Ultimato do Bacon

Conheça Lanterna Verde Terra Um de C.Bechko e G.Hardman

Em 24 de Nov de 2020 4 minutos de leitura
Lanterna Verde Terra Um Capa corte

Lanterna Verde Terra Um de Corinna Bechko e Gabriel Hardman é a quinta HQ do universo Terra Um da DC Comics, que já estrelou Batman, Superman, Mulher-Maravilha e Titãs.

Assim como já é tradicional nessa linha, Lanterna Verde Terra Um traz uma reinterpretação do clássico herói da Editora das Lendas, mas sem as amarras de ser uma “nova versão canônica”.

Apesar de parecer novidade, o Terra Um da DC é uma espécie de evolução do Elseworlds (batizado no Brasil pela editora Abril de Túnel do Tempo), que foi o selo da editora para aventuras alternativas e fora do cânone. A diferença principal é que, assim como no arco Legends of the Dead Earth – um Elseworlds de 1996 que ecoou em quase todos os super-heróis e estabelecia uma certa “continuidade alternativa”, o Terra Um parece estar caminhando para um universo compartilhado.

Lanterna Verde Terra Um é uma ótima chance para novos leitores – apesar de apresentar uma origem totalmente diferente para o Lanterna Verde – uma vez que não depende de absolutamente nenhuma leitura prévia e parece, pelo menos por enquanto, que irá se sustentar sozinho por um tempo.

Índice

Lanterna Verde Terra Um de Corinna Bechko e Gabriel Hardman

O grande mérito de Lanterna Verde Terra Um de Corinna Bechko e Gabriel Hardman, é sair do lugar comum e apostar em nomes desconhecidos dos leitores da DC Comics – mas respeitados pelos fãs de quadrinhos sci-fi como Star Wars: Legacy, Planeta dos Macacos, Aliens/ Vampirella e Deep Gravity.

A premissa do roteiro de Bechko e Hardman caminha por esta seara, lembrando em suas primeiras páginas o clima e até mesmo as motivações dos passageiros da Nostromo em Alien, o Oitavo Passeiro (Alien, 1979).

 

Lanterna Verde Terra Um Pagina

O clima de suspense e sci-fi dominam Lanterna Verde: Terra Um

.

Harold Jordan é tripulante de um cargueiro da Ferris Galáctica em expedição mineradora e toma contato com uma nave desconhecida durante essa expedição. O clima deste começo é impossível de não ser comparada ao clássico filme de Ridley Scott.

O tom aventuresco que os leitores do Lanterna Verde de Geoff Johns é abandonado por algo mais soturno e com um clima de maior suspense. E essa diferença na orientação da história é muito legal, principalmente para os leitores de longa data do personagem.

Lanterna Verde Terra Um: Vale a pena?

Assim como em toda a linha Terra Um, a ideia em Lanterna Verde Terra Um é respeitar certos elementos do cânone para que o personagem não seja algo totalmente novo e que só compartilha do mesmo nome do clássico. Então o leitor pode esperar momentos e coadjuvantes conhecidos. Mas talvez suas funções nesta história sejam bastante diferentes do que estamos acostumados.

Lanterna Verde Terra Um Kilowog

O que seria do poderoso Kilowog se nunca tivesse sido treinado pela Tropa dos Lanternas Verdes?

.

Depois que Hal consegue o anel de Lanterna Verde, a história toma contornos de space opera, num clima bastante inspirado em Star Wars e Planeta dos Macacos – e certamente não por acaso.

Isso porque a Tropa não existe mais e o cosmo foi dominado – não vou mencionar quem dominou para não dar spoilers.

A jornada de Hal Jordan é de descoberta, luta e resistência contra a tirania vigente nessa HQ que puxa um lado mais sombrio que o de costume nas histórias grandiosas do personagem.

Lanterna Verde Terra Um: a arte

Se a história e o roteiro seguem para um lado mais tenso e mais focado no hard sci-fi do que o clima de aventura de super-heróis costumeiro, a arte de Gabriel Hardman não podia seguir para outro lado.

O design do traje de Jordan, inspirado nos tradicionais trajes reais de astronautas humanos é muito legal e denota um aspecto tático assim que Hal começa a “desmontar” o mesmo ao longo da aventura.

Lanterna Verde Terra Um Hal Jordan

Novo uniforme de Hal Jordan em Lanterna Verde Terra Um: um traje espacial com efeitos especiais.

.

Como astronauta, ele começa com capacete e tanque de oxigênio, acessórios que, obviamente, depois de encontrar o anel, são desnecessários. O traje vai ficando mais aerodinâmico e leve, até tomar sua forma final.

O mesmo ocorre com outros personagens, com vestimentas que correspondem com a vida sob o jugo de um “império” que domina e controla o dia-a-dia de seus planetas.

Lanterna Verde Terra Um: os guardiões

Um ponto emblemático em Lanterna Verde Terra Um são os guardiões do universo. Os oanos sempre foram os grandes fundadores da Tropa dos Lanternas Verdes e primeiros seres a dominar a energia esmeralda – por vezes associada à força de vontade.

Muitos autores como Dennis O’Neil e o próprio Geoff Johns, representaram os baixinhos como seres um tanto quanto obtusos, magnânimos e irredutíveis, o que vez por outra os coloca em rota de colisão com Hal Jordan e outros membros da Tropa.

Em Lanterna Verde Terra Um, Bechko e Hardman dão um passo além e a personalidade dos guardiões é um mistério que vai sendo revelado aos poucos na HQ.

.

Lanterna Verde Terra Um: Harold Jordan

Um detalhe interessante em Lanterna Verde Terra Um é que Hal se apresenta várias vezes na história como Harold. Isso chama a atenção porque, sutilmente, Bechko nos demonstra que aquele Hal está muito distante do piloto de testes da Ferris Aeronautica que conhecemos, seja a versão mais “sábia” dos anos 70 – 80, seja o fanfarrão meio egocêntrico da fase de Geoff Johns.

Harold Jordan é um cara que parece ter um passado do qual não se orgulha muito. É um cara com uma certa bagagem e que, vendo a chance para fazer o que é certo… talvez tenha dúvidas sobre como agir.

É muito interessante ver a personalidade desse Harold “Hal” Jordan, uma das encarnações mais verdadeiras e humanas que já vi do personagem.

No final da leitura, Lanterna Verde Terra Um pode até não te agradar, caso você esteja confortável demais em relembrar do personagem em sua linha principal – apesar dos rumos bastante inusitados que foram dados por Grant Morrison em sua versão mais recente.

Mas dificilmente você poderá afirmar que a HQ é irrelevante, caça-níqueis ou mais do mesmo.

Já leu Lanterna Verde Terra Um?

Comente o que achou em nossas redes sociais.

Compre Lanterna Verde Terra Um:

 

Lanterna Verde Terra Um Capa


Créditos:

Texto e Edição: Alexandre Baptista

Imagens: Reprodução


Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade