Ao longo dos anos o personagem passou por mudanças tanto de casa quanto de nome

por Romulo Miranda

 

Nessa semana chegou aos cinemas o longa da DC SHAZAM!, que traz Zachary Levi no papel do Mortal Mais Poderoso da Terra, enquanto Asher Angel interpreta Billy Batson, sua contraparte juvenil. Porém nem sempre o personagem foi conhecido pelo nome de Shazam, e nem sempre ele pertenceu a DC Comics.

Criado em 1940, dentro da extinta editora Fawcett Comics, na revista Whiz Comics #2, ele nasceu com o nome de Captain Marvel, sendo traduzido no Brasil como Capitão Marvel e rivalizava bem com as vendas das revistas do Superman, tendo vendido até mais cópias que a publicação do Último Filho de Krypton.

A DC vendo seu principal personagem começando a ser eclipsado pelo novo concorrente decidiu iniciar um processo contra a Fawcett, alegando que o Capitão seria um plágio do Super (embora existam várias diferenças entre ambos os personagens).

Ao contrário do que muitos possam pensar, a DC não ganhou o processo. No fim dos anos 40 a popularidade das HQs caiu e, como a Fawcett não se renovou pra manter as vendas, acabou se afundando e desistiu do processo. Os direitos do personagem acabaram passando para a Charlton Comics nos anos 50 e logo em seguida para a DC, que o colocou na geladeira por anos.

Na década seguinte surge o nome de uma nova editora no mercado, a Marvel Comics, que ganhou muitos personagens criados por Stan Lee, dentre eles um que também foi chamado de Capitão Marvel (que passou por diversas reformulações desde então, resultando na Capitã Marvel que também estreou nas telonas recentemente).

Já nos anos 70, a DC Comics decide trazer o Capitão Marvel de volta, mas como a Marvel havia registrado o nome da a revista Capitão Marvel, a DC teve que criar uma revista com outro nome para abrigar o personagem, criando assim a revista SHAZAM!. O Capitão ainda era o Mortal Mais Poderoso da Terra, porém vivia em uma terra paralela, a "Terra S" que tinha outros personagens da extinta Fawcett.

Com o advento da mega saga Crise nas Infinitas Terras em 1985, que deu novas origens a diversos personagens, Billy Batson passa a habitar a terra principal no universo regular da DC.

Nos anos 90 o personagem ganhou uma atualização pelas mãos de Jerry Ordway na HQ Shazam! – A Origem do Capitão Marvel, que tratamos em detalhe nesta resenha.

No ano de 2011 o multiverso da DC passa por um novo reboot, dando origem aos Novos 52 e o personagem passa a se chamar Shazam, ao invés de Capitão Marvel para acabar definitivamente com confusões entre as editoras. Isso é mostrado na HQ Shazam! Com Uma Palavra Mágica… (confira nossa crítica aqui).

Toda essa história é contada mais detalhadamente nos dois vídeos do Terra 52 lançados em 2017:
 

 

 

Sugestão de Leitura:

 

A HQ que inspirou o filme!

 

 

 

 

 


 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon