Sabe aquela velha história de não julgar um livro (ou uma HQ) pela capa? Isso acontece demais com a obra Bone de Jeff Smith – apesar dela ser muito aclamada. A arte aparentemente infantil e os personagens de visual simples acabam afastando leitores que julgam que a trama do autor deve ser boba e voltada para um público de faixa etária menor.. E esses leitores não poderiam estar mais enganados.

Bone de Jeff Smith é uma jornada épica que começou a ser lançada originalmente em 1991 e foi finalizada em 2004 após 55 edições. A história começou a ser publicada diversas vezes no Brasil e foi a editora Todavia que conseguiu publicar em 2018 a obra completa em um formato incrível: três edições que compilam toda a epopéia do autor. Ler Bone e ter que parar no meio é, certamente, uma das piores experiências literárias que se pode ter. Obrigado editora Todavia!

.

Bone de Jeff SmithBone de Jeff Smith possui muitos personagens inesquecíveis!

.

A trama de Bone de Jeff Smith

.

Jeff Smith nos presenteia com uma trama que tem de tudo! E é tudo mesmo! Dragões, princesas perdidas, vilões míticos, personagens carismáticos, corridas de vaca (sim, é isso mesmo), reinos destruídos, ratazanas maléficas, tigres gigantes, reinos escondidos … E todas essas tramas e núcleos se entrelaçam de maneira perfeita para criar uma epopéia que é inesquecível!

Tudo começa quando os primos Fone, Phoney e Smiley são expulsos de Boneville por conta das armações do avarento viciado em ouro Phoney. As andanças fora de Boneville levam os três primos para terras que eles nunca viram antes. A aventura começa de verdade quando eles encontram uma nuvem de gafanhotos e acabam se separando.

Fone se perde de seus primos e conhece um grande dragão vermelho que o protege de duas ratazanas gigantes (e muito divertidas – te desafio a não rir da mania que uma delas tem com quiche!) que queriam comê-lo. Logo depois de ser salvo é que ele conhece a jovem Espinho e sua avó.

.

Bone de Jeff SmithFone Bone enfrenta uma ratazana nas páginas da HQ Bone de Jeff Smith

.

É a partir do encontro de Fone Bone com Espinho e sua avó que a trama realmente começa a andar e temos um primeiro vislumbre da grandiosidade que nos espera. O reencontro de Fone com seus primos Phoney e Smiley acontece em uma aldeia próxima em uma divertidíssima corrida de vacas – é facilmente uma das sequências mais engraçadas e arranca gargalhadas do leitor (chegou até a ganhar um jogo chamado “Bone: The Great Cow Race”).

A tal corrida serve também para deixar a personalidade dos três primos bem divididas: Fone é o sonhador romântico, Smiley é o bobão engraçado e Phoney é o avarento que está sempre disposto a tirar vantagem das situações.

Na HQ Bone de Jeff Smith cada detalhe conta e é importante para a narrativa: desde a nuvem de gafanhotos que separa os primos Bone até a força descomunal da vovó. Tudo é explicado e tem sua razão de ser. Aliás, um dos grandes pontos fortes da trama de Smith é justamente a profundidade dos personagens. E vale destacar que não são quatro ou cinco personagens bem trabalhados, são dezenas! Todos têm o seu momento de brilhar – e isso acontece de forma natural, sem forçar.

.

Bone de Jeff SmithOs primos Bone fazem uma tremenda confusão na corrida de vacas que acontece na HQ Bone de Jeff Smith

.

Poucas vezes eu vi uma narrativa misturar tão bem elementos cômicos e carismáticos do nível da Disney com uma história profunda, bem desenvolvida e emocionante. Só me recordo de algo assim feito na épica Saga do Tio Patinhos de Don Rosa – é o equilíbrio perfeito entre ação, aventura, emoção, mistério e comédia. A diferença é que em Bone estamos falando de um trabalho gigantesco que não sofre com perda de qualidade em nenhum momento. É realmente impressionante!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

A epopéia de Jeff Smith não é aclamada à toa! A narrativa se desenvolve de maneira rápida, impressionante e “não dá ponto sem nó” – a trama “anda” em cada uma das suas edições e até as armações de Phoney são importantes e desempenham um papel.. Tudo tem um motivo de ser em Bone. Não deixe a arte te enganar porque estamos falando de uma obra poderosa que tem muitos personagens inesquecíveis: espinho, a vovó, senhora gambá, dragão vermelho, a ratazana amante de quiche, Lucius, Kingdok e muitos outros! 

Se você ama uma boa história de ação, aventura com uma pegada épica e com muita comédia (e momentos emocionantes),  Bone de Jeff Smith vai ser uma das suas obras favoritas!

.

Quer conhecer mais Quadrinhos incríveis? Confira nossas listas de melhores HQ´s Marvel, Melhores HQ´s DC, Melhores HQ´s de Vampiro e Muito Mais

.

Compre Conheça Bone de Jeff Smith clicando na capa abaixo!

.

Bone de Jeff Smith

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: