Ultimato do Bacon

Hitman de Garth Ennis – Guia de Leitura

Em 19 de Nov de 2020 4 minutos de leitura

Hitman de Garth Ennis é um personagem criado pelo prolífico autor para o universo regular da DC Comics. É importante que o leitor não confunda o personagem com o Hitman “Agente 47” dos filmes e games da IO Interactive que recentemente anunciou Hitman 3 para 2021.

Apesar dos títulos com o personagem no Brasil não serem muitos, Hitman de Garth Ennis figura na lista de melhores HQs do autor por sua alta qualidade e por imprimir um personagem violento, beberrão e que adora armas bem no meio do universo regular da DC Comics.

É como se Billy Butcher de The Boys ou Nick Sax de Happy! estivessem em meio a Superman, Batman e Mulher-Maravilha.

Impossível?

Não, Garth Ennis fez! Em 1993 o autor deu vida ao assassino de aluguel Tommy Monaghan. O auto-denominado Hitman ganha superpoderes após uma luta com um monstro e passa então a caçar vilões.

Uma curiosidade é que o editor original do material era ninguém menos que Peter J. Tomasi – leia mais sobre o trabalho do autor aqui.

Leia mais sobre Hitman aqui.

Apesar de quase nada de Hitman de Garth Ennis ter chegado ao Brasil, sua publicação pulou de uma editora pra outra e por isso este guia foi criado.

Saiba onde encontrar a história de origem do personagem, suas primeiras aventuras e tie-ins com o universo DC. Vamos lá?

Índice

Hitman de Garth Ennis – Origem

Publicada originalmente em pela DC Comics em 1993 em The Demon Annual #2, revista centrada no demônio Etrigan, foi publicada duas vezes no Brasil e conta a origem do personagem com a participação especial de Etrigan, o demônio.

Anti-Heróis do Universo DC #3 (2002) – capa brochura – Brainstore
Contém The Demon Annual #2 de 1993.

Demon: Origens (2003) – P&B capa brochura – Opera Graphica
Contém The Demon Annual #2 de 1993 e outras aventuras.

Hitman de Garth Ennis – Primeiras aventuras

Essa fase vem imediatamente após a história de origem contada em The Demon Annual #2 de 1993. Em 1996 o personagem estreou na revista solo Hitman nos EUA, tendo 60 números. Por aqui, a Magnum Force lançou apenas o primeiro arco, Fúria no Arkham e as primeiras duas partes de 10.000 Balas em 1997, nas 5 edições da revista brasileira Hitman que foi cancelada por baixo número de vendas em seguida.

No ano seguinte, em vez de terminar a saga 10.000 Balas, republicou as revistas em um encadernado único, chamado também Hitman.

Hitman #1-5 (1997) – capa couché – Magnum Force
Contém as edições Hitman #1-5 publicadas pela DC em 1996

Hitman – Edição Especial Encadernada (1998) – capa couché – Magnum Force
Contém as edições Hitman #1-5 publicadas pela DC em 1996

Hitman de Garth Ennis – A conclusão de 10.000 Balas

Em 1999 a editora Tudo em Quadrinhos de Álvaro de Moya e Jotapê Martins assumiu a publicação de alguns títulos da DC, entre eles o final da saga 10.000 Balas – publicada originalmente nas edições #6-7 de Hitman nos EUA.

Hitman – 10.000 Balas: A Conclusão (1999) – brochura – Editora Tudo em Quadrinhos
Contém as edições Hitman #6-7 publicadas pela DC em 1996.

Hitman de Garth Ennis – Primeiras aventuras, a continuação

Foi apenas em 2002 que a editora Brainstore pegou o “bonde” do Hitman de Garth Ennis de onde as outras editoras tinham parado, continuando a publicação por um bom tempo. Foi publicado em sua revista Hitman, que começou do número 1, deixando leitores super confusos pra encaixar aquelas histórias na cronologia do personagem.

Na verdade era a edição #8 americana e, tirando o #22 – especial de Natal em que Hitman enfrenta o Papai Noel, nunca publicado no Brasil – a Brainstore seguiu firme por quase metade dos números originais americanos, publicando duas HQs por edição nacional.

Hitman #1-13 (2002) – brochura – Editora Brainstore
Contém as edições Hitman #8-34 publicadas pela DC em 1996-1999, não tendo publicado o #22.

Hitman de Garth Ennis – Especiais

Dentre os especiais do Hitman de Garth Ennis, dois foram publicados no Brasil, ambos na revista Anti-Heróis do Universo DC: Hitman Annual #1 de 1997 e Hitman/Lobo: That Stupid Bastich de 2000. A Brainstore publicou ambos de maneira “invertida” cronologicamente, em 2001 e 2002.

Anti-Heróis do Universo DC #1 (2001) – capa brochura – Brainstore
Contém Hitman/Lobo: That Stupid Bastich de 2000.
Hitman de Garth Ennis
Anti-Heróis do Universo DC #4 (2002) – capa brochura – Brainstore
Contém Hitman Annual #1 de 1997.

Hitman de Garth Ennis – Participações diretas no universo DC

Apesar do Hitman de Garth Ennis figurar no universo DC canônico, geralmente eram os personagens mais famosos que apareciam em sua revista – como Batman, Coringa, Mulher-Gato, o Lanterna Verde Kyle Rayner e outros – e não o contrário.

No entanto, o personagem apareceu em Mulher do Amanhã, história da Liga da Justiça de Grant Morrison – publicada pela Abril em Os Melhores do Mundo #13 e pela Panini no encadernado Liga da Justiça por Grant Morrison #1: Nova Ordem Mundial; no arco 3a Guerra Mundial, também da Liga do autor, publicado no Brasil pela Mythos; na saga Contágio na história Hitman, publicada em Batman e os Vigilantes de Gotham #18 da Abril e no especial Os Piores do Mundo de Evan Dorkin, uma das Melhores HQs da DC Comics, publicada pela Opera Graphica Editora.

E com isso chegamos ao fim deste guia. Os fãs do Hitman de Garth Ennis têm agora um local para acompanhar e torcer por uma republicação do material – quem sabe? – de maneira completa no Brasil e mais organizada.

E aí, curtiu o guia? Faltou alguma coisa?

Não deixe de dizer o que achou nas redes sociais!


Créditos:
Texto: Lucas Souza e Alexandre Baptista
Edição: Alexandre Baptista

Black Mirror Bandersnatch - O Ultimato 26

Imagens: Reprodução/ Guia dos Quadrinhos

Guia publicado originalmente em  de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 
Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais guias e matérias sobre HQs!

Hitman de Garth Ennis Hitman de Garth Ennis Hitman de Garth Ennis Hitman de Garth Ennis Hitman de Garth Ennis

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade