Ultimato do Bacon

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander – O Ultimato

Em 13 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander (2)

Nada melhor do que ver condenados e vilões servindo como arma para as operações sujas do governo, certo? Se você concorda com essa afirmação pouco comum, posso dizer sem medo de errar que Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander, a fase áurea da equipe de condenados da DC Comics, vai te agradar e muito! A edição é recheada de missões loucas e perigosas que divertem muito o leitor (e não tanto os integrantes da equipe…)

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander conta com a bela arte de Luke Mcdonnell em mais de 200 páginas de quadrinhos que trazem as 8 primeiras edições da série clássica da equipe (que começou a ser publicada em 1987). A edição da Panini Comics (lançada em 2021), infelizmente possui capa dura – o que encarece um pouco a compra, mas destaco que é realmente uma leitura divertida que envelheceu bem!

Vale dizer que é interessante para o leitor ter lido a clássica minissérie Lendas, que mostra a primeira aparição do time. 

Dica para o leitor: É fã do Esquadrão mais desajustado dos quadrinhos? Confira então nossas matérias sobre O Esquadrão Suicida de Tom TaylorPorque você precisa Conhecer Juan Soria do Esquadrão Suicida e é claro nosso review do filme Esquadrão Suicida (2021).

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander (3)

Capitão Bumerangue e suas ações pouco lógicas são destaque na HQ Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander

A trama da HQ Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander

Prepare-se para embarcar em uma viagem que leva os vilões mais desajustados da DC Comics em missões completamente bizarras!

Coronel Flag, Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Magia e Tigre de Bronze (além de Amanda Waller, claro!) são os grandes protagonistas dessas histórias que mostram um esquadrão formado por prisioneiros que se envolvem nessas missões clandestinas do governo para ter redução de pena. Até o Pinguim, arquiinimigo do Batman, dá as caras na edição!

A trama começa mostrando Amanda Waller e o Coronel Flag, líder do Esquadrão, falando com o presidente dos EUA para conseguir autorização para o funcionamento da unidade.

Essa abertura é ótima para contextualizar o leitor já que ela fala das raízes do Esquadrão Suicida e ainda conta a história de Amanda Waller e de Flag.

Confesso que foi a história da durona personagem que mais me prendeu: ela perdeu dois filhos e o marido para o crime e usa seu “ódio” para tentar fazer “o bem” – o que sabemos que nem sempre é o que acontece. De qualquer forma, essa abertura me fez entender muito mais a personagem.

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander (4)

Rick Flag comanda a equipe contra o grupo chamado Jihad na HQ Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander

Após essa apresentação, a rotina de missões perigosas do Esquadrão começa. Podemos dizer que são basicamente 3 grandes missões. A primeira acontece quando a equipe precisa enfrentar o Jihad, um time mortal criado por um ditador que planeja atacar os EUA e o próprio presidente.

A segunda missão mostra a história de um novo herói chamado Guilherme Hell – o problema é que ele não é exatamente aquilo que aparenta e suas ações podem ter segundas intenções. A terceira trama mostra a equipe invadindo a União Soviética para salvar uma escritora que está sendo oprimida pelo governo.

É natural que ao olhar para as premissas, o leitor desconfie. Afinal, o que essas premissas comuns têm de especial? E eu te respondo: a execução e o uso dos personagens!

Cada uma das três histórias (confesso que a segunda é a minha favorita) possui plot twists e surpresas que o leitor não vê vindo.. As narrativas também destacam muito bem a diferença entre os personagens e eles entram em rota de colisão frequentemente no decorrer das missões.

Além disso, Ostrander esconde mensagens poderosas no meio de seus roteiros e temos debates sobre liberdade, racismo, propaganda e certo/errado – mesmo nas entrelinhas, essas mensagens ajudam a tirar a história do lugar comum. 

Quer mais? No meio de tudo isso, o time ainda tem tempo para brigar (mesmo que contra a vontade) com as famosas Fúrias de Darkseid.

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander (1)

Traições são frequentes na HQ Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander

Os que se aventurarem na leitura da HQ Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander vão encontrar uma obra que se destaca pelo seu ritmo alucinante, por missões completamente loucas e pela excelente dinâmica da equipe – que é composta basicamente por pessoas que não se gostam e não querem estar ali. A personalidade de cada um dos integrantes é muito bem trabalhada e mostrada nas tramas. 

Ostrander, acompanhado da bela arte de Luke Mcdonnell, dá uma verdadeira aula de narrativa e consegue fazer com que o leitor se importe com esses personagens (vilões inescrupulosos em sua maioria) e tema pelas suas vidas.

As missões, que podem parecer genéricas nas descrições, são bem desenvolvidas e capturam nossa atenção pelas viradas de roteiro e pela ação desenfreada!

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander é a prova cabal que a fase considerada clássica, ainda é a melhor da equipe – apesar do ótimo trabalho de Tom Taylor e de outros autores no título.

Avaliação: Excelente!

Compre Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander clicando na capa abaixo! .

Esquadrão Suicida Provação por Fogo de John Ostrander Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

1 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade