Justiceiro Mãe Rússia é o segundo volume que reúne a fase de Garth Ennis no título “Punisher Max”. A trama, que se iniciou em Justiceiro: No Princípio ganha confrontos internacionais e o mais legal de tudo é que você não precisa necessariamente ter lido o primeiro volume para aproveitar o segundo.

Justiceiro Mãe Rússia reúne as edições “Punisher MAX” #13 – #30 em 428 páginas de quadrinhos. Vale lembrar que o Justiceiro Max de Garth Ennis é violento ao extremo e eu não aconselharia para menores – aliás se lembrarmos que Ennis fez Crossed e Preacher, eu não aconselharia nada do autor para menores…

.

Justiceiro Mae Russia

Nick Fury dá uma missão impossível para Castle em Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis

.

A Trama de Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis

.
Entrar na Rússia, invadir uma base militar e resgatar uma garotinha que contém em seu sangue um vírus mortal é uma missão virtualmente impossível certo? Pois é justamente esse o desafio de Frank Castle na trama de Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis. O vigilante precisa mais uma vez deixar as ruas de Nova York para “salvar o mundo”. A missão é suja e logo descobrimos que o exército americano tem interesses adicionais na pequena garotinha e que ele e Fury podem ter sido enganados.

A trama se desenrola com incidentes internacionais, confrontos armados épicos e cenas memoráveis. Uma cena em particular, quando o Justiceiro está encurralado dentro de uma base russa, é uma das mais brutais que me recordo ter visto em uma HQ mainstream da Marvel ou da DC – a liberdade que dão a Ennis é impressionante e vemos o autor criar uma história mais séria e épica no seu Justiceiro Max (em comparação ao que ele havia feito em Bem-Vindo de Volta Frank – por exemplo). 

A trama do primeiro arco de  Justiceiro Mãe Rússia se fecha e na sequência temos duas histórias que são as melhores dessa fase do Justiceiro Max de Ennis na minha visão: A Volta dos Que Não Foram e Os Escravistas.

.

Justiceiro Mae Russia

Castle vê Nicky Cavella desenterrar e urinar em sua família morta no arco “A Volta dos Que Não Foram” em Justiceiro Mãe Rússia de Ennis

.

“A Volta dos Que Não Foram”: Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis

.
“A Volta dos Que Não Foram” é o segundo arco de Justiceiro Mãe Rússia. A história figura facilmente entre as melhores do personagem e nos apresenta ao mafioso Nicky Cavella que tem uma ideia “brilhante” para desentocar o Castle e conseguir matá-lo: o personagem desenterra e urina na família do vigilante. É uma das poucas vezes na fase de Ennis que vemos Castle revoltado e perdendo um pouco de seu habitual cuidado. Cavella vai aos poucos desmoronando e vendo que sua ideia pode não ter sido tão boa assim.

Se o arco “A Volta dos Que Não Foram” tem um defeito é não ter dado mais espaço para construção de Cavella e de todo seu esquema de “vamos pegar o Justiceiro”. A história até dá algum desenvolvimento para o personagem mas parece muito pouco para justificar a coragem que ele teve. De qualquer forma a história é incrível e os eventos que se sucedem após a provocação do mafioso são de arrepiar. Poucas vezes os leitores vão se pegar torcendo tanto para o vigilante ser o mais cruel possível.

.

Justiceiro Mae Russia

Os Escravistas traz Castle enfrentando o cruel tráfico de mulheres em Justiceiro Mãe Rússia de Garth Ennis

.

Os Escravistas e o tráfico de mulheres em Justiceiro Mãe Rússia

.
Se o Justiceiro estava fora de si por conta de algo pessoal em “A Volta dos Que Não Foram”, o último arco da HQ Justiceiro Mãe Rússia traz o vigilante revoltado com o ser humano. “Os Escravistas” mostra Castle enfrentando uma gangue de tráfico de mulheres que é cruel ao extremo. Aqui sim temos um excelente desenvolvimento de cada um dos líderes da gangue e a crueldade faz o sangue de qualquer leitor ferver.

“Os Escravistas”  de Garth Ennis tem um desenvolvimento brilhante e esfrega na cara do leitor toda a crueldade real que nem sempre queremos ver – e obviamente nos brinda com a resolução do problema – mesmo que o próprio Justiceiro saiba que é só uma gangue e que a prática segue com outros grupos. Essa história é uma das mais pesadas de toda fase do Justiceiro Max de Garth Ennis e mostra níveis de tortura que extrapolam os limites de uma HQ do personagem. Parabéns a Marvel por ter dado essa liberdade para o autor!

No fim das contas, Justiceiro Mãe Rússia é o melhor encadernado que compila a fase de Garth Ennis e os três arcos encontrados na HQ são extremamente memoráveis e valem muito a pena! Uma leitura altamente recomendada para o fãs do herói e para aqueles que acham que ver o personagem transformado em Frankenstein ou em Máquina de Combate é o máximo! 

Quer conhecer mais HQ´s memoráveis? Confira nossas colunas Baú de HQ´s e HQ´s Brasileiras! Não deixe de conferir também nosso guia de leitura do Justiceiro Max!

.

Compre Justiceiro Mãe Rússia clicando na capa abaixo!

.

Justiceiro Mãe Rússia - Baú de HQs 1

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!