Ultimato do Bacon

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom – O Ultimato

Em 15 de Jun de 2023 4 minutos de leitura

Poucas vezes o Hulk mudou tão rapidamente e sofreu tantas reviravoltas como nas 296 páginas de Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom. A HQ, que reúne os números #320 – #330 da mensal do personagem, traz: confronto com os vingadores, surgimento de um novo Hulk, morte de um coadjuvante recorrente, a reunificação de Banner com o Hulk e muito mais. É uma leitura para nenhum fã do Golias Esmeralda colocar defeito!

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom reúne a fase do autor no título. Ele assume a arte em algumas edições e em outras é acompanhado por grandes nomes do mercado americano: Todd McFarlane, Steve Geiger e Dennis Janke – e isso só para citar alguns.

O encadernado da Panini ainda traz “Hulk Annual” de 1986 que conta com arte de Sal Buscema e argumento de Danny Fingeroth – golaço da Panini, já que essa leitura faz diferença no entendimento da trama. As histórias originalmente lançadas em 1986/87 chegaram ao Brasil em um belo encadernado capa dura em 2022, excelente para leitores que não acompanharam a lendária série mensal da editora Abril!

Dica para o leitor: Al Milgrom lida com muitas consequências da fase anterior: Hulk Batismo de Fogo de John Byrne. É uma ótima ideia dar uma revisitada nessa fase que também ganhou um encadernado de mesmo formato pela Panini em 2022.

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom (4)

A Mulher-Hulk e os Vingadores lutam com um descontrolado Golias Esmeralda em Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom

A Trama da HQ Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom

“Al” Milgrom cria uma das fases mais frenéticas do Golias Esmeralda que já tive o prazer de ler. No começo da fase o autor precisa lidar com um grande acontecimento das histórias anteriores: Hulk e Banner foram separados e agora temos um Hulk descontrolado e um frágil Banner que se casou com Betty (finalmente) e está comandando os Caça-Hulk (ahh, a ironia!).

Assumindo nesse ponto, o autor cria uma trama recheada de ação que coloca o Hulk em rota de colisão com todo mundo! Os Caça-Hulk, os Vingadores, Dr. Samson, Mulher-Hulk.. todos querem deter o Gigante Esmeralda que está causando muita destruição e parece mais feroz que nunca. As coisas ficam ainda mais complicadas quando os heróis descobrem que se os dois permanecerem separados Banner irá morrer.

Banner e Hulk protagonizam cenas “bizarras” em Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom

Se você acha que um confronto com os mais poderosos heróis da Marvel é pouca coisa, Al Milgrom não vai te decepcionar. Depois desse “quebra pau” histórico, chegou a hora de unir novamente Hulk e o Dr. Banner. Os dois lutam pelo controle e o leitor vai ver cenas muito estranhas como essa acima. A Shield e o Dr. Samson fazem de tudo para salvar a vida de Bruce e muitas cenas dramáticas se amontoam nessa etapa.

Pensa que acabou? Claro que não! A cura de Bruce Banner cria um novo Hulk que volta a ser cinza. Só que dessa vez o Golias (que não é mais esmeralda) está menor e mais inteligente.

Sua personalidade está mais maliciosa e ardilosa e me parece que o personagem está mais imprevisível do que nunca. Esse Hulk tem um confronto marcante e cheio de surpresas com o Abominável. 

Ainda quer mais? A criação desse novo Hulk, e a tentativa de fazer com que a maldição de Banner acabe para sempre, acaba fazendo com que um acidente crie um novo Golias Esmeralda! Forte mas menos errático, esse novo Hulk sequestra Banner e sua identidade é um mistério para o leitor (ao menos no começo). Fechando essa “correria toda” ainda vemos o descontrolado Ross buscando super-poderes para se vingar de Banner e de seu alter-ego!

É muita coisa em 296 páginas!

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom (1)

O Visão adentra o corpo do Hulk na HQ Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom

Quando disse que essa é uma das fases mais movimentadas do Hulk não estava exagerando. Em 11 números vemos Al Milgrom chacoalhar muito a vida de Banner e o melhor: isso é feito de uma forma muito inteligente – claro que o ritmo é frenético mas a história não é “mal contada”, não deixa pontas soltas, não parece mal construída. O autor, que entrega uma fase considerada de transição (afinal está entre Byrne e a famosa fase de Peter David), consegue deixar sua marca!

Aliás, nem só de confrontos e mudanças vive esse curto run. O autor é muito hábil em trabalhar também as questões psicológicas dos personagens envolvidos nos acontecimentos: a culpa de Rick e do Dr. Samson, a exaustão mental de Banner e Betty, o descontrole de Thunderbolt Ross.. Está tudo aqui. Bem detalhado e bem nos holofotes.

Além dos tradicionais coadjuvantes do Hulk, é preciso destacar a personalidade dos membros da equipe Caça-Hulk de Banner (e da Shield): os personagens tem um bom desenvolvimento e apresentam diálogos interessantes e boas motivações para fazerem o que fazem – nada de soldadinhos genéricos no time!

Todas as edições do encadernado Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom entregam um bom nível, mas é interessante destacar a última história chamada “Morre uma lenda!”. Além de ser desenhada por Todd McFarlane e mostrar a morte de um importante coadjuvante do Golias Esmeralda, a história se destaca por apresentar um dos mais nojentos e estranhos vilões do Hulk. Só essa história já valeria o encadernado inteiro!

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom (1)

Cinza ou verde? Dois Hulks aparecem na HQ Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom e a identidade de um deles é um mistério para o leitor!

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom é uma excelente leitura para os fãs do Golias Esmeralda. Ela traz todas as características que fazem as boas narrativas do Hulk serem marcantes: muita ação, espaço para desenvolvimento das questões psicológicas dos personagens, coadjuvantes marcantes e mistério.

Apesar de ser uma fase que precisa de algum conhecimento prévio para ser totalmente apreciada, acredito que ela não decepciona os leitores e entrega narrativas únicas que respeitam a essência do personagem enquanto “chacoalham” sua vida.  Tudo isso em um ritmo muito alucinado que faz com que largar a leitura no meio seja quase impossível!

Quer conhecer outras grandes histórias do Hulk? Confira nossas matérias: 

Hulk A Tempestade de Peter David (2005) – Baú de Hqs

Hulk Contra o Mundo – O Ultimato

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo – O Ultimato

Hulk Cinza de Jeph Loeb e Tim Sale – Baú de HQs

O Imortal Hulk de Al Ewing

Planeta Hulk de Greg Pak – Baú de HQs

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom clicando na capa abaixo! .

Hulk de Volta ao Cinza de Al Milgrom Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade