Planeta Hulk de Greg Pak é facilmente uma das melhores histórias do Gigante Esmeralda da Marvel Comics. O autor consegue criar uma história que foge do tradicional “Hulk incompreendido, Banner perdido” e transforma o personagem em um verdadeiro gladiador em um planeta povoado de personagens interessantes!

Planeta Hulk de Greg Pak foi originalmente publicado em 2006 nas edições “The Incredible Hulk” (2000) #92 – #105 e “Giant-Size Hulk” (2006) #1. No Brasil o leitor pode encontrar essa saga no encadernado capa dura da Panini Comics chamado “Marvel Deluxe: O Incrível Hulk : Planeta Hulk” de 2014, na mensal “Universo Marvel” (1ª Série) #24 – #35 de 2007 e ainda nas edições capa dura “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #46 e #47 da Salvat também de 2014.

.

Planeta Hulk de Greg Pak

Cicatriz Verde faz muitos amigos e inimigos na saga Planeta Hulk de Greg Pak

.

O que torna a HQ Planeta Hulk de Greg Pak tão memorável?

.

Tornar o injustiçado, caçado e atormentado Hulk um líder nato parece uma tarefa quase impossível – a não ser que o personagem seja completamente descaracterizado. Greg Pack consegue fazer isso sem precisar modificar o personagem e tendo ainda uma história incrível de plano de fundo – mostrando que o Gigante Esmeralda não é bem aceito nem pelos seus “colegas super-heróis”.

A trama da HQ Planeta Hulk de Greg Pak é especial desde a sua abertura: vemos Hulk ser enganado por Nick Fury para defender a Terra de um “super satélite” que ficou sem controle. Após conter a ameaça descobrimos que Fury, Stark, Reed Richards e outros decidiram isolar o personagem em outro planeta para que ele não fosse mais capaz de causar destruição em massa. A ideia original era mandar o Gigante Esmeralda para um mundo isolado e sem qualquer vida inteligente – assim ele viveria em paz sem prejudicar ninguém. O problema é que a viagem espacial dá errada e Hulk vai parar em um planeta bem diferente do planejado pelos “heróis” da Marvel…

.

Planeta Hulk de Greg Pak

O Cicatriz Verde é aclamado como um salvador em Planeta Hulk de Greg Pak

.
Hulk chega a um Planeta dominado por um tirano, o Rei Vermelho, que reina com mãos de ferro. Sakaar, o planeta “sortudo” que recebeu Hulk, é habitado por diversas raças que vivem em conflito. A paz é apenas um sonho que permanece adormecido enquanto o Rei Vermelho brinca com gladiadores forçados a lutar em sua arena (alguém aí lembrando do Mongul da DC Comics?). Cicatriz Verde, como passa a ser conhecido, cai nesse planeta e é dominado quando ainda estava fraco. Forçado a lutar e mantendo sua tradicional irreverência, ele logo vira um símbolo de libertação para boa parte do povo de Sakaar.

O interessante é que o personagem reluta em assumir seu papel de líder em grande parte da história e só se convence da importância de batalhar pela liberdade de Sakaar depois que o Rei Vermelho vai, cada vez mais, mostrando que não se importa com nenhum ser vivo. Apesar de possuir ação desenfreada do começo ao final, o que mais chama a atenção é a relação de Hulk com seus companheiros e com o próprio povo – a mudança é perceptível no personagem que se mostra feliz (fato raro nas HQ´s do Gigante Esmeralda).

.

Planeta Hulk de Greg Pak

Surfista Prateado confronta o Gigante Esmeralda na HQ Planeta Hulk de Greg Pak

.
Muitas são as surpresas da Saga que alterna combates extremamente empolgantes com passagens emocionais muito interessantes. Um dos melhores combates ocorre entre Hulk e o Surfista Prateado. Ambos são praticamente forçados a lutar por conta de um pequeno disco que fica acoplado seus peitos. A luta realmente se desenvolve e vemos os personagens em um combate de proporções épicas! O desfecho é a libertação de Hulk e do Surfista o que faz com que o Rei Vermelho realmente comece a ser desafiado.

Uma das partes mais emocionantes e tristes da HQ Planeta Hulk de Greg Pak acontece no fim do arco. Hulk estava feliz e finalmente parecia se sentir em casa – e tinha até uma esposa, Caiera – quando tudo muda. A nave que levou o personagem explode dizimando o Planeta que o herói havia libertado. A morte vem para todos os que mais importavam para o Cicatriz Verde e tudo indica que os heróis da Terra – os mesmos que o exilaram – são os culpados… Esse triste fim dá início a saga Hulk Contra o Mundo que, infelizmente, não consegue manter o nível de Planeta Hulk.

.

Planeta Hulk de Greg Pak

Caiera, a esposa de Hulk, aparece morta na HQ Planeta Hulk de Greg Pak

.

Confrontos alucinantes, uma excelente premissa e situações nunca antes vistas com o Gigante Esmeralda tornam a HQ Planeta Hulk de Greg Pak uma leitura excelente! A trama é fluída e não temos passagens arrastadas. Tudo acontece de forma a envolver o leitor e nos fazer ficar desejando a próxima edição! Uma excelente trama do Cicatriz Verde que certamente poderia ter durado um pouco mais….

Quer conhecer mais HQ´s marcantes? Confira nossa matéria sobre Hulk Cinza, Odisséia Cósmica e As Melhores Mega Sagas dos Quadrinhos!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!