Filme dirigido por David F. Sandberg e protagonizado por Zachary Levi está em cartaz nos cinemas

por Alexandre Baptista

 

Com a estreia do tão aguardado longa baseado no personagem da DC Comics, a Warner Bros. divulgou algumas curiosidades sobre Shazam!, protagonizado pelo ator Zachary Levi e dirigido por David F. Sandberg.

O Ultimato do Bacon decidiu dar uma reforçada nessa lista, uma vez que já assistimos ao longa que estreou na última quinta-feira, 04 de abril. Nossa crítica pode ser conferida aqui – não se esqueça de conferir, pelas abas, a opinião de todos os nossos especialistas.

Vamos lá?

Ah, e se você já conferiu o longa, não deixe de ver nossa lista com 7 detalhes do filme de Shazam! que você pode não ter percebido ou entendido (COM SPOILERS).

 

1 – Shazam completa 80 anos no ano que vem!

O Capitão Marvel, hoje conhecido como Shazam e alter ego do jovem Billy Batson, apareceu pela primeira vez em 1940 na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, publicada pela Fawcett Comics. Ele foi o pioneiro das adaptações para as telonas, sendo o primeiro super-herói a ir para o cinema na série Adventures of Captain Marvel, de 1941, com Tom Tyler no papel principal e Frank Coghlan Jr. como Billy Batson. Maiores detalhes sobre por que o Capitão agora se chama Shazam podem ser conferidos em nossa matéria especial Mas afinal, Shazam ou  Capitão Marvel?. Para conferir as homenagens à editora e à revista original de Shazam, confira nossa matéria Shazam! A Origem do Capitão Marvel.

 

Primeiro super-herói dos cinemas: Adventures of Captain Marvel (1941).

 

2 – A roupa de Shazam e o treinamento de Zachary Levi

Ainda que a roupa tenha alguns enchimentos, o ator Zachary Levi de fato mudou seu porte físico para o papel. Em diversas entrevistas, o astro declarou que sua dieta passou a se consistir basicamente de frango e brócolis (inclusive para o café da manhã!) e sua rotina de exercícios era ainda mais intensa que a de Ben Affleck e Henry Cavill quando estrelaram seus filmes. Sobre o traje do super-herói, Levi perdia em média 20 minutos para vesti-la.

 

Foto postada pelo próprio ator em seu perfil no Instagram: grande.

 

3 – Os desafios da natureza

As filmagens de Shazam! foram realizadas em Toronto, no Canadá e, embora a presença do frio e das toucas de lã de Billy e Freddy seja do material conceitual (saiba mais sobre a HQ que inspirou o filme),  as temperaturas na fase de preparação do longa batiam na casa dos 15 graus abaixo de zero (-15ºC)! O frio aumentou ainda mais durante a produção e a neve presente em algumas cenas não precisou ser cenográfica.

Shazam abaixo de zero!

 

4 – Sete Pecados Naturais

Um dos grandes destaques do longa, que difere bastante da HQ e muda pra melhor, é o design assustador dos Sete Pecados Mortais, que nas mãos de David F. Sandberg, experiente com filmes de terror, ficaram de fato aterradores. De acordo com a desenhista de produção, Jennifer Spence, as estátuas representando os Sete Pecados Mortais foram esculpidas à mão por artesãos, usando como referências de textura cascas de árvore e pele de elefante. A ideia era dar uma aparência única para cada pecado:

"Eles eram lindos – de uma maneira feia e assustadora!", diz Spence.

De fato!

 

"Thad" Silvana adentra a Pedra da Eternidade: os Sete Pecados Mortais.

 

5 – Luz de Natal, Luz Infernal

Ainda sobre os Sete Pecados Mortais, um dos desafios era a irradiação luminosa em tons vermelhos que deveria partir dos olhos das estátuas. Para cria-la, o experiente diretor de fotografia Maxime Alexandre (diretor de fotografia de A Freira, 2018) optou por resolver da maneira tradicional: nada de computação gráfica; após inúmeros testes de luz realizados por sua equipe, a solução ficou com um pequeno pedaço de um medidor de luz inserido em cada um dos soquetes. O resultado final é misterioso e assombroso.

Dr. Silvana e Freddy Freeman: acho que a luz dos olhos dele não são de um medidor de luz…

 

6 – “E depois eu peguei ele!”

Ao aprender sobre seus poderes, Billy Batson, no corpo de Shazam, passa a usá-los de maneira, digamos, inconsequente e infantil, dando um showzinho que acaba num acidente com um ônibus cheio de passageiros caindo de uma ponte. Ou melhor, com vários ônibus.

A produção utilizou uma porção deles para a cena que, novamente, foi filmada com efeitos práticos e pouquíssima computação gráfica, utilizada somente para acabamento.  Um dos ônibus ficou realmente pendurado na borda da ponte e outro foi cortado ao meio:

“Nós compramos um monte de ônibus. Nós construímos uma parte daquela ponte de passagem. Nossa equipe de efeitos físicos foi incrível porque eles construíram todo esse rig onde não só dirigimos o ônibus através da pista, mas ele também inclinava o ônibus inteiro. Então, aqueles caras caindo do ônibus, eles realmente estão caindo do ônibus”, disse o diretor David F. Sandberg

“Havia um grande mecanismo de articulação que podia deixar o ônibus de verdade da horizontal para a vertical. E então David tinha todos os atores em cabos, (…) na parte de trás do ônibus, e eram jogados para a frente. Então foi [um efeito] extremamente prático para um filme de super-herói nos dias de hoje, que são tão cheios de efeitos visuais [computação gráfica], havia muita coisa realmente prática que realmente entrou nessa cena”, disse Peter Safran, produtor do longa.

 

Cena do ônibus: efeitos práticos.

 

7 – Shazam?

Nos quadrinhos, Billy pode pronunciar a palavra Shazam sem que isso o transforme no super-herói. A palavra mágica, nome do Mago e do Campeão, é também utilizada para realizar outros encantamentos além de transformar Billy em seu alter ego super poderoso. Para que a transformação funcione, o garoto deve mentalizar essa intenção, desejar a transformação, tendo bons pensamentos.

Billy diz a palavra mas não se transforma: ele deve dizê-la com vontade!

 

 

E aí, curtiu a lista? Já sabia dessas curiosidades? 

Deixe suas opiniões nos comentários!

O filme de Shazam! e seus quadrinhos ainda tem muitas outras curiosidades, então fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, reviews e notícias sobre cinema e quadrinhos!

 

Sobre o filme:

Shazam!

Sinopse: Todos temos um super-herói dentro de nós; só é preciso um pouco de magia para que ele ganhe vida. No caso de Billy Batson (Angel), basta gritar uma palavra – SHAZAM! – para que o jovem malandro de 14 anos se transforme no super-herói adulto Shazam (Levi), cortesia de um antigo mago. Um menino em sua essência – dentro de um corpo sarado, como o de um deus – Shazam se esbalda nesta versão adulta dele mesmo fazendo aquilo que qualquer adolescente faria com superpoderes: divertir-se com eles! Ele é capaz de voar? Tem visão de raio-X? Consegue soltar raios pelas mãos? Pode perder a prova de estudos sociais? Shazam começa a testar os limites de suas habilidades com a despreocupação típica de uma criança. Contudo, ele precisará dominar estes poderes rapidamente para lutar contra as forças do mal controladas pelo Dr. Thaddeus Sivana (Strong).

 
 
 
 

Trailer 2

Se liga no novo vídeo de SHAZAM!O verdadeiro Capitão Marvel tá chegando!=DSobretweet

Posted by Sobrecapa on Monday, March 4, 2019

 

Teaser

 

Featurette

 

Sugestão de Leitura:

 

A HQ que inspirou o filme!

 

 

 

 

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon