Dick Vigarista & Muttley (Dastardly & Muttley)
Ano: 2019 Distribuição: Panini
Lançamento: Novembro

Roteiro: Garth Ennis

Arte: Alain Mauricet

Páginas: 160   

Encadernação: Cartão

Sinopse: No distante Improvaquistão, a primeira usina nuclear da nação está prestes a entrar em funcionamento – mas o raríssimo elemento instabílio se mostra uma péssima escolha para alimentar o reator. Em pouco tempo, alguns isótopos exóticos e desconhecidos são liberados num mundo completamente desavisado dessa ameaça – e os resultados são cartunescamente catastróficos!

 

Dick Vigarista & Muttley - O Ultimato 1

 

Lucas Souza

 

 

A DC Comics, ainda em 2016, resolveu revitalizar os personagens da Hanna-Barbera em títulos que são uma releitura dos personagens. “Dick Vigarista & Muttley” é parte dessa revitalização que ainda contou com “Scooby-Apocalipse” , “The Flintstones”, “Corrida Maluca” e muitos outros (confira todos clicando aqui)

“Dick Vigarista & Muttley” contou com os roteiros de Gath Ennis e chegou originalmente às bancas americanas em 2017 no formato minissérie (seis edições) e com o título “Dastardly & Muttley”. A Panini trouxe a série para o Brasil em 2019 compilada em um encadernado.

Dick Vigarista & Muttley - O Ultimato 2

HQ “Dick Vigarista & Muttley” de Garth Ennis foi uma minissérie em 06 edições da DC Comics

Ao contrário de algumas séries da iniciativa, que se levaram a sério demais e acabaram se perdendo por conta disso, “Dick Vigarista & Muttley” de Garth Ennis segue a linha da releitura de maior sucesso, “Os Flintstones”, e tem um tom bem humorado e leve. Cheia de referências aos universos Hanna-Barbera e Looney Tunes, o tom também não podia ser outro.

Garth Ennis começa a sua história nos apresentando aos personagens principais: Tenente Coronel Atcherly “Dick” e o Capitão Muller “Mutt”. Os dois personagens, que integram as forças aéreas, estão fazendo um voo de reconhecimento atrás do drone P-MBO Guerreiro do dizimado país Improvaquistão. As referências ao antigo desenho popularmente conhecido como “Pegue o pombo” são escancaradas e confesso que li toda a revista com a música tema tocando na minha cabeça (como ela só tem poucas frases isso não foi necessariamente bom).

Dick Vigarista & Muttley - O Ultimato 3

Dick Vigarista e Muttley precisam pegar o Drone P-MBO na HQ de Garth Ennis para a DC

Quem vê a premissa, apesar das brincadeiras de nomenclatura, pode achar que a série se levaria mais a sério, certo? O problema é que os efeitos do drone P-MBO são no mínimo inusitados e acabam deixando o mundo real cartunesco com personagens se transformando em animais (a justificativa para a cabeça de cachorro do Muttley é sensacional) e situações absurdas se tornando realidade. Em uma passagem particularmente engraçada, o presidente dos EUA acerta um senador na cabeça com uma marreta gigante – no melhor estilo Looney Tunes. O problema? O senador entra em coma e tem traumatismo craniano. 

Essa dualidade entre cartoon e mundo real é o grande tema da HQ que vai ficando cada vez mais absurda conforme se aproxima do seu (triste) final. Os outros integrantes da “Esquadrilha Abutre” do desenho vão se juntando a trama até que a “gangue” esteja completa. A personalidade de Dick Vigarista e Muttley vão se alterando conforme os efeitos cartunescos ficam mais fortes e as decisões – totalmente racionais no começo da HQ – ficam cada vez mais desmedidas, exatamente como ocorria no desenho animado.

Dick Vigarista & Muttley - O Ultimato 4

“Dick Vigarista & Muttley” de Garth Ennis ganha ares cada vez mais cartunescos conforme a história avança

“Dick Vigarista & Muttley” é interessante porque consegue equilibrar a dose de “mundo real” e “reformulação” sem perder a essência do cartoon original e Garth Ennis ainda tornou a obra mais divertida ao inserir toneladas de referências em seus quadros e no próprio roteiro. Contudo, a obra não consegue atingir o sucesso e a qualidade que “Os Flintstones” tiveram simplesmente porque o roteiro não tem nada de inovador: nenhuma crítica velada aos modos da sociedade, nenhuma mensagem escondida.. nada! É simplesmente diversão descompromissada que vai ser muito mais interessante para quem já é fã dos personagens e sentia saudade de ouvir a criativa musiquinha de entrada “pegue o pombo, pegue o pombo…”. 

Com gosto de nostalgia, posso dizer que a HQ “Dick Vigarista & Muttley” vai agradar os fãs do desenho e principalmente aqueles que não gostaram da reformulação proposta na HQ “Corrida Maluca”.

 

Dick Vigarista & Muttley - O Ultimato 5

Avaliação: Bom

 

 

 

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon