Ultimato do Bacon

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo – O Ultimato

Em 3 de Nov de 2021 4 minutos de leitura
Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo - O Ultimato (1)

Um dos seres mais heróicos e mais perigosos do Universo Marvel é mais uma vez um problema a ser resolvido.. Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo lida mais uma vez com uma pergunta que, vira e mexe, é feita na Casa das Ideias: como lidar com um Gigante Esmeralda descontrolado?

Originalmente lançada em 1984, Hulk A Saga da Encruzilhada possui um extenso time de desenhistas que dão um ar clássico a HQ como Sal Buscema, Bret Blevins e Mike Mignola. A saga foi recentemente lançada no Brasil pela Panini Comics em uma edição capa dura com mais de 370 páginas!

Dica para o leitor: Em dado momento a história faz menção a diversos eventos que ocorreram em edições anteriores e que podem ser conferidos na “Coleção Histórica Marvel – Hulk”. Para os leitores que gostam de saber de todos os detalhes, é uma boa ideia ler a coleção de 12 volumes antes da HQ Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo. Temos retorno de vilões, menção a interações com o presidente e outros pequenos acontecimentos.

Quer conhecer outra história do Hulk exilado? Confira a incrível Planeta Hulk!

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo - O Ultimato (1)

Hulk enfrenta o exílio em um local mágico na HQ Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo

A trama da HQ Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo

O Hulk é uma verdadeira incógnita para o Universo Marvel. Em alguns momentos ele é o mais excepcional dos aliados mas em outros ele é o mais temido dos inimigos. O que os heróis devem fazer com um Hulk descontrolado?

A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo começa logo após o Hulk retornar, por conta de um confronto com um vilão, ao seu estado mais animalesco. Acreditando que Bruce Banner estava morto e perdido para sempre dentro da fera esmeralda, Dr. Estranho toma uma decisão: isolar o Hulk. O local escolhido é um ponto mágico chamado apenas de “a encruzilhada”.

Neste local, o monstro verde encontra portas para diversos mundos diferentes que possuem características que fazem com que o Incrível Hulk não seja um perigo para a população local (quando ela existe). A ideia de Estranho era deixar seu ex-colega de equipe escolher um mundo onde ele pudesse, finalmente, viver em paz.

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo - O Ultimato (1)

A Saga da Encruzilhada leva o Hulk a mundos onde ele é um dos seres mais fracos

A ideia de Estranho ainda tinha um “presente” adicional para o Hulk: toda vez que ele fica triste no mundo em que escolheu, ele retorna para a tal encruzilhada. A trama se desenvolve mostrando Hulk fazendo amizade com um “conjunto de bolinhas conscientes” que habitam na encruzilhada e tendo experiências frustrantes mundo após mundo.

Vemos o Gigante Esmeralda em mundos onde até crianças são mais fortes que ele (aliás, ver o personagem sendo humilhado e escravizado de forma totalmente indefesa é marcante!), mundos desérticos, mundos habitados por monstros marinhos, mundos mágicos.. A variedade de narrativas é incrível e confesso que esse tipo de dinâmica (presente em pouco mais da metade da saga) é a melhor parte da HQ.

É impossível não se animar com os diversos desafios diferentes que o personagem enfrenta apenas para ser levado novamente, de forma frustrante, para a encruzilhada… Temos até uma história que adapta o livro “Moby Dick” de forma muito competente!

Nessa dinâmica de conhecer novos mundos, vemos tramas fortes que tratam de escravidão, preconceito, força e justiça. Uma das histórias mais legais é a que saiu e “Hulk Annual” #13. A trama, chamada de “Amigos”, mostra o personagem em um mundo no qual para sobreviver ele precisa de um parasita (similar a uma espinha). A relação que o personagem e o alien desenvolvem é incrível e o final da história deixa o leitor pensativo.

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo - O Ultimato (1)

“Amigos” é uma das edições mais comoventes e interessantes da HQ A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo

Infelizmente nem tudo são flores em A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo. A história começa a se tornar arrastada e menos interessante quando se conecta com elementos passados do personagem.

A volta de vilões e de personagens antigos começa a tirar a sensação incrível de novidade e em alguns momentos começamos a nos ver, novamente, em um ciclo de tramas que caem mais no lugar comum. Acho que isso fica muito claro quando 4 inimigos do personagem caem na encruzilhada e eles lutam sem muita razão..

Apesar de o fim da história se caminhar para o lugar comum, ainda temos espaço no fim para um excelente trabalho que é feito com a psique do Hulk. Vemos o personagem evoluir de um gigante selvagem e atabalhoado para um versão mais consciente e a forma como isso é feita e demonstrada é de deixar o leitor de “queixo caído”.

Bill Mantlo consegue trabalhar a relação “médico e o monstro” do personagem de uma maneira inteiramente nova! Infelizmente, isso não salva o fim da saga que termina com um péssimo, e sem sentido, crossover com a equipe canadense Tropa Alfa.

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo - O Ultimato (1)

Muitos mundos são visitados pelo Hulk na HQ A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo

Hulk A Saga da Encruzilhada de Bill Mantlo é uma HQ incrível que seria, facilmente, uma das mais surpreendentes e divertidas histórias da Marvel se não fosse seu péssimo final. A sensação é que as ideias vão se findando e que Mantlo só quer retornar o Hulk ao seu “status quo” de meio monstro meio herói de forma rápida.

E existiam muitos tópicos que ainda podiam ser abordados – não vemos, por exemplo, o Dr. Estranho ser realmente confrontado com sua decisão de exilar o seu antigo colega de equipe. 

Apesar disso, A história é incrível e tem um frescor e uma profundidade em suas aventuras que fogem muito do lugar comum e das histórias de confronto banais que eventualmente dominam o título do personagem.

Aqui vemos o Golias Esmeralda se apaixonar, frustrar, conhecer a amizade, ser traído e se desenvolver como pessoa. Não me recordo de um trabalho tão bem feito assim com a psique do Hulk.

Quer conferir outras boas histórias do monstro mais amado da Marvel? Confira nossos reviews sobre Hulk Escondido em Campo Aberto, Hulk Cinza e Hulk A Tempestade!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Hulk A Saga da Encruzilhada clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade