Ultimato do Bacon

A Reinvenção da HQ da Corrida Maluca

Em 12 de Ago de 2020 3 minutos de leitura
Dick Vigarista na HQ da Corrida Maluca

A HQ da Corrida Maluca, lançada em 2016, é parte da grande reinvenção dos personagens Hanna-Barbera pelas mãos da DC Comics!

 

Nas décadas de 60 e 70, a Hanna-Barbera dominava o universo das animações. Corrida Maluca, Johnny Quest, Flinstones, Jetsons, Scooby-Doo e tantos outros ganhavam vida nas telinhas.

Por isso, o anúncio da HQ da Corrida Maluca pela DC e outros títulos baseados nos personagens da Hanna-Barbera não foi nenhuma surpresa. A ideia era re-imaginá-los e fazer com que eles fossem diferentes, sem perder a essência que os tornava tão reconhecíveis. 

Hanna-Barbera Beyond, como foi chamado o projeto nos EUA, começou em 2016. A HQ da Corrida Maluca foi publicada originalmente em Wacky Raceland #1 – #6. No Brasil, a série foi publicada na íntegra em um encadernado da Panini Comics lançado em 2018 – Universo Hanna-Barbera: Corrida Maluca.

A HQ da Corrida Maluca (2016) incorpora o espírito pós apocalíptico de Mad Max

Índice

HQ da Corrida Maluca – Acelerando!

De todos os títulos anunciados – confira também as críticas de Scooby Apocalipse, Dick Vigarista & Muttley e Os Flintstones – a HQ da Corrida Maluca foi a que mais me despertou curiosidade. Afinal, tentar racionalizar uma corrida com carros bizarros que nunca foram explicados no desenho é uma grande tarefa.

A premissa da HQ parte do mesmo ponto do desenho: temos corredores – versões re-imaginadas de grandes personagens como Dick Vigarista, Penélope Charmosa, Peter Perfeito e outros – em carros absolutamente pirados disputando o 1º lugar por um prêmio misterioso.

A diferença é que as corridas se passam em cenários que poderiam facilmente estar nos filmes da franquia Mad Max e os corredores têm um senso de questionamento e violência infinitamente maiores que no antigo cartoon.

HQ da Corrida Maluca – Ganhando as curvas

Um dos grandes acertos da HQ da Corrida Maluca, além do visual, é mergulhar no passado de alguns desses corredores e mostrar porque eles foram “selecionados” para essa corrida.

E enquanto faz isso, a HQ vai aumentando nossa ansiedade em saber o que aconteceu com o planeta Terra. Dick Vigarista e Penélope são os grandes destaques da HQ da Corrida Maluca, que não deixa de dar algum espaço para outros personagens.

Infelizmente, apesar da Penélope e do Dick continuarem super interessantes enquanto personagens, Muttley foi extremamente mal trabalhado e perdeu muito do seu carisma. É apenas em uma passagem próxima do fim que vemos um vislumbre do antigo cachorro sacana dos desenhos.

Personagens ganham um ar mais “badass” na nova versão da HQ da Corrida Maluca

HQ da Corrida Maluca – Pequenos deslizes e linha de chegada

Por mais que o roteiro tenha grandes acertos nas personalidades dos personagens e nas suas histórias de fundo, ele escorregou feio ao montar o panorama geral. As corridas, mesmo com todo visual fantástico e cenário avassalador, passam longe de serem divertidas como deveriam e a história de como o mundo foi parar no apocalipse já dava sinais de que falharia antes mesmo de chegar no seu bizarro – e não no bom sentido – final.

O autor Ken Potac, da animação  Happy Tree Friends, não consegue entreter e nos manter conectados a série. Em compensação, palmas para Leonardo Manco por dar vida ao universo Mad Max da HQ da Corrida Maluca! As páginas são lindas e os designs dos carros impressionam pela criatividade e homenagem aos modelos originais.

Por fim, um aviso: se você nunca viu Corrida Maluca, passe longe dessa HQ. A nostalgia é o grande personagem principal. Ver personagens da infância repaginados é um exercício divertido e ainda bem que a série não se alongou por mais edições – o divertido poderia virar insuportável em mais alguns números.

Leonardo Manco e seus maravilhosos desenhos junto aos flashbacks e a personalidade dos personagens salvam a história de ser um fiasco. Fica a sensação de que com um novo roteirista, essa versão ainda poderia nos dar mais algumas alegrias…

E você?

Gostou da HQ da Corrida Maluca?

Comente em nossas redes sociais!

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQs!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Matéria publicada originalmente em 19 de março de 2019. Atualizada em 11 de agosto de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade