antônio na HQ Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas

.

A HQ Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas é uma obra que conta uma história de vingança clássica com características bem brasileiras. Isso não quer dizer que a obra é previsível ou que seus personagens são rasos. Muito pelo contrário.

A HQ de Dantas consegue dar propósito e personalidade aos protagonistas (a exceção do coronel) ao mesmo tempo que coloca suas visões de mundo em rota de colisão. Mais uma HQ brasileira que mostra o potencial das produções nacionais!

Quer conhecer outras produções nacionais? Confira nossa seção dedicada aos artistas nacionais!

.

17

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas clicando na capa abaixo! 

.

Mandacaru Vermelho de Rafael Dantas


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: