Ultimato do Bacon

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp – O Ultimato

Em 3 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp - O Ultimato (2)

A história proposta nesta edição do selo Black Label vai desafiar os leitores a desconstruirem a visão que eles  têm do universo do Homem-Morcego. Sai de cena o herói sério e entra em cena uma versão mais debochada e cheia de trocadilhos. A galeria de vilões também sofre transformações e acredito que a proposta só funcione se você estiver aberto a esse novo olhar. Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp é um conto ousado e polêmico que coloca o vigilante de Gotham em rota de colisão com um novo vilão.

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp foi originalmente lançado em 2021 em formato minissérie com 06 edições. A HQ chegou ao Brasil em 2022 em uma versão capa cartão da Panini Comics que compila todo material original em mais de 140 páginas de HQs.

Vale dizer que o roteiro original tinha a ideia de reunir Ennis e Steve Dillon – a dupla responsável por grandes histórias como Preacher e Bem-Vindo de Volta Frank! Infelizmente Steve Dillon faleceu antes e a arte ficou a cargo de Liam Sharp – que faz um excelente trabalho com as cores e ambientação. Mas é impossível não se perguntar como essa HQ ficaria no traço mais cartunesco e de Dillon.

Dica para o leitor: Se você é fã do autor, confira nossa lista de Melhores HQs de Garth Ennis!

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp - O Ultimato (4)

Os clássicos vilões de Gotham sofrem na mão de uma nova ameaça na HQ Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp

A Trama da HQ Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp

Ennis chega para fazer uma minissérie do Homem Morcego que é diferente da maioria e podemos dizer que Ennis usa um tom debochado e um humor ácido que os fãs da DC Comics  estão mais acostumados a ver no universo do Lobo do que no do herói de Gotham. Batman Lobo de Alan Grant é um ótimo exemplo da “pegada” que você vai encontrar nessa HQ.

A trama é relativamente simples em sua premissa e mostra o Homem Morcego tendo que lidar com um novo vilão que está matando os mais famosos antagonistas do herói. Duas-Caras, Coringa, Pinguim, Hera Venenosa.

Ninguém está a salvo desse “monstro” que chega de repente e ataca sem dó e nem piedade. Como o nome da HQ sugere, Ennis se usa da origem do crocodilo para dar vida a esse novo pesadelo de Gotham.

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp - O Ultimato (3)

O Homem Morcego busca respostas em bares de Gotham na HQ Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp

A premissa simples e relativamente comum esconde o fato de que essa história é basicamente uma sátira do herói. Ennis debocha frequentemente do universo de Gotham e personagens como Alfred estão mais afiados do que nunca.

As próprias ações do herói são bem questionáveis em alguns momentos e vemos o personagem “testar” o limite da sua regra de não matar. O personagem parece mais interessado em se divertir e se provar certo do que em salvar o povo de sua cidade.

Apesar de termos muitas menções a situações violentas, a realidade é que Liam Sharp “pegou leve” e podemos dizer que essa não é uma HQ que apela para o gore ou para a violência gratuita como forma de entretenimento – como faz a HQ Crossed (também de Garth Ennis) por exemplo.

A revelação da origem do novo vilão e a forma como o autor mexe no surgimento do Crocodilo diverte e cria situações que nunca vimos nas histórias do personagem. Para mim fez mais sentido do que a narrativa de doença de pele que é a mais aceita.

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp - O Ultimato (1)

Os vilões de Gotham precisam se proteger na HQ Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp é uma HQ que só diverte o leitor se ele estiver disposto a entender a história como uma satíra. Qualquer análise mais profunda das brincadeiras do autor na obra acabam gerando debates mais acalorados sobre a visão de vida dele e eu honestamente não acredito que seja um debate frutífero ou que adicione algo relevante na experiência de leitura.

Existem boas sacadas narrativas mas elas acabam ficando em segundo plano e perdendo espaço para o humor ácido de Batman e Alfred e para a forma como a própria cidade de Gotham lida com toda a situação absurda. Acho inclusive que essa palavra (absurdo) é uma boa forma de descrever a narrativa e a execução propostas neste título da DC Black Label.

Uma história bacana mas que passa longe de ser um dos grandes contos do Batman ou um dos grandes roteiros de Ennis.

Quer ler as melhores histórias do defensor de Gotham? Então confira nossa lista de Melhores HQs do Batman!

Avaliação: Bom!

Compre Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp clicando na capa abaixo! .

Batman Reptiliano de Garth Ennis e Liam Sharp Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori - O Ultimato (3)

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori – O Ultimato

31 de Jan de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade