Ultimato do Bacon

Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker – O Ultimato

Em 20 de Ago de 2021 3 minutos de leitura
Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Steve Rogers recebe o não testado soro do super soldado e se torna o aclamado Capitão América, certo? Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker traz novos elementos a mitologia do líder dos Vingadores e mostra que os EUA podem não ter procedido com os testes do soro como a história conta…

A HQ Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker foi originalmente lançada em uma minissérie de 07 edições nos EUA em 2003. A HQ foi lançada em 2021 pela Panini Comics em uma edição capa dura que traz a minissérie completa.

Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Steve Rogers não foi o único Capitão América atuando na 2ª Guerra segundo a HQ Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

A trama da HQ Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Robert Morales e Kyle Baker constroem uma excelente e marcante HQ em cima de uma pergunta muito simples: será que os EUA, racista ao extremo na década de 30/40, usaria soldados brancos para testar o soro que deu origem ao Capitão América? Em cima dessa premissa descobrimos toda uma outra realidade e vemos a história da ascensão de Steve Rogers sob uma ótica completamente diferente.

Antes de falarmos da trama é importante falar do desconforto que a arte de Kyle Baker gera no leitor. O tema é sensível e acho que todos esperariam uma arte com um estilo mais sério. O traço de Baker é caricato e incomoda no começo por acharmos que ela não tem sinergia com o roteiro.

Conforme a história avança ficou claro pra mim que o desconforto era por conta de estar vendo algo tão marcante e poderoso em um traço infantil (algo similar ocorre com Bone de Jeff Smith, por exemplo, mas o tema não é tão pertinente). A sensação que tenho ao terminar de ler a HQ é que o estilo de “cartoon” faz com que a história nos faça refletir ainda mais. Uma mensagem poderosa e real que mostra um lado tão feio dos EUA (e da humanidade) que fica ainda mais incomoda em uma arte que emula desenhos infantis.

Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

O Capitão América Isaiah Bradley tem sua história revelada em Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

A partir da brilhante premissa, Robert Morales desenvolve a história de diversos soldados negros americanos que são forçados a servir como experimento para o soro que dá origem a Steve Rogers. A crueldade com que esses homens são tratados e a forma como eles são descartados é dar ânsia a qualquer leitor.

No meio de toda essa crueldade temos alguns soldados que sobrevivem ao teste e são enviados a campo. Dentre esses soldados temos  Isaiah Bradley – que chega a encarar o próprio Hitler em missões vitais para a vitória dos aliados.

A trama se desenvolve mostrando Steve Rogers em busca da verdade e descobrindo que o alto escalão do exército americano é mais podre do que ele imagina. Os paralelos feitos entre os testes americanos e as torturas nazistas são um “soco no estômago” do leitor.

Morales ainda acerta ao mostrar um pouco da vida dos soldados antes de ingressarem no exército – esses flashbacks dão o tom da época e mostram que a crueldade velada que encontramos hoje era muito escancarada no passado.

Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Steve Rogers se surpreende com as revelações encontradas em sua jornada na HQ Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker

Uma mensagem poderosa com uma arte que amplifica as intenções do roteiro. A HQ Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker é uma história incrível que mostra que os detalhes que ignoramos podem esconder maldade, crueldade e racismo. Steve Rogers representa, de certa forma, o leitor que se surpreende por nunca ter questionado detalhes acerca da origem do herói.

Por mais que tenhamos alguma reparação no fim da HQ, o gosto é amargo e ficamos desejando que o destino de Isaiah Bradley e seus companheiros fosse melhor.  Nos resta torcer para que a vigilância de Steve Rogers nas HQ´s (e a nossa na vida real) previna novas histórias como essa.

Uma HQ indispensável para os fãs do Capitão América e para os fãs de quadrinhos em geral.

Se você é fã da Casa das Idéias, confira nossas matérias sobre: Melhores HQ´s da Marvel, Melhores HQ´s dos Vingadores, Melhores HQ´s do Homem-Aranha e Maiores Vilões do Quarteto Fantástico.

Avaliação: Excelente!

Compre Capitão América A Verdade clicando na capa abaixo! 

Capitão América A Verdade de Robert Morales e Kyle Baker Comprar

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade