Ultimato do Bacon

Batman Houdini A Oficina do Diabo (1993) – Baú de HQs

Em 16 de Fev de 2021 3 minutos de leitura
Batman Houdini A Oficina do Diabo - Baú de HQs (1)

A HQ Batman Houdini A Oficina do Diabo foi escrita por Howard Chaykin e John Francis Moore e conta com a bela arte de Mark Chiarello. A história, que se passa em 1907, é mais uma integrante do selo Elseworlds (“Túnel do Tempo” no Brasil) onde os heróis da Editora das Lendas são retirados de seus locais habituais para viverem tramas de universos paralelos.

“Batman/Houdini: The Devil’s Workshop” foi lançada originalmente em 1993 e trazia uma trama completa e fechada que mostra o encontro dos dois personagens. No Brasil a HQ foi publicada pela editora Abril em 1995 em uma edição de capa cartão e formato americano que contém a história completa.

Batman Houdini A Oficina do Diabo - Baú de HQs (1)Um Coringa muito perturbado dá as caras na HQ  Batman Houdini A Oficina do Diabo da DC Comics

A trama da HQ Batman Houdini A Oficina do Diabo da DC Comics

A história se passa em 1907 e mostra o Homem Morcego investigando um constante sumiço de crianças. A trama começa complicada porque o vigilante não tem o mesmo prestígio nessa HQ que ele tem no universo regular da DC Comics. Na prática isso quer dizer que muitos suspeitam que ele é responsável pelo sumiço. Inclusive o mágico Houdini.

Houdini está na cidade e ao saber dos frequentes sumiços e da desconfiança que paira sobre a figura que se veste de morcego, ele decide investigar. A HQ estabelece que o mágico é extremamente hábil em diversas situações e deixa claro que ele próprio tem uma tendência ao vigilantismo.

O encontro entre os dois é bem divertido e foge do tradicional “brigamos primeiro e viramos amigos depois” – algumas deduções do mágico, inclusive, rivalizam com o próprio Batman.

Batman Houdini A Oficina do Diabo - Baú de HQs (1)Batman Houdini A Oficina do Diabo promove um encontro sombrio e surpreendente

O interessante é que a história que parece ser apenas uma trama de detetives com ares noir, descamba para o sobrenatural de uma forma que – honestamente – eu não esperava! Apesar de chamarmos Houdini de mágico, a trama estabelece que ele é “apenas” um escapista extremamente habilidoso e um “showman” sem igual.

O ponto é que em dado momento da narrativa vemos as coisas ficarem sombrias e o rapto de crianças não parece mais algo de um serial killer. Temos até uma sessão espírita que conta com participação de alguns nomes do universo místico da editora.

Batman Houdini A Oficina do Diabo é uma trama surpreendente que sabe brincar com as possibilidades que o selo Elseworlds apresenta. Se a história tem algum defeito é o fato de ficar claro, desde as primeiras páginas, quem é vilão. Se você perceber, não se preocupe! Garanto que a história ainda tem nuances sobre o vilão que vão te pegar de surpresa…

Batman Houdini A Oficina do Diabo - Baú de HQs (1)Batman e Houdini possuem uma dinâmica muito divertida que funciona bem na trama de Howard Chaykin e John Francis

Batman Houdini A Oficina do Diabo é uma das mais memoráveis HQ´s do selo “Túnel do Tempo” por apresentar os belos desenhos de Mark Chiarello e um roteiro que foge muito do óbvio e não cai nas armadilhas tradicionais que fazem com que os roteiristas, eventualmente, foquem mais nas diferenças dos universos do que na trama em si. Uma bela leitura para os fãs do Batman!

Curte HQ´s da DC Comics? Confira nossa matéria sobre As Melhores HQ´s da Liga da Justiça, As Melhores HQ´s do Superman e não deixe de conferir a HQ  Batman Guerra de Secessão! 

Não deixe de conferir também as outras matérias da coluna Baú de HQs clicando aqui!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Batman Houdini A Oficina do Diabo Batman Houdini A Oficina do Diabo Batman Houdini A Oficina do Diabo

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade