Preacher de Garth Ennis é uma das HQ´s que mais se aproveita da liberdade do selo Vertigo.Um dos grandes benefícios das séries do extinto selo, quando comparadas às séries Marvel/DC, é o potencial de falar sobre (quase) todos os assuntos de forma mais ácida e com uma linguagem visual e escrita menos… ”polida”.

Preacher é uma das séries que mais se aproveita dessa liberdade para criar uma narrativa única e completamente fora do lugar comum. O sucesso é tanto que as HQ’s já ganharam até uma série de TV desenvolvida por Evan Goldberg, Seth Rogen e Sam Catlin na AMC que conta atualmente com 3 temporadas.

A série foi publicada originalmente nos EUA em 66 edições e 6 especiais (sim, 666!) entre 1995 e 2000. Aqui no Brasil a caminhada foi confusa. Diversas editoras tentaram publicar “Preacher” de forma completa mas sem sucesso, entre elas Pixel, BrainStorm e Metal Pesado. Até que a Panini Comics adquiriu os direitos e publicou a obra em 9 encadernados capa dura fechando a saga em terras brazucas em 2012. Eventualmente a editora republica essas edições para novos leitores.

Preacher - As Melhores Séries da Vertigo 1

“Preacher” conta a história do pastor Jesse Custer em sua cruzada contra Deus

“Preacher” foi escrito por Garth Ennis e desenhado por Steve Dillon e conta a história do pastor Jesse Custer que, ao pregar em sua pequena cidade no interior, tem contato com uma entidade chamada Gênesis. Meio Anjo e Meio Demônio, essa entidade coloca o agora ex-pastor em uma cruzada contra o próprio criador. A sinopse da história não faz juz ao que vemos de fato – principalmente pela linguagem usada por Ennis e por conta dos coadjuvantes que se juntam a Jesse no meio do caminho. Tulipa, sua ex-namorada durona e Cassidy, um vampiro irlandês beberrão, são as principais companhias do pastor em sua cruzada.

Se você achou esses dois coadjuvantes inusitados, gostaria de destacar mais dois que mostram como “Preacher” é, na verdade, uma das revistas mais imprevisíveis de todos os tempos. Um dos coadjuvantes é o “Cara de Cu”, um adolescente que tentou se matar para seguir o exemplo de Kurt Cobain mas acabou errando o tiro e ficando completamente deformado. O outro é o ídolo de Jessie Custer: John Wayne – o ator de TV que interpretava grandes heróis de faroeste no cinema – ele aparece para Jessie (imaginação ou não – você decide) em momentos de grande necessidade. TUDO pode acontecer nas páginas da obra de Garth Ennis.

Preacher - As Melhores Séries da Vertigo 2

“Cara de Cu” acaba sendo um dos alívios cômicos de “Preacher”

Temperada no humor negro com grandes doses de “Violência”, “Preacher” faz questão de colocar o dedo na ferida de diversas questões atuais. São abordados desde orgias envolvendo menores (no caso da festa do milionário Jesus de Sade) passando por assassinos seriais (o caso do Picador Retalho) e sexo com animais (protagonizados pela dupla de assassinos Jody e T.C.). Tudo é abordado na série e todo o passado dos três principais personagens é desfraldado e revela-se muito mais complexo e trágico do que poderia parecer a um primeiro olhar. Mesmo assim, o humor negro e o tom aventuresco (além da violência) não deixam de ser o grande guia da série.

Um dos últimos pontos que valem ser abordados em “Preacher” é o vilão Herr Starr. O vilão é o líder da seita mundial e poderosa chamada Graal que tem como objetivo proteger a linhagem de Deus (?) na Terra. O personagem é extremamente caricato e obcecado com seus objetivos. As situações protagonizadas são, talvez, as mais interessantes da série e a transformação corporal do personagem no decorrer das 66 edições é hilária.

Preacher - As Melhores Séries da Vertigo 3

Herr Starr tem seus testículos mordidos por um cachorro em “Preacher” – Situações como essa são recorrentes para o personagem

Com uma temática pouco usual e liberdade de linguagem, “Preacher” é uma das séries mais bem faladas e recomendadas da Vertigo – e merece toda a fama que tem! Para aqueles que buscam séries ácidas que não tem medo de falar sobre todos os assuntos, dos mais delicados aos mais bizarros, a criação de Garth Ennis e Steve  Steve Dillon é a grande solução.

Confira também:

Preacher - As Melhores Séries da Vertigo 4

As melhores séries da Vertigo – Transmetropolitan

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: