Ultimato do Bacon

7 Filmes de Terror com Sósias

Em 24 de Mar de 2019 5 minutos de leitura
Cena do filme Nós (Us) de Jordan Peele - ilustrando a lista 7 Filmes de Terror com Sósias

7 Filmes de Terror com Sósias é a nossa lista de filmes de terror que abusam desse clássico e inquietante recurso narrativo

 

Com o lançamento do novo longa de Jordan Peele, Nós, que resgata a essência dos grandes clássicos do terror, temos novamente um filme tenso que aborda o tema de sósias mal intencionadas, duplicatas malignas que querem, via de regra, tomar o lugar dos protagonistas.

Nossa crítica do filme pode ser conferida no Ultimato de 19 de março e, para mostrar que duplos do mal não são novidade no cinema, separamos alguns filmes que abordam muito bem a temática!

Vamos lá?

 

1 – Invasores de Corpos

Os Invasores de Corpos (1978) do diretor Philip Kaufman mostra que não podemos confiar em ninguém


Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978), de Philip Kaufman, conta a história de Matthew Bennell (Donald Sutherland) que ouve sua melhor amiga reclamar do comportamento do marido, mas acredita que são apenas problemas conjugais.

A história toma uma outra proporção quando Matthew começa a ouvir mais amigos reclamando de comportamentos estranhos de pessoas próximas. Ele começa a entender o que está acontecendo quando testemunha uma tentativa de “troca”: trata-se de uma invasão alienígena em que humanos são substituídos por réplicas incubadas em um casulo, geradas em um curto espaço de tempo, geralmente durante uma noite.

Paranoia, desconfiança e uma corrida contra o tempo para salvar sua cidade e o mundo ditam o ritmo do filme!

 

2 – O Enigma de Outro Mundo


O Enigma de Outro Mundo é um dos grandes clássicos de John Carpenter


O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982) do diretor John Carpenter acompanha um grupo de cientistas norte-americano isolado em uma pesquisa na Antártida. O grupo testemunha uma cena bizarra: um helicóptero da base norueguesa persegue um cão pela neve mas acaba se acidentando. Os americanos socorrem o cão e, investigando a base norueguesa, encontram um cadáver humanoide, que recolhem para pesquisa.

No canil, o cão resgatado passa a atacar os outros cães dali e então, os cientistas descobrem “a coisa”: um parasita extraterrestre que assume a forma de suas vítimas. Conflitos, mais paranoia e uma nova corrida contra o tempo é essencial para deter a criatura. O filme conta com Kurt Russell e Keith David no elenco e seu final é até hoje debatido entre os fãs da obra: conseguiram os cientistas deter a criatura ou não?

 

3 – Terror em Silent Hill

Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006) é baseado no jogo homônimo da Konami


Terror em Silent Hill, do diretor Christophe Gans, acompanha a desesperada Rose (Radha Mitchell) que decide levar sua filha para Silent Hill após a menina gritar constantemente pelo lugar em seus pesadelos – detalhe: a filha não tem qualquer memória desses pesadelos e, acordada, não conhece a pequena cidade.

Sendo atraída para o lugar maldito, ela se separa de sua filha após um acidente na estrada e começa uma busca desesperada para reencontrá-la. Monstros e criaturas de todo tipo dão as caras nessa adaptação do jogo da Konami.

 

4 – Uma Noite Alucinante 2 e 3


A trilogia Uma Noite Alucinante é um clássico do diretor Sam Raimi.


Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead 2: Dead by Dawn, 1987) e Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness) do diretor Sam Raimi continuam a história de Ash (Bruce Campbell) em dois dos filmes mais sanguinolentos e trashes da década de 80.

O segundo filme é mistura de remake do primeiro com continuação, e o longa chuta o balde de vez, abraçando a tosquice e inaugurando as comédias de terror: Ash Williams e sua namorada Linda viajam até uma cabana remota no meio da floresta para passar um final de semana romântico quando encontram no porão da casa um gravador.

Ouvindo a fita que está ali, acabam liberando uma força demoníaca que estava aprisionada pelo Necronomicon. Linda é logo possuída pelo mal e Ash enfrenta então, todo tipo de ameaças: fantasmas, demônios, espíritos malignos e outros.

Ponto alto do longa é justamente quando Ash tem sua mão possuída e é obrigado a removê-la, usando a partir daí uma serra-elétrica encaixada no lugar da mão. Temos nesse filme uma sugestão de duplos malignos do protagonista, tanto em suas “miniaturas do mal” quanto no “Ash Deadite”, que acaba voltando ao normal ao nascer do sol.

Porém, no terceiro filme – em que Ash vai parar na Idade Média, sugado por um portal das trevas, o que começa como uma pequena coceira no ombro do herói se torna um olho, uma cabeça, até se tornar um gêmeo siamês do Mal que “se rasga” do corpo de Ash e passa a enfrentá-lo.

Esperem confrontos com a clássica motosserra, a espingarda – apelidada de “pau do trovão” – e feitiços egípcios, dando um toque a mais no filme. A presença do “gêmeo do mal” é um tema tão clássico para Sam Raimi que a figura chega a retornar inclusive em alguns episódios da série Ash vs Evil Dead.

 

5 – Maligno

Maligno é o filme mais recente da lista e foi lançado em 2019.


Maligno (The Prodigy, 2019) do diretor Nicholas McCarthy é o filme mais recente da nossa lista. Ele conta a história da mãe Sarah (Taylor Schilling) que vê o comportamento de seu filho Miles (Jackson Robert Scott) mudar cada vez mais.

No começo, ela pensa que seu filho é superdotado, mas depois começa a achar que alguma coisa pode estar errada… Você pode conferir nossa crítica completa de Maligno no Ultimato de 05 de março.

 

6 – Não Olhe

Não Olhe (Look Away, 2018) mostra como reflexo no espelho pode ser prejudicial.


Não Olhe (Look Away) do diretor Assaf Bernstein foi lançado em 2018 e conta a história de uma menina de 18 anos, Maria (India Eisley), que vive completamente deslocada.

Sem amigos, auto estima baixa e com um relacionamento distante e frio com a família, ela começa a ser chamada por seu reflexo no espelho.

Airam, a personalidade do outro lado, a convence a trocarem de lugar para que Maria seja protegida por sua contraparte invertida. Segredos de família, vingança, uma gêmea não-nascida: distúrbio de personalidade, possessão demoníaca ou alter ego? Nossa crítica do filme pode ser conferida no Ultimato de 27 de fevereiro.

 

7 – Solaris

Solaris (2002), do diretor Steven Soderbergh, se inspira no livro homônimo de Stanisław Lem e, principalmente, no filme de Andrei Tarkovski de 1972.


Solaris (2002) do diretor Steven Soderbergh é mais do que um remake do filme homônimo de Andrei Tarkovski lançado em 1972 – é uma releitura com ritmo mais veloz e produção impecável. Na trama, acompanhamos o médico psiquiatra Chris Kelvin (George Clooney) que é chamado para verificar estranhos acontecimentos em uma base espacial na órbita do planeta Solaris.

O cenário é devastador: uma parte da tripulação está morta e a outra não quer falar. Se isso não fosse o suficiente, ainda temos a bordo um garoto que sequer havia embarcado… Mas as coisas ficam realmente estranhas quando o Dr. Kelvin encontra na nave Rheya (Natascha McElhone), sua esposa que estava morta, aparentemente viva novamente.

Envolvente, a história confronta o herói com seus próprios medos e abusa de projeções psicológicas. O elenco ainda conta com Viola Davis e Jeremy Davies!

 

7 Filmes de Terror com Sósias e mais um!

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o novo longa de Jordan Peele: Nós é um filme impressionante em muitos aspectos e com um forte resgate ao terror clássico. Nossa crítica do filme pode ser conferida no Ultimato de 19 de março; a matéria especial sobre Jordan Peele pode ser conferida aqui e a matéria especial sobre Lupita Nyong’o pode ser conferida aqui.

 

Nós

Sinopse: Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

 

Trailer:

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza e Alexandre Baptista

 
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Matéria publicada originalmente em 24 de mar de 2019. Atualizada em 20 de maio de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

 
 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade