Ultimato do Bacon

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Em 16 de Set de 2021 10 minutos de leitura
Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Quando pensamos em quadrinhos e anos 90 tem um monte de sagas, reformulações e personagens que vem na nossa cabeça. Rob Liefeld, um dos arquitetos da saga Heróis Renascem da Marvel Comics é, sem sombra de dúvida, dono de um dos traços mais identificáveis do período.

Me arrisco a dizer que seu traço é o fiel representante de um período que foi marcado por exageros narrativos e anatômicos.

A saga Heróis Renascem da Marvel Comics é muito criticada pela estética (hoje ultrapassada) que Liefeld e outros desenhistas deram a personagens icônicos como, por exemplo, o Capitão América. Mas a realidade é que a trama passa longe de ser uma tragédia completa – temos coisas bem legais que acontecem na saga (ok, ok.. e outras nem tanto).

A ideia é destrincharmos juntos essa trama e lembrarmos de porque ela merece um lugar especial no coração dos amantes de HQ´s – seja para o bem ou para o mal…

Vamos lá?

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Capitão América é um dos grandes símbolos da saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Índice

O começo da saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Para entendermos Heróis Renascem precisamos lembrar o final da saga Massacre – uma saga que começa nos X-Men mas se espalha por todo Universo Marvel. A trama acompanha um novo vilão – o Massacre – que visa dominar o mundo e criar um governo Mutante.

O vilão é absurdamente poderoso e sua origem está ligada às próprias frustrações do professor Xavier e de seu principal antagonista, Magneto.

A saga Massacre se desenrola e tudo parece perdido até que o sacrifício heróico dos Vingadores, Dr. Destino e Quarteto Fantástico muda o jogo e o vilão é derrotado. A Terra perde seus principais heróis – dados como mortos – mas fica livre de mais uma ameaça.

A “morte” dos heróis é o grande catalisador do início da saga Heróis Renascem da Marvel Comics – teriam perecido de verdade Capitão América e cia?

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Massacre quase acaba com os heróis marvel – sua derrota cria a saga  Heróis Renascem

O mundo da saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Após encontrarem a morte no Universo Marvel regular, os heróis renascem em um novo mundo. É uma espécie de reboot (ao menos no começo) para esses heróis. As origens do Quarteto Fantástico, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Dr. Destino e até dos Vingadores são bem modificadas e as aventuras seguem estruturas bem pensadas que fazem com que as 4 revistas da saga Heróis Renascem (Capitão América, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico e Vingadores) se cruzem frequentemente.

Até o evento “Revolução Industrial” (que se passa nas edições de número 6 de cada título) parece que realmente estamos vivendo um reboot para esses heróis. É a partir desse ponto que começamos a ver os personagens serem atormentados por “ecos de um passado perdido” e fica claro que o eventual retorno deles ao universo regular está próximo.

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

O surgimento de Cable na HQ do Capitão América é um dos primeiros indicativos que o leitor tem de que o “reboot”  Heróis Renascem estava chegando ao fim

Algumas origens ficam bem interessantes nesse novo universo e – me arrisco a dizer – que são mais críveis do que as originais. O Capitão América é um ótimo exemplo! Nesse mundo ele foi “desativado” pela SHIELD após não concordar com a bomba jogada no Japão no final da 2ª Guerra Mundial.

Uma “animação suspensa” me parece mais crível do que ficar preso no gelo e gera imediatamente um contexto político interessante.

Liefeld não trabalha sozinho na saga  Heróis Renascem da Marvel e temos grandes nomes envolvidos nos títulos como Jim Lee, Scott Lobdell, Jeph Loeb e muitos outros. Apesar disso, é louvável como os títulos seguem uma mesma linha de tom e abordagens de roteiro – a unidade entre eles é realmente incrível – algo que os universos regulares não costumam ter.

Obviamente o “começar do zero” somado aos poucos títulos (em comparação com o próprio tamanho do Universo Marvel) deve ter ajudado bastante. Vale ressaltar que os quatro títulos tiveram apenas 12 edições cada.

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

A origem do Quarteto Fantástico foi totalmente modificada na saga Heróis Renascem da Marvel Comics

As HQs e as Tramas da saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Heróis Renascem: Capitão América de Rob Liefeld e Jeph Loeb

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

O Capitão América “meio de frente meio de lado” de Rob Liefeld é um dos grandes símbolos da saga Heróis Renascem

Acredite nobre leitor do Capitão América, o título de Liefeld é – ao contrário do que sua mais famosa imagem sugere – bem interessante! Somos apresentados a um Capitão América que vive sem saber do seu passado ao lado de sua mulher e filho.

Os EUA estão em ebulição por conta de um novo partido que promete melhorias no país mas parece fazer isso de uma forma bem autoritária e racista.

No meio desse “caldeirão”, vemos Steve Rogers sendo atormentado por lembranças de um herói que se veste com a bandeira e sendo perseguido por Abe, um idoso que parece ter grandes revelações para o Capitão. O primeiro arco da HQ termina com o surgimento de uma nova Bucky, uma parceria com o futuro Falcão e um confronto com Caveira Vermelha e outros vilões nazistas.

A história segue mostrando o Capitão a serviço da Shield, tendo seu passado revelado e enfrentando a milícia “Os Filhos da Serpente” – onde um grande segredo é revelado.

O título tem momentos esquecíveis e de soluções simplistas mas acerta ao colocar o Capitão como o idealista sonhador que todos adoramos. A briga dele com a Shield, sua conversa com o presidente dos EUA (quando ele decide adotar o “A” na testa novamente) e seus discursos contra os “Filhos da Serpente” são pontos válidos!

Obs. Vale salientar que James Robinson e Joe Bennett tem ótimas participações em alguns números do título.

Heróis Renascem: Quarteto Fantástico de Jim Lee e Brandon Choi

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Jim Lee cria o melhor título da saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Todos que leram a saga Heróis Renascem devem estar inclinados a elogiar o trabalho de Jim Lee, Brandon Choi, Brett Booth e outros no título. É, seguramente, o título que envelheceu melhor: a arte de Lee, apesar de ter as características da década de 90, não é tão exagerada e isso contribui bastante!

Na HQ vemos uma releitura da origem do Quarteto Fantástico que vai ao espaço após ter sua operação de lançamento de um foguete para estudar um fenômeno espacial roubada pelo que parecia ser a “SHIELD”.

Os heróis ganham seus poderes e não tem trégua: enfrentam o Toupeira, Namor (em parceria com os Vingadores), Dr Destino (em parceria com o Pantera Negra), os Inumanos e, por fim, Galactus e seus Arautos.

Alguns pontos se destacam: o Dr. Destino está um vilão incrível! Seus planos são arquitetados de maneira muito inteligente e afetam não só Reed Richards e Cia. mas também os outros títulos (em especial o Homem de Ferro).

A origem dos heróis passa a estar 100% ligada a Galactus e suas energias cósmicas – outro baita acerto que (em algum nível) justifica a “falta de paz e sossego” que os heróis têm no título. Por último, vale dizer que Lee é muito hábil em se aproveitar do drama que estar em outra Terra gera. Quando Sue e Richards começam a ter visões (cortesia do Vigia) ela logo lembra de seu filho e isso atormenta a personagem pelo resto da HQ. Tudo isso enquanto vemos Galactus chegar!

Quer curtir outra grande fase do Quarteto? Confira nosso review sobre Quarteto Fantástico de Mark Waid e sobre Quarteto Fantástico de John Byrne!

Heróis Renascem: Homem de Ferro de Jim Lee e Scott Lobdell

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

A origem do Homem de Ferro é uma das mais modificadas na saga Heróis Renascem da Marvel Comics

Nenhum herói teve sua origem tão modificada quanto o Homem de Ferro! A essência ainda está ali mas é um outro caso (além do Capitão América) que, na minha visão, deixa a jornada do herói mais crível – ainda que lotada de incríveis coincidências. Na trama vemos um Tony Stark “babaca” que não se importa com ninguém.

Fica claro, desde o começo, que isso tem relação com o amigo, Rebel, que morre no primeiro teste de uma armadura construída por Stark (os motivos são muito bem explorados nos últimos números da HQ).

Sem se importar com mais nada, Stark vive uma vida de playboy e tem ao seu redor pessoas como Peper, sua chefe de segurança Liz Ross e um certo Bruce Banner. O título também fala de um grupo que Stark tinha na faculdade: eram os “Cavaleiros Atômicos da Távola Redonda”.

Um conjunto de mentes brilhantes que queria mudar o mundo: Reed Richards, Tony Stark, Henry Pym, Victor Von Doom e Rebel.

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Homem de Ferro pode não ser o melhor título da saga Heróis Renascem mas possui muitos detalhes importantes!

Tudo se encaminha para que Tony siga sendo um babaca mas uma invasão ao complexo Stark, onde a bomba gama de Banner está guardada, muda tudo. Os terroristas decidem detonar a bomba e Bruce Banner “morre” para evitar uma tragédia de proporções épicas.

Surge no seu lugar o Incrível Hulk! O primeiro ato do Hulk? Derrubar o helicóptero onde Stark estava, causando a quase morte do playboy que precisa vestir uma armadura para sobreviver e parar o Gigante Esmeralda.

O Homem de Ferro é outro que não possui nem um minuto de descanso na sua série! O personagem enfrenta o Hulk, Tufão, Mandarim, Madame Hidra e tem um confronto épico com seu ex-colega Victor Von Doom (chamado de Dr. Destino).

Isso sem contar que ele ainda participa dos Vingadores (mas nesse caso não é um membro fundador)! Um título bem interessante e indispensável para quem quer entender tudo da saga Heróis Renascem.

Heróis Renascem: Vingadores de Rob Liefeld e Jim Valentino

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Vingadores é um dos títulos mais irregulares da saga Heróis Renascem

Loki desperta em um mundo diferente onde Odin e Asgard não existem. Teria o Ragnarok acontecido? Ansioso para usurpar essa nova Terra, ele logo começa seus ardis. Em paralelo somos apresentados aos Vingadores, que contam com: Capitão América, Visão, Espadachim, Feiticeira Escarlate, Felina e Gavião Arqueiro nas suas fileiras. A serviço da SHIELD, que fundou o grupo, eles partem em uma missão onde acabam topando com o Deus do Trovão preso em âmbar.

Após libertarem Thor, eles veem o herói se voltar contra eles por conta de mentiras contadas pelo Deus da Trapaça.

Resolvido esse primeiro confronto com Thor (que passa a integrar as fileiras do grupo), vemos os heróis à volta com diversos inimigos como Kang, Ultron, Hulk, um 2º Thor e Encantor (que se junta a Loki). As melhores narrativas acontecem quando o roteiro é direcionado para Loki e suas ambições e para a origem da Feiticeira Escarlate (que aqui é filha de Encantor).

Essas tramas melhores surgem quando Walt Simonson assume o título e dá mais espaço para as interações de equipe. Ele acerta também ao trazer o Homem de Ferro para o time.

O título é bem irregular e, por incrível que pareça, é provavelmente o mais dispensável das 4 séries – tanto em termos de diversão quanto em termos de revelações.

Quer conhecer grandes histórias da equipe? Confira nossa lista de Melhores HQ´s dos Vingadores!

Heróis Renascem: O Arco Revolução Industrial

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

A destruição causada pelo Hulk é o grande vilão do arco Revolução Industrial da saga Heróis Renascem

O arco “Revolução Industrial” (que acontece no 6º número de cada uma das quatro HQ´s de Heróis Renascem) é uma baita ideia que possui uma boa execução! Na trama vemos que um confronto de Hulk com os Vingadores causou um problema grave no núcleo gama que energiza a ilha dos heróis. O perigo? Uma explosão que poderia varrer metade dos EUA!

Bruce Banner, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e os Vingadores se unem para tentar conter o problema. A saga impressiona positivamente por não se utilizar de artifícios simplistas, como novas brigas entre os heróis, para se desenvolver.

Vemos muitos desafios e “pseudo ciência” no caminho para salvar a humanidade desse problema que os próprios heróis criaram. Em decorrência dessa saga vemos os Vingadores passarem a ser um grupo sem influência da Shield e o próprio Capitão deixa de usar a insígnia da organização.

Heróis Renascem: Heróis Reunidos

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Plasma é uma das arautos de Galactus na saga Heróis Renascem da Marvel Comics

A última grande aventura das revistas Heróis Renascem é o confronto com Galactus, que foi sendo plantado durante as edições do Quarteto (principalmente) e também do Homem de Ferro. A trama começa de uma maneira simples que todo fã da Marvel já viu alguma vez: Galactus está faminto e a Terra é seu alvo.

Todos os heróis que apareceram durante a saga se reúnem para tentar deter o Devorador de Mundos! O que torna esse confronto diferente dos outros é a forma como Von Doom emprega a viagem no tempo para enfrentar Galactus e conseguir superar as ameaças impostas pelos arautos que precisam preparar o terreno para que o planeta seja devorado. Confrontos com Sr. do Fogo, Plasma, Terrax e Andarilho acontecem enquanto vemos um atormentado Surfista Prateado tentando decidir o que fazer. 

Essa saga se desenvolve muito bem e mostra o potencial que essa Terra possuía para gerar boas histórias – esse confronto não deve em nada para outras aventuras contra Galactus que se passam no universo regular.

Heróis Renascem: O Retorno de Peter David e Salvador Larroca

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Chegou a hora dos heróis perdidos retornarem para casa e encerrarem a saga Heróis Renascem da Marvel Comics

A grande ameaça que pairava sobre o mundo de Heróis Renascem foi derrotada (estamos falando de Galactus) e os heróis podem finalmente desfrutar de tranquilidade e paz, certo? Errado! A maior ameaça a esse novo mundo ainda estava por vir e é chegado o momento de revelar o que aconteceu. Ficamos sabendo que Franklin Richards é o responsável pela criação desse Universo e de tudo que habita nele.

Para salvar seus pais, o pequeno (absurdamente super poderoso) os salva do confronto final com Massacre e os lança nessa nova realidade que é habitada por pessoas que ele mesmo criou!

Em meio a essa aterradora revelação, descobrimos que os Celestiais pretendem fazer Franklin escolher qual mundo deve sobreviver: O que ele e os outros heróis vivem ou o que o jovem criou… Desnorteado, o garoto tenta contato com sua mãe, que já está atormentada pelas lembranças de uma outra vida.. Começa uma verdadeira corrida contra o tempo para tentar salvar os dois mundos e – obviamente – retornar ao mundo correto.

O arco que fecha o mundo de Heróis Renascem tem suas falhas e buracos de roteiro com explicações meio forçadas mas honestamente eu acredito que não dava para entregar algo melhor pela alta complexidade dessa explicação cósmica. É um encerramento coerente para a história.

Vale a pena ler Heróis Renascem da Marvel Comics?

Conheça a Saga Heróis Renascem da Marvel Comics (1)

Heróis Renascem da Marvel Comics nos dá um vislumbre de um novo mundo!

Nem tudo são “flores” na saga Heróis Renascem mas também não acho que é tudo “uma porcaria” como dizem a maioria dos críticos. A saga sofre de um problema de envelhecimento muito mais por conta da arte “caricata” da década de 90 do que pelos roteiros – que não são tão diferentes assim do que temos nas HQ´s atuais.  

Acho que podemos elencar os principais problemas, fora a estética, como sendo o ritmo absurdamente acelerado das histórias (que realmente são muito corridas!), as tramas  e mistérios que são abandonadas no meio (como Encantor sendo mãe de Wanda, a máscara que cobria o rosto do Gavião Arqueiro e outros) e a falta de desenvolvimento dos relacionamentos entre os heróis – que é normalmente um dos grandes pontos altos da Casa das Ideias.

Entre os acertos temos algumas ótimas origens reformuladas, um excelente confronto com Namor e Galactus e bom uso de personagens como Dr Destino (que é um exímio estrategista na saga) e Hulk.

Algumas obras representam muito bem a época que foram criadas. Podemos dizer que Heróis Renascem da Marvel Comics é uma das obras mais emblemáticas da década de 90. Seja por curiosidade ou por paixão por esses personagens, eu acredito que a saga ainda hoje é uma leitura válida se você souber entender o contexto da obra e seu lugar no tempo.

Se você é fã da Marvel Comics não deixe de conferir nosso review sobre uma outra grande obra da década de 90: A saga do clone!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade