A HQ Batman Universo de Bendis era tida como a oportunidade perfeita para que o autor mostrasse seu lado sombrio abraçando o Cavaleiro das Trevas. Bendis se juntou ao artista Nick Derington em uma trama que passa longe de ser o que os fãs esperavam. E isso não é ruim de modo algum!

Batman Universo de Bendis (Batman Universe no original) foi uma minissérie em seis edições lançada em 2019 como parte de uma parceria da DC com o Walmart americano (dentre os títulos lançados ainda temos “Mulher-Maravilha Volte Para Mim” – vale ressaltar que eles não se conectam). A trama chegou ao Brasil pelas mãos da Panini Comics em 2020 em um encadernado capa dura contendo a trama completa.

.

Batman Universo de Bendis

Batman e Lanterna Verde vão ao Velho Oeste na HQ Batman Universo de Bendis

.

A trama da HQ da DC Comics Batman Universo de Bendis

.

Enquanto todos esperavam de Brian Michael Bendis uma história sombria e urbana no estilo do seu trabalho em Demolidor,o autor pensava em ir por uma linha mais similar as tramas da saudosa “O Bravo e o Audaz” da DC Comics – tradicionalmente histórias leves e aventurescas que mostravam diversos heróis trabalhando juntos. 

Batman Universo de Bendis começa da forma que todos esperavam: uma história urbana do Homem Morcego caçando o Charada. Mesmo com esse começo urbano já ficava claro pela escolha do desenhista Nick Derington que a trama não ia ser realmente sombria.

A caça ao Charada leva o personagem a um mistério muito maior que envolve uma jóia que foi doada ao museu pela descendente de Jonah Hex (Jinny Hex está inclusive na HQ “Justiça Jovem” do autor). Logo nas primeiras páginas fica claro que o vilão de Gotham não é realmente o grande antagonista da história.

.

Batman Universo de Bendis

Batman conversa com Jinny Hex na HQ Batman Universo de Bendis

.

A cidade Gorila, a Ilha Dinossauro, Tanaghar, Arqueiro Verde, Slade Wilson, Jonah Hex, Lanterna Verde, Asa Noturna e até um Anel Branco são elementos que aparecem na história. Essa mistura, aparentemente, insana de Bendis gera uma trama de ritmo alucinante que se desenvolve sem dar tempo do leitor respirar – o que aqui é ótimo! 

Batman Universo de Bendis não tem a pretensão de ser uma HQ cerebral e sim um verdadeiro passeio pelo Universo DC em uma aventura que deixa o leitor – quase que inconscientemente – com um sorriso no rosto. O tom é constantemente leve e o Homem Morcego está muito menos “carrancudo” do que o normal. 

.

Batman Universo de Bendis

Lanternas Verdes lutam com Ninjas (!) na HQ Batman Universo de Bendis

.

Se você é o tipo de leitor que só consegue ver o Batman em situações urbanas e sombrias, posso dizer que a HQ Batman Universo de Bendis não é para você. A história parece ter sido feita sob medida para novos leitores ou para leitores aficionados pelo universo da editora das Lendas. A HQ diverte muito com seus inúmeros plot twists, suas parcerias inusitadas (ver Jonah Hex voando ao lado do Lanterna Verde e do Batman no Velho Oeste é sensacional) e seu tom leve e juvenil. Aliás, o conceito desse trabalho de Bendis vai muito em linha com o que ele desenvolveu em Naomi, por exemplo. 

Se você procura uma HQ que tenha a capacidade de te fazer terminar a leitura com uma sensação de felicidade, Batman Universo de Bendis é para você!

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Batman Universo de Bendis (2019) clicando na capa abaixo! 

.

Batman Universo de Bendis

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!