Justiceiro Mãe Rússia é o segundo volume que reúne a fase de Garth Ennis no título “Punisher Max”. A trama, que se iniciou em Justiceiro: No Princípio ganha confrontos internacionais e o mais legal de tudo é que você não precisa necessariamente ter lido o primeiro volume para aproveitar o segundo.
Justiceiro Mãe Rússia reúne as edições “Punisher MAX” #13 – #30 em 428 páginas de quadrinhos. Vale lembrar que o Justiceiro Max de Garth Ennis é violento ao extremo e eu não aconselharia para menores – aliás se lembrarmos que Ennis fez Crossed e Preacher, eu não aconselharia nada do autor para menores…
Nick Fury dá uma missão impossível para Castle em Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis
Índice
A Trama de Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis
A trama se desenrola com incidentes internacionais, confrontos armados épicos e cenas memoráveis. Uma cena em particular, quando o Justiceiro está encurralado dentro de uma base russa, é uma das mais brutais que me recordo ter visto em uma HQ mainstream da Marvel ou da DC – a liberdade que dão a Ennis é impressionante e vemos o autor criar uma história mais séria e épica no seu Justiceiro Max (em comparação ao que ele havia feito em Bem-Vindo de Volta Frank – por exemplo).
A trama do primeiro arco de Justiceiro Mãe Rússia se fecha e na sequência temos duas histórias que são as melhores dessa fase do Justiceiro Max de Ennis na minha visão: A Volta dos Que Não Foram e Os Escravistas.

Castle vê Nicky Cavella desenterrar e urinar em sua família morta no arco “A Volta dos Que Não Foram” em Justiceiro Mãe Rússia de Ennis
“A Volta dos Que Não Foram”: Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis
Se o arco “A Volta dos Que Não Foram” tem um defeito é não ter dado mais espaço para construção de Cavella e de todo seu esquema de “vamos pegar o Justiceiro”. A história até dá algum desenvolvimento para o personagem mas parece muito pouco para justificar a coragem que ele teve. De qualquer forma a história é incrível e os eventos que se sucedem após a provocação do mafioso são de arrepiar. Poucas vezes os leitores vão se pegar torcendo tanto para o vigilante ser o mais cruel possível.

Os Escravistas traz Castle enfrentando o cruel tráfico de mulheres em Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis
Os Escravistas e o tráfico de mulheres em Justiceiro Mãe Rússia
“Os Escravistas” de Garth Ennis tem um desenvolvimento brilhante e esfrega na cara do leitor toda a crueldade real que nem sempre queremos ver – e obviamente nos brinda com a resolução do problema – mesmo que o próprio Justiceiro saiba que é só uma gangue e que a prática segue com outros grupos. Essa história é uma das mais pesadas de toda fase do Justiceiro Max de Garth Ennis e mostra níveis de tortura que extrapolam os limites de uma HQ do personagem. Parabéns a Marvel por ter dado essa liberdade para o autor!
No fim das contas, Justiceiro Mãe Rússia é o melhor encadernado que compila a fase de Garth Ennis e os três arcos encontrados na HQ são extremamente memoráveis e valem muito a pena! Uma leitura altamente recomendada para o fãs do herói e para aqueles que acham que ver o personagem transformado em Frankenstein ou em Máquina de Combate é o máximo!
Quer conhecer mais HQ´s memoráveis? Confira nossas colunas Baú de HQ´s e HQ´s Brasileiras! Não deixe de conferir também nosso guia de leitura do Justiceiro Max!
.
Compre Justiceiro Mãe Rússia clicando na capa abaixo!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!