Ultimato do Bacon

Justiceiro Retorno ao Grande Nada (1989) – O Ultimato

Em 26 de Jan de 2021 3 minutos de leitura
Justiceiro Retorno ao Grande Nada

Frank Castle é um personagem com histórias marcantes – seja de maneira positiva ou negativa. A HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada é um dos casos positivos onde os autores conseguem mesclar violência, uma ótima carga emocional e muita ação!

A HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada possui roteiro de Steven Grant, arte de Mike Zeck e arte finalização de John Beatty. A HQ, originalmente lançada em 1989 com o nome “The Punisher: The Big Nothing”, remexe com o passado de Castle e infelizmente só foi publicada no Brasil uma vez em “Graphic Marvel” #6 (1991) da Editora Abril.

Justiceiro Retorno ao Grande NadaA ação é frequente na HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada de Steven Grant

A Trama da HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada

O Justiceiro de Grant não chega a ser tão violento quanto o de Ennis (afinal aqui não é o selo Max) e nem teve sua personalidade definida pelo seu passado no exército. O que as duas interpretações têm em comum é o mundo sujo onde vivem. Grant, apesar de não estar em um selo Max,  não tem medo de mostrar prostituição, corrupção, tráfico de drogas e ambição descabida. 

A HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada começa acelerada na ação mostrando Castle impedindo uma operação de venda de armas ilegais. Essa “missão”, aparentemente corriqueira para o Justiceiro, se revela como sendo algo muito maior e vemos antigos “companheiros” de guerra do anti-herói envolvidos em todo o esquema. O sargento Gorman, um antigo desafeto de Castle, está no topo da operação.

Justiceiro Retorno ao Grande NadaA psique de Frank Castle também é explorada na HQ Justiceiro Retorno ao Grande Nada

Steven Grant começa um excelente flashback, que se desenvolve paralelamente à trama principal, a partir do momento que o nome de Gorman é citado. Vemos a relação de Castle com o sargento e outros envolvidos no esquema e entendemos um pouco mais do que o personagem passou no Vietnã.

O interessante é que o autor faz questão de mostrar que esse Castle (ao contrário da interpretação de Aaron no selo Max) não deixou de amar sua família ou de desejar descanso ao voltar para casa. Essa versão, apesar de tudo, só se torna Justiceiro quando sua família é morta.

A trama pode parecer simples quando falamos de uma história sobre tráfico com ex-combatentes conhecidos de Castle, mas o que torna ela especial não é a premissa e sim a execução. A forma como um prostíbulo e uma cadeia são retratadas é a prova de que dá para fazer algo profundo de maneira simples com o Justiceiro.

A loucura do personagem está presente em cada pensamento e a análise que ele faz das situações é de arrepiar. A HQ se torna ainda mais impressionante se lembrarmos que ela é de 1989!

Justiceiro Retorno ao Grande NadaA violência é frequente na HQ  Justiceiro Retorno ao Grande Nada

Steven Grant, Mike Zeck e John Beatty fazem de tudo com o Justiceiro nessa HQ: ida a prostíbulo, queimado vivo em automóvel, disfarçado de policial para entrar em presídio, jogando em cassino.. São 66 páginas de HQ que vão te fazer ficar vidrado até o final da trama.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB clicando aqui!

A violência aclamada de Garth Ennis (tão adorada pelos fãs) pode não estar tão presente nessa HQ de Grant, mas garanto que isso não faz com que Justiceiro Retorno ao Grande Nada fique devendo a nenhuma outra grande história do personagem.

A leitura do passado e dos traumas de Castle é perfeita e essa é, facilmente, uma das melhores tramas do personagem. Minha sugestão? Leia essa HQ e descubra que dá SIM para fazer grandes obras com o personagem fora do selo Max!

Fã da Marvel? Então confira nossa lista de Melhores HQ´s dos Vingadores, Maiores Vilões dos X-Men e Maiores Vilões dos Vingadores!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade