Ultimato do Bacon

Hulk Cinza de Jeph Loeb e Tim Sale – Baú de HQs

Em 28 de Mai de 2020 3 minutos de leitura
capa da HQ Hulk Cinza de Jeph Loeb e Tim Sale

O Baú de HQ´s dessa semana traz um clássico. Hulk Cinza de Jeph Loeb com arte de Tim Sale (“Hulk: Gray” no original) que entrega uma das histórias mais emocionantes do Gigante Esmeralda (aqui ainda não tão esmeralda assim). As parcerias de Loeb e Sale normalmente rendem boas histórias! “Homem-Aranha: Azul” e “Batman: Longo Dia das Bruxas” são dois excelentes exemplos do que podemos esperar quando eles trabalham juntos!

Hulk Cinza foi lançado nos EUA originalmente em 2003 pela Marvel Comics e foi publicado no Brasil como minissérie em três edições em 2004 e recentemente (2019) em encadernado capa dura – as duas vezes pela Panini Comics.

Hulk Cinza de Jeph Loeb da Marvel Comics traz um confronto brutal do personagem com o Homem de Ferro

O que torna Hulk Cinza de Jeph Loeb tão interessante

Jeph Loeb e Tim Sale pegam um de seus maiores desafios em “Hulk: Cinza” já que o personagem tem na sua personalidade “monstruosa” sua principal limitação. Como fazer uma história inteligente e emotiva com um personagem que é primariamente conhecido pela sua força? A boa notícia é que eles tiraram o desafio de letra!

A história consiste em Bruce Banner contando ao Doutor Samson sua primeira grande aventura como Hulk – na época que ele ainda era cinza. O olhar emotivo do personagem – principalmente no que tange Betty Banner – é o grande atrativo da história, que fica ainda mais bonita com os belos desenhos de Tim Sale. A ação da história, que é frequente, fica diferente com a narração de Banner que transforma a pancadaria em algo meio nostálgico e triste.

Jeph Loeb e Tim Sale entregam uma história emotiva em “Hulk: Cinza” da Marvel Comics

A história que aborda os primórdios do Hulk sob o olhar de Bruce Banner tem na figura do General Ross o grande vilão. A obsessão do personagem em perseguir o recém surgido “monstro” é muito bem retratada. O desespero do General, que vê cada uma das suas alternativas serem rechaçadas de forma simples, é crescente e termina no clímax de “Hulk: Cinza”. No meio dessa perseguição, o roteiro ainda é hábil em mostrar a relação de Ross com a filha Betty e isso serve como mais uma justificativa para a perseguição que o General organiza contra o Hulk.

Outro grande atrativo da HQ é a ingenuidade do alter ego de Bruce Banner. Uma das cenas mais bonitas e desconfortáveis da história é protagonizada por Hulk e um coelho que é acariciado pelo personagem. A cena é vista ao mesmo tempo pelos olhos do Gigante Esmeralda e com a narração de Banner e comentários de Samson o que a torna brilhante! A ingenuidade, a culpa e o perdão estão presentes em uma sequência simples mas que, para mim, é o retrato perfeito do atormentado personagem.

Betty Ross interage com Hulk em “Hulk: Cinza” de Jeph Loeb e Tim Sale

Betty Ross e a sua relação com o Hulk é, talvez, o grande tema central da HQ. A confusão do personagem, que não consegue entender os sentimentos da moça, é tocante. Os diálogos entre eles são variados e é interessante ver Betty descobrir como se comunicar de maneira efetiva com o personagem. A frustração do Hulk é retratada de forma muito interessante e as emoções demonstradas por ele em cada diálogo parecem muito reais e retratam o personagem como uma “criança que ainda não sabe o que está fazendo” apesar de toda a sua força. Tornar o personagem menos arrogante e mais relacionável faz muita diferença na história!

Hulk Cinza de Jeph Loeb e Tim Sale entrega uma das melhores histórias do Hulk e merece ser lida porque mergulha de maneira inteligente na psique do “monstro” mostrando seus anseios, frustrações e desejos ao mesmo tempo em que ele se descobre. Tornar Bruce Banner o narrador também foi uma ótima ideia já que ele é quem carrega a culpa por todas as ações do seu alter ego.Uma HQ recheada de ação que sabe balancear uma história emotiva e envolvente!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para Mais Baú de HQs e confira outras matéria da série clicando aqui!

Compre a HQ clicando na capa abaixo 😉

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 14 de janeiro de 2020. Atualizado em 28 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade